sexta-feira, 1 de agosto de 2014

O blog de Jorge Aragão critica assessoria de Flávio Dino por usar imagem de uma criança só de calcinha na pagina Diálogos Pelo Maranhão no facebook

crianca

O Blog de Jorge Aragão condenou a atitude da assessoria  do candidato ao Governo do Estado Flávio Dino, por ter usado em sua página Diálogos pelo Maranhão no Facebook, a imagem de uma criança só de calcinha segurando uma placa de propaganda do candidato comunista.

Veja a matéria

 

Após explorar tema politicamente, Flávio Dino ignora Pedrinhas em plano de governo

Levantamento do UOL aponta que nenhum candidato a governador do Maranhão tem propostas concretas para o Complexo Penitenciário


pedrinhas
Pivô de uma crise na segurança pública no Maranhão, o Complexo Prisional de Pedrinhas, em São Luís, é ignorado nos planos de governo dos seis candidatos ao Executivo das eleições de outubro.
No ano passado, 60 presos foram assassinados dentro do complexo –alguns com decapitação–, o que levou a intervenção da Polícia Militar e da Força Nacional de Segurança, que passaram a tomar conta dos presídios. Neste ano, foram registradas dez mortes no local.
No programas de governo dos candidatos, registrados na Justiça Eleitoral, há poucas citações de obras e políticas públicas para o sistema prisional. A maioria das promessas conta com recursos ou medidas necessários que deverão vir da União.
Candidato apoiado pela governadora Roseana Sarney (PMDB), Edson Lobão Filho (PMDB) promete criar 3.000 vagas no sistema prisional do Estado, “em parceria com o Governo Federal”. O candidato também promete concluir as “obras em andamento” e fazer novas unidades penitenciárias.
Outra proposta é garantir “tratamento diferenciado aos detentos, de acordo com a natureza e gravidade do delito”, garantir a aplicação de direitos humanos e programas de ressocialização e estimular a aplicação de penas alternativas.
Principal adversário de Lobão, Flavio Dino (PC do B) também promete aumentar a quantidade de vagas “executando convênios com o Ministério da Justiça”.
Dino também aposta em adoção de penas alternativas, garantia dos direitos humanos e “impedir que criminosos possam articular, de dentro dos presídios, a violência nas ruas”.
O candidato Pedrosa (PSOL) espera mudanças mais radicais para acabar com os problemas nos presídios.
“Uma política de desencarceramento exige uma nova política de combate às drogas, incluindo possibilidades de legalização, redução de danos, reformas do ordenamento jurídico [cerca de 80% da população carcerária enquadra-se nos crimes contra o patrimônio], construção de pequenas unidades prisionais, descentralizadas dos grandes centros urbanas e mais próximas das famílias dos apenados, uma nova metodologia de ressocialização”, informa em seu programa.
Os candidatos Professor Josivado (PCB), Josivaldo Correa Silva (PSTU) e Zé Luiz Lago (PTC) não fizeram propostas para o sistema prisional maranhense.
A cadeia de Pedrinhas foi Inaugurada em 12 de dezembro de 1965, na gestão do governador Newton de Barros Belo. Ela tinha capacidade ara um total de 120 presos em suas instalações. Com anos, o local ganhou presídio feminino, Centro de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), Casa de Detenção (Cadet), Presídio São Luís 1 e 2, Triagem, o Centro de Detenção Provisória (CDP).
O presídio tem capacidade para 1.770 vagas e têm hoje pelo menos 2.100 presos.

 

Facebook e Instragam ficaram fora do ar no começo desta tarde

Quem acessava o Facebook se deparava com uma mensagem informando sobre o erro. "Estamos trabalhando para resolver isso o quanto antes", afirmava um texto em inglês publicado no site.
Aparentemente, a pane também afetou os apps da rede social para Android e iOS. Quem tentava acessar o Facebook por meios dos aplicativos era informado sobre um "erro de rede"
O problema também está acontecendo nos EUA - conforme relatou o portal Business Insider.
 
 
No caso do Instagram, foram registrados problemas no começo da tarde. Ainda não houve um pronunciamento oficial sobre o que poderia estar gerando os problemas.

Hemeterio Weba mostra força em várias cidades do Maranhão


O deputado estadual e candidato a reeleição,Hemeterio Weba, tem mostrado sua força política por todas as cidades por onde tem passado. Da baixada maranhense a região do alto turi, Hemeterio conquistou a fama de homem de compromisso. Sendo amigos de todos antes e depois das eleições.
Prefeitos, vereadores e importantes lideranças políticas de grandes e pequenas cidades arregaçando as mangas,e o resultado tem sido absolutamente positivo.Por onde passa,Weba têm recebido o carinho e apoio dos eleitores fiéis.Nos últimos dias,o deputado visitou as cidades de Governador  Nunes Freire,Santa Helena,São Bento e Newton Bello,onde foi recebido por multidões de simpatizantes de sua campanha.
Além do interior, várias lideranças da grande São Luis se reuniram com Hemeterio para alavancar sua campanha também na capital do estado.Hemeterio Weba, deputado estadual do Maranhão pelo PV. Eleito em 2010 com 38.375 votos.Casado, pai de quatro filhos, homem público.
 Funcionário aposentado da Secretaria da Fazenda d Maranhão,ex prefeito de Santa Luzia do Paruá (1998), eleito Deputado Estadual em (1994) para o quadriênio (95 a 99),ex prefeito de Nova Olinda do Maranhão (2001 a 2004),reeleito para o quadriênio (2005 a 2008).Um homem com experiência de sobra na bagagem.





Estudantes são transportados em carroceria de caminhonete no MA

Do G1 MA
Flagrante foi registrado na MA-014, próximo a Viana, no MA (Foto: Colaboração / Renato Sousa Jr)
Estudantes continuam sendo transportados nas carrocerias de caminhonetes pelo interior do Maranhão, mesmo após o acidente que matou oito adolescentes em Bacuri, em abril deste ano. No início da manhã desta sexta-feira (1º), um grupo de alunos fardados foi flagrado na carroceria de uma caminhonete na MA-014, entre os municípios de Pedro Rosário e Viana.
O registro foi publicado no Facebook pelo internauta Renato Sousa Júnior, que cedeu as imagens ao G1. Ele disse que não conseguiu ver qual era a escola na farda dos alunos, mas informou que estava próximo a Viana quando o registro foi feito.
Por telefone, o G1 tentou entrar em contato com as prefeituras de Viana e Pedro Rosário, mas ninguém atendeu as ligações.
Há quatro meses, oito estudantes secundaristas morreram em Bacuri, na região norte do Maranhão. Eles estavam sendo transportados na carroceira de uma caminhonete da escola onde estudavam, no Centro da cidade, para o Povoado Madragoa, onde moravam, na zona rural do município.
O veículo bateu de frente com um caminhão carregado de pedras e caiu em uma ribanceira na MA-303. Segundo a polícia, disse um menor de 15 anos que seria filho do motorista habitual, estava dirigindo o carro no momento do acidente.

Maranhense Brígida Fernanda é escolhida para participar de Malhação


Uma talentosa ludovicense de 16 anos conseguiu vencer o concurso 'Você em Malhação', onde os fãs na novelinha teen inscrevem seus vídeos mostrando seu talento artístico. As centenas de performances foram avaliadas pela e produção da atração e o da maranhense Brígida Fernanda foi a primeira vencedora do concurso, ganhando o direito de ir ao Projac gravar uma participação especial em 'Malhação - Sonhos'.

Fã de Malhação, Brígida ficou sabendo do reality pela fanpage do programa e tratou de se informar: “Quando eu vi que o tema era Sonhos eu lembrei desse vídeo que eu tinha cantando ‘I dreamed I dream’. Aí só fiz cortar um minutinho para mandar”, contou ela, mostrando que estava atenta ao regulamento.

Clique aqui e assista ao vídeo que a Brígida inscreveu no concurso. E olha só, a TV Mirante fez uma entrevista exclusiva com a nossa talentosa conterrânea!

 

Marido mata mulher e joga corpo de ponte

assassinato

A vítima foi encontrada na manhã de quinta-feira (31). O Corpo de Bombeiros precisou utilizar equipamentos especiais para resgatar o corpo, pois o local era de difícil acesso.
O delegado responsável pelo caso pediu a prisão temporária do garçom, mas, como a mesma ainda não foi concedida pelo juiz, o suspeito não é considerado foragido. O carro usado para transportar foi localizado dentro de um lava-rápido.
Uma jovem de 22 anos foi assassinada pelo marido dentro de casa em Guarulhos, na Grande São Paulo, na noite de domingo (27). O suspeito confessou à polícia que jogou o corpo da mulher de cima de uma ponte, na rodovia Fernão Dias, mas foi liberado.
A caixa de bar Grazieli Borges da Silva e o garçom Felipe José Vilela, de 26, estavam juntos há quatro anos. O casal morava com o filho de dois anos e com a irmã de Grazieli, de 13. No dia do crime, as crianças estavam na casa da tia da jovem.
No domingo à noite, o casal teve uma séria discussão porque Grazieli teria descoberto uma traição do marido. Vilela contou à polícia que a jovem pegou um cabo de vassoura e uma faca para atacá-lo. Ele teria se defendido aplicando um golpe “mata-leão” na mulher.
O suspeito ainda disse que, como a jovem ficou desfalecida, ele tentou reanimá-la por cerca de 25 minutos. Sem sucesso, o garçom colocou a jovem no carro do irmão, estacionou o veículo no km 74 da rodovia Fernão Dias e jogou a mulher de uma ponte. O corpo ficou pendurado em uma árvore.
Depois do crime, o marido voltou para casa, dormiu e foi trabalhar como se nada tivesse acontecido. De acordo com a família da jovem, Vilela disse que Grazieli havia saído para pagar o aluguel e desaparecido. Nas redes sociais, o homem fingiu preocupação com o sumiço da jovem.
Na quarta-feira (30), Vilela procurou uma delegacia e se apresentou com um advogado. Ele confessou o assassinato da mulher e apontou onde havia jogado o corpo. Após o depoimento, ele foi liberado.

DO R7, COM EDIÇÃO DO GI PORTAL

O Imparcial critica “picuinha descabida” do PCdoB contra Econométrica

Editorial de O Imparcial

pesquisa-250x300
O IMPARCIAL nasceu sob o signo da polêmica, pela postura de equilíbrio de contundência e de respeito às regras básicas que norteiam a comunicação social. Ao longo de seus quase 88 anos, o jornal dos Diários Associados no Maranhão nunca enveredou pelo descaminho da irresponsabilidade e do desrespeito aos seus milhares de leitores. Muito menos servindo a grupos políticos temporários. Pelo contrário, nessas décadas de circulação ininterrupta só uma vez um diretor seu saiu em busca de mandato eletivo – o saudoso jurista José Pires de Sabóia –, mas mesmo assim na condição de licenciado das funções na empresa.
Só quem arregaça as mangas para produzir um jornal diário, por tanto tempo enfrentando dificuldades de toda ordem – inclusive pressões políticas – pode avaliar o determinismo de uma atividade tocada à coragem, sem fugir dos parâmetros éticos. É isso que nos faz ser respeitado. Tantas tecnologias foram adaptadas em 88 anos, mas nenhuma fez O IMPARCIAL fugir de conduta de berço: respeito ao leitor, sem nunca se imiscuir em negócios escusos ou demandas condenáveis – políticas ou não.
Em 2014, ano eleitoral, em que a disputa pelo governo do Maranhão tornou-se para alguns uma questão de vida ou morte, de começo ou de fim,O IMPARCIAL não vai mudar a linha editorial que o consagrou. Tampouco aceita qualquer tentativa de desqualificá-lo como o informativo que tem dois compromissos fundamentais: de respeito ao seu maior acionista, o leitor, dono de sua história; e com as causas que enobreçam o Maranhão. Exatamente por isso é que repudiamos, com veemência, qualquer tentativa nefasta de políticos, sejam de direita, de esquerda, ou de nenhuma ideologia, em colocar em xeque a nossa credibilidade, tão duramente conquistada. Ela é o patrimônio pétreo de O IMPARCIAL. Jornal, que, aliás, tornou-se “uma instituição do Maranhão”, como tem sido repetidamente reconhecido.
O maior desafio, hoje, do nosso jornal é não se deixar ser engolido pelas novas e avassaladoras tecnologias digitais. E mantê-lo retilíneo aos seus objetivos de longas datas. Eis os motivos pelos quais apostamos, mais uma vez, na capacidade inovadora da nossa equipe, motivo de orgulho. O IMPARCIAL, neste ano de eleições, sabe o papel que lhe cabe na divulgação isenta das informações que diariamente esbarram em sua redação, envolvendo as disputas eleitorais.
Olhando sempre o lado da imparcialidade na informação, O IMPARCIAL contratou o Instituto Econométrica para realizar uma série de pesquisas sobre as eleições de outubro. Trata-se da agência pioneira nesse tipo de pesquisa no Maranhão, portanto com larga e inquestionável experiência. No entanto, somente as pesquisas da Econométrica sofrem os mais estranhos questionamentos na Justiça Eleitoral.
No entanto, outras consultas congêneres, contratadas por veículos de candidatos e de pessoas a eles diretamente vinculadas, são vistas como uma peça “perfeita” e “acima de qualquer suspeita.” Por essas e outras é que e repudiamos a tentativa de admoestar O IMPARCIAL. Embora tais tentativas no deixem indignados, porém, não nos abate nem nos preocupa. Afinal, tentativas de boicotar meios de comunicação, sob os mais mesquinhos pretextos, não são atitudes próprias de quem presa pelos fundamentos da democracia representativa.
O IMPARCIAL vai continuar sendo o jornal que é. O governo, seja comandado por quem for, é efêmero. Por isso mesmo vamos continuar trabalhando, dando a contribuição necessária e imprescindível para que as eleições deste ano não sejam o sucesso desse ou daquele grupo, mas da população que vai comparecer às urnas, acreditando num futuro melhor para todos. Esse é o nosso objetivo – sem politicagem, sem partidarismo.

Detento ameaça promotor de morte em Pedrinhas

O promotor de justiça Pedro Lino Silva Curvelo, titular da 29ª Promotoria de Justiça Criminal, que atua na área de execuções penais, foi ameaçado de morte por um detento dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas nesta quinta-feira (31).
O preso arremessou objetos contra a autoridade, jogou café no promotor e disse que vai matá-lo assim que deixar do presídio.
O caso por ameaça de morte foi registrado no 12º Distrito Policial em Pedrinhas.
 Blog Luis Cardoso

Deputado Hemetério Weba é recebido por várias lideranças em Newton Bello

Nesta quinta feira o Deputado Hemetério Weba  esteve no município de Newton Bello juntamente com a prefeita Leula Brandão, seu vice Barrosinho, várias lideranças daquela região e com o candidato a governador Lobão Filho. Uma tarde calorosa onde o povo mostrou a sua força mesmo debaixo de um sol forte.




PAM Rural acolherá 37% dos maranhenses na gestão de Lobão Filho

Segundo censo do IBGE/2010, o Maranhão é o estado mais rural do país, com 36,9% da população vivendo na zona rural. Para atender às demandas dessa parcela da população, o candidato ao governo do Estado, Lobão Filho (PMDB), desenvolveu o PAM Rural, plano acessório do Programa de Aceleração do Maranhão – PAM, que visa a atender as necessidades emergenciais do estado no período de quatro anos.
O PAM Rural contempla cinco programas voltados para o homem do campo. O programa “Alimentar”, por exemplo, deverá capacitar agricultores familiares, piscicultores e pescadores artesanais para que estes se tornem fornecedores de alimentos para a merenda escolar, rede hospitalar e restaurantes populares do estado, ampliando assim sua de renda.
Em 2013, a Organização das Nações Unidas – ONU apontou que a agricultura familiar é uma das principais atividades geradoras de novas fontes de trabalho na América Latina. No Brasil, a participação desta atividade nos empregos agrícolas é de 77%, com o Maranhão ocupando o sétimo lugar no ranking nacional, em termos de número de estabelecimentos (262.295).
O Programa “Grão Maranhão”, de incentivo à agroindústria e ao agronegócio, sobretudo de soja, milho, arroz e feijão, agregará valor aos nossos produtos e aumentará a participação do Maranhão no mercado nacional e internacional.
Sobre o cultivo de grãos no estado, Lobão Filho, em recente visita à região do Baixo Parnaíba, sublinhou o potencial da região. “Temos uma capacidade produtiva imensa, que precisa ser melhor explorada, melhor desenvolvida. Nós temos uma fronteira agrícola que já está avançando aqui, já temos uma plantação de grãos de grande força e temos que atacar outras culturas também, como a piscicultura”, assinalou.
Outra grande iniciativa dentro do PAM Rural é programa “A Baixada que faz”. Ele prevê a construção da barragem de Cajari, expandindo a produção e geração de emprego e renda na Baixada Maranhense, além de construir pequenas barragens em apoio à agricultura familiar e à pesca e criatórios de peixes.
O programa “Boi sem Febre” contempla ações de prevenção à febre aftosa, para manter nosso rebanho com o certificado internacional de território livre com vacinação e, ainda, aumentar nossa competitividade nos mercados nacional e internacional.
Fortalecendo a parceria entre governo e Embrapa, o programa “Frutas do Maranhão” tem como objetivo estimular a pesquisa, oferecer cursos de capacitação e reciclagem dos pequenos produtores rurais para aumentar a produtividade e dar à nossa fruticultura o selo de qualidade “Frutas do Maranhão”.
A iniciativa visa a eliminar os índices de atraso, redistribuir a riqueza do estado e resgatar a imagem do Maranhão diante do país, como forma de elevar a autoestima dos maranhenses.
“Ao alcançarmos os objetivos do PAM, teremos cumprido nosso papel de resgatar o direito dos cidadãos e dos nossos municípios de participarem do crescimento econômico do estado e conquistarem uma vida melhor e mais feliz”, finalizou Lobão Filho.

Gil Cutrim é reeleito presidente da Famem

Prefeito Marcelo Jorge participa da eleição da FAMEM
Em mais uma eleição de consenso realizada nesta quinta-feira (31), o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, foi reeleito presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) para o biênio 2015/2016.
Liderando uma chapa única que reúne prefeitos e prefeitas de várias regiões do Estado e dos mais diversos partidos, Cutrim obteve 101 votos, o que corresponde a mais de 60% do total de filiados aptos a participar do pleito.
“Nossa reeleição mostra que o trabalho está dando certo e que os prefeitos e prefeitas do Maranhão querem que os avanços relacionados ao municipalismo continuem. Iremos arregaçar as mangas e trabalhar muito mais pelos municípios e pelo Maranhão”, afirmou Cutrim, cujo atual mandato (2013/14), para o qual foi eleito também de maneira consensual, encerra-se no dia 31 de dezembro.
A eleição aconteceu durante todo o dia na sede da entidade municipalista, localizada em São Luís. Acompanhado de companheiros de chapa e de vários colegas prefeitos e prefeitas, Gil Cutrim votou no período da manhã e acompanhou, à tarde, a apuração dos votos, que teve início às 17h.
O presidente reeleito destacou os avanços obtidos ao longo destes quase dois anos do seu primeiro mandato e garantiu que para o próximo biênio um dos objetivos será intensificar o trabalho no sentido conseguir, juntamente com as demais entidades municipalistas do Brasil, a tão sonhada readequação do atual pacto federativo injusto imposto pela União aos municípios.
“Neste primeiro mandato conseguimos várias conquistas, como é o caso da determinação da Justiça, motivada por uma ação da Famem, que obriga a União a restituir os municípios das perdas do FPM referentes aos últimos cinco anos. Esta questão ainda tramita na Justiça Federal, mas são grandes e reais as chances de obtermos vitória definitiva nos próximos meses. Também iremos atuar fortemente no sentido viabilizarmos recursos para construir a sede própria da entidade e estabelecermos novos mecanismos permanentes de diálogos com os Governos Federal e do Estado, por exemplo”, relatou.
Eleito 1º vice-presidente, o prefeito Hernando Macedo (Dom Pedro) avaliou que a recondução de Cutrim à presidência da entidade mostra o desejo dos prefeitos e prefeitas de permanecerem unidos em favor dos municípios e do Maranhão, independentemente de colorações partidárias. “A exemplo do presidente Gil, sou um gestor jovem e sei que muito posso contribuir com o municipalismo no Estado. É com este pensamento e desejo que, juntos, iremos trabalhar”.
Avaliação semelhante fez a prefeita Karla Batista Kabral (Vila Nova do Martírios), eleita 2ª tesoureira. De acordo com ela, é necessário que os gestores municipais continuem unidos. “O presidente Gil foi reeleito para continuar comandando este processo de fortalecimento dos municípios junto aos Governos e a classe política. Se as cidades estiverem mais fortes social e economicamente, nosso Estado também estará”.

Mais de 10 mil candidatos declaram ‘patrimônio zero’ nestas eleições


Dos 25.063 candidatos que apresentaram registro para disputar as eleições deste ano, 10.337 (41,2% do total) declaram à Justiça Eleitoral não possuir nenhum bem em seu nome. É o caso de Rui Costa Pimenta (PCO), único que não tem patrimônio entre os 11 candidatos à Presidência. Entre os candidatos a todos os cargos, 194 candidatos declaram possuir R$ 10 em bens, e 208 dizem possuir R$ 1.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diz que, para pedir o registro, todos os candidatos apresentaram uma declaração de bens assinada, com lista do patrimônio pessoal. Não há como o candidato ter deixado de entregar o documento.
Uma eventual omissão ou fraude na declaração de bens só será analisada se o Ministério Público ou algum partido contestar o fato. Se não houver questionamento, o juiz eleitoral não avaliará a declaração de bens. “Eventuais falsidades ou incongruências na declaração de bens dos candidatos podem ser objetivo de investigação do Ministério Público ou dos partidos”, afirma o TSE.
A divulgação de bens está prevista na Lei das Eleições e a publicidade dos dados, que estão no site do tribunal, “atende ao princípio da transparência de informações e contribui para que o cidadão possa conhecer melhor os candidatos”.
Do G1

Pistoleiro que baleou policial no fórum continua vivo

A Assessoria de Comunicação da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária não confirmou a morte do preso Erinaldo Almeida Soeiro, atingido numa troca de tiros ontem pela manhã no Fórum da capital. Mesmo tendo sido divulgada por alguns meios de comunicação,até mesmo pelo Blog Godofredo Viana em Foco a informação não procede.
De acordo também com César Bombeiro, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Maranhão, o pistoleiro baleado passa por procedimentos cirúrgicos no Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I e está vivo.
Ele foi atingido com dois tiros, após prestar depoimentos no Fórum Desembargador Sarney Costa e ter trocado tiros com o policial civil Enedias Chagas Neto, que foi atingido no pescoço mas já está fora de perigo.
Erinaldo havia sido preso em novembro do ano passado, acusado de ser matar os irmãos empresários José Mauro Alves Queiroz e José Queiroz Filho, em janeiro de 2012, na sede da empresa Replub Ltda., localizada na BR 135, Distrito Industrial, em São Luís.
Segundo a polícia, Erinaldo teria matado, também, um preso, identificado como Jhonatan da Silva Luz Ferreira, conhecido como “Jocozinho”, de 20 anos, dentro da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE