domingo, 28 de março de 2021

Reunião define plano de ação após rompimento de Lago em Godofredo Viana

Reunião foi realizada na escola Izabel Andrade em Aurizona - Foto Neto Weba


Uma reunião realizada na manhã da última sexta-feira (26), definiu um plano de ação para diminuir os impactos causados pelo rompimento de uma reserva de água natural, em Aurizona, no município de Godofredo Viana, a 206 km de São Luís. Veja Aqui

Veja também:

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente estadual e municipal, da Polícia Militar (PM), do Corpo de Bombeiros, Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal, população e da Masa, traçaram plano ação para diminuir os impactos causados a população que teve comprometido sua principal fonte de abastecimento de água além da obstrução do acesso ao Distrito e outras comunidades.


Secretário Diego Rolin visitou o local atingido pelo transbordamento do lago - Foto Neto Weba

A Mineradora se comprometeu no escoamento da lama ou resíduos vazados no Rio do Juiz de Fora ( principal fonte de abastecimento de água da comunidade).

No abastecimento de água através de carro pipa para moradores da vila, até a finalização do trabalho de limpeza na fonte usada. Além da restauração da estrada vicinal que liga sede aos povoados Aurizona e São José. Contribuição na restituição das terras afetadas com prejuízos. Cuidados mais eficientes que evitem alagamentos e prejuízos ao meio ambiente, comunidade e municípios próximos.

O secretário de Meio Ambiente Diego Rolim, durante a reunião pediu que tudo fosse resolvido de forma consensual. "resolvam de forma consensual o quanto antes os danos causados à comunidade ou ocorrerá ações mais severas que poderão resultar em multas e em último caso, solicitação via pedido judicial da paralisação dos serviços de exploração na área".

O vereador e presidente da câmara Jorge Alberto complementou "a Câmara Municipal de Vereadores de Godofredo Viana continuará fiscalizando o caso junto a empresa e populares até que os acordos sejam executados.

Trabalhos executados pelo MASA

Trabalhos foram intensificados no local para liberar
o acesso as comunidades- Foto Neto Weba


O acesso ao Distrito de Aurizona e a comunidade do São José já foram liberados, este último desde a sexta feira a tarde. A empresa realiza na comunidade o abastecimento com água potável distribuído em carros pipas três vezes ao dia.

Em nota a comunidade divulgada hoje cedo a MASA informou que a estação de tratamento de água já começou a operar nessa manhã em fase de teste. A previsão é que hoje (domingo) até o final da tarde o abastecimento seja restabelecido. Desde a última sexta-feira, equipes trabalham 24 horas para que a ETA volte operar com total segurança.

Estrada de acesso a comunidade de São José - Foto Neto Weba


A estrada que vai para São José, no trecho atingido pela água, recebeu ainda mais melhorias e as condições de tráfego já estão bem melhores.

Na estrada que vai para Godofredo Viana, a água já foi escoada com ajuda de três bombas que ainda continuam trabalhando.

A empresa disse ainda que foi usada uma 'Patrol" entre a P5 e P1 para melhorar as condições da estrada. Se o tempo ajudar, o mesmo trabalho vai ser feito até a estrada asfaltada e finalizou dizendo que a ambulância da MASA está disponível para atender em caso de alguma emergência da comunidade.

0 comentários:

Postar um comentário

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

Internet de Qualidade