segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Secretaria Municipal de Saúde inicia a Campanha de Vacinação contra o HPV

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Imunização  do Município, iniciou nesta segunda-feira (01) a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero.  
De acordo com o Secretario  de Saúde do Município, Franklin Maranhão, a vacinação é voltada para meninas de 11 a 13 anos e está acontecendo no Posto Aprigio Silva e no UBS de Aurizona, a campanha começa hoje dia 01/09/2014 e vai até 01/10/2014 . Conforme o coordenador da campanha Artur Júlio, todos os pais estão sendo informados sobre o dia da vacinação no Posto de Saúde na sede e no UBS de Aurizona e sobre a importância da campanha. “Os pais serão informados por carro de som,Rádio e receberão uma carta informativa e terão direito a autorizar ou não a vacinação”, informou. 
Franklin ressaltou que o objetivo da Campanha é reduzir casos e mortes ocasionados pelo câncer de colo do útero. “Nas meninas dessa faixa etária, a vacina é altamente eficaz, induzindo a produção de anticorpos em quantidade dez vezes maior do que a encontrada em infecção naturalmente adquirida num prazo de dois anos”, esclareceu.
Para receber a vacina é preciso apresentar o cartão de vacinação e documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.
O Ministério da Saúde preparou uma campanha informativa para orientar a população sobre a importância da prevenção contra o câncer do colo de útero, com o tema “Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção”. Na campanha, as mulheres também são alertadas de que a prevenção do câncer de colo do útero deve ser permanente.
A vacina quadrivalente protege contra os subtipos HPV 6, 11, 16 e 18, sendo os últimos responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo.  O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.  A vacinação será restrita ao sexo feminino e, conforme o calendário desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE