sexta-feira, 4 de julho de 2025
Equinox Gold patrocina projeto de formação em cinema etnográfico com escolas públicas
A Equinox Gold é a patrocinadora do projeto de formação em Documentário e Cinema Etnográfico, com foco na preparação de professores e estudantes da rede pública para o uso do audiovisual como ferramenta de registro e valorização dos saberes e expressões culturais locais. A iniciativa é realizada com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O evento de encerramento da formação acontece no dia 04 de julho, das 15h às 18h, no Cinema SESC, em São Luís (MA).
Durante o encontro, serão exibidos filmes produzidos ao longo das oficinas da formação. Os documentários foram realizados por estudantes e professores do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e do Colégio Liceu Maranhense, abordando temas relacionados ao cotidiano escolar, identidade, território e relações sociais. Após a exibição, os realizadores participam de uma roda de conversa com o público.
O evento propõe um espaço de encontro entre realizadores, estudantes, professores convidados, comunidade local e representantes institucionais, com o objetivo de consolidar um modelo horizontal de compartilhamento de saberes. “Com esse encontro, queremos valorizar o olhar sensível de quem está próximo das histórias contadas e construir, junto ao público, uma escuta ativa e circular”, afirma o professor Emilson Ferreira, coordenador da formação.
A formação busca capacitar os participantes no uso do audiovisual como ferramenta para investigação, preservação e circulação de conhecimentos locais, articulando práticas pedagógicas e métodos do cinema etnográfico. O projeto também fortalece vínculos entre escola e comunidade.
De acordo com o Gerente de Meio Ambiente e Comunidade da Equinox Gold Maranhão, Claudemir Fonseca, apoiar a iniciativa audiovisual na região é uma forma de valorizar a história e identidade cultural. “O Maranhão é um estado muito rico culturalmente e com histórias que merecem ser mostradas a partir da percepção de quem tem propriedade para contá-las. Então nos sentimos muito honrados em fomentar projetos que incentivem os jovens a mostrarem a diversidade de suas identidades regionais por meio de ferramentas visuais”, observa.
Participam do evento os professores convidados Denise Cardoso, antropóloga e historiadora, doutora em Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará, e Maurício Neves, pós-doutor em Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre. As falas dos pesquisadores integram uma análise coletiva dos filmes exibidos, com enfoque nas abordagens antropológicas e nos fundamentos do cinema etnográfico. “É um movimento de formação mútua, em que todos aprendem com todos, a partir de olhares diversos sobre os mesmos filmes”, aponta Emilson Ferreira.
Segundo o professor, a iniciativa busca fomentar o protagonismo estudantil, a valorização das histórias locais e o acesso à linguagem audiovisual nas escolas públicas. “Acreditamos que o cinema é uma potente ferramenta de transformação social e educativa. Essa formação permite que professores e estudantes se reconheçam como criadores de conteúdo e agentes de mudança dentro e fora da escola”, afirma.
Com produção da FazCine Educação, o projeto é realizado em parceria com o IEMA e o Colégio Liceu Maranhense, com apoio do SESC e da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).
Sobre a Equinox Gold
A Equinox Gold é uma mineradora canadense focada no crescimento, com sete minas de ouro em operação em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além do projeto Greenstone (Canadá) em desenvolvimento e prestes a se tornar a próxima mina em operação. A empresa segue o caminho para atingir mais de um milhão de onças de produção anual de ouro a partir de um conjunto de projetos de desenvolvimento e expansão. No Brasil, são quatro operações da Equinox Gold, localizadas nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário