sábado, 24 de fevereiro de 2018

Matrículas dos IEMAs de Cururupu e Presidente Dutra começam nesta segunda (26)


O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), em suas unidades plenas de Cururupu e Presidente Dutra, começa a efetuar as matrículas de seus alunos nesta segunda-feira (26). No ato da matrícula, além da entrega de todos os documentos exigidos pelo edital, o aluno deve preencher dois questionários: um socioeconômico e outro de expectativas. 

O objetivo do questionário socioeconômico é conhecer a realidade social dos alunos, renda, onde residem, com quantas pessoas, etc. Já o de expectativas visa conhecer quais os sonhos, de qual escola é oriundo, as disciplinas que mais gosta de estudar, qual o nível de leitura em que se encontra, além de muitos outros aspectos. 

Na busca por aperfeiçoar as práticas pedagógicas de seus colaboradores, o IEMA ofertou, na manhã de sexta-feira (23) aos gestores da unidade plena de Presidente Dutra, formação inicial. Os gestores receberam manual com os procedimentos a serem realizados durante o processo de matrícula pelo sistema Ibutumy. Na semana passada, os gestores de Cururupu passaram pela mesma formação. 

A gestora pedagógica da unidade plena de Presidente Dutra, Queila Cristina, discorreu sobre a relevância do questionário socioeconômico aplicado e direcionado para os pais e alunos do Instituto. “Estamos adquirindo o conhecimento necessário para operar o sistema Ibutumy. Além disso, percebo de forma muito clara o quanto é relevante a aplicabilidade do questionário socioeconômico para os alunos e suas respectivas famílias. A partir dessas respostas, o IEMA tem acesso a dados que permitem perceber qual público está sendo atendido naquele momento, as adaptações necessárias para acolher da melhor maneira o corpo discente e como trabalhar o projeto de vida com eles”, disse.

Ao longo de sua participação na formação, o gestor administrativo financeiro da unidade plena de Presidente Dutra, Raimundo Nonato, também conhecido como professor Manatus, explicou o que foi pontuado. “Estamos depreendendo acerca do funcionamento de todo o processo de matrícula dos alunos que é realizado no Instituto. Os alunos classificados já estão inclusos no sistema e, ao apresentarem a documentação solicitada, sairão do 'status’ de cadastrados para matriculados”, explicou.

Segundo o diretor de Ensino do IEMA, Elinaldo Silva, a equipe gestora da escola irá tabular os dados coletados, que serão utilizados na elaboração do perfil do aluno a ser trabalhado posteriormente na disciplina intitulada Projeto de Vida. “Além da formação, estamos ofertando o manual de orientação de matrícula no sistema. Todos os alunos que fizeram inscrição para Cururupu e Presidente Dutra estão convocados a comparecer nos locais divulgados por meio das redes sociais e nas mídias locais dos municípios, no período de 26 de fevereiro a 3 de março, para efetuar matrícula”, disse.

Conforme o edital do IEMA, os alunos que não comparecerem nas datas estipuladas estarão sujeitos a perder a vaga.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE