Justiça determina instalação de câmeras corporais em policiais no Maranhão
Por decisão da Justiça, o Estado do Maranhão deve apresentar um plano para instalação de câmeras corporais com acionamento automático , a serem utilizadas pelos agentes da Polícia Civil e Polícia Militar, durante os turnos de serviço.
Após a entrega do plano, o Estado deve instalar e operar as câmeras, no prazo máximo de 180 dias, e priorizar as unidades com maiores registros de mortes e ocorrências nas comunidades mais carentes.
A decisão judicial atendeu a pedido da Defensoria Pública em Ação Civil Pública, diante do grave quadro de letalidade policial, deficiência nos mecanismos de controle da atividade policial e ausência de registros objetivos das abordagens.
O plano deve apresentar cronograma da compra dos equipamentos, especificações técnicas que garantam a gravação sem interrupções, estratégia de armazenamento seguro dos dados na internet ou servidores dedicados.
As ações devem prever, ainda, protocolos de preservação da cadeia de custódia e programa de capacitação técnica e ética de todo o quadro policial.
O juiz Douglas Martins determinou, na sentença, a imediata intimação da promotoria especializada no controle externo da atividade policial, para que atue na fiscalização rigorosa de cada etapa do cronograma de implementação ora determinado.
Na ação, a Defensoria Pública alegou violação aos direitos fundamentais à vida, à integridade física e à segurança pública. Informações do processo demonstram elevado índice de mortes e baixa taxa de apuração das denúncias contra agentes de segurança pública.
Segundo dados estatísticos do Anuário Brasileiro de Segurança Pública e do relatório “Pele Alvo”, o Maranhão registrou 157 mortes em ações policiais em 2022 e 2023. A Defensoria destaca que os números revelam uma seletividade pautada pelo racismo estrutural, atingindo jovens negros entre 12 e 29 anos, que representam 82,7% das vítimas fatais.
A ação informa, ainda, que a taxa de apuração de denúncias seria extremamente baixa: em 2021, de 202 denúncias, apenas 18 resultaram na abertura de procedimentos; em 2022, de 146 denúncias, somente três processos de investigação foram instaurados pela segurança pública.
“Boas notícias vêm pela frente”, diz Márcio Viana após reunião com governador
O prefeito Márcio Viana, do município de Godofredo Viana, foi recebido pelo governador Carlos Brandão durante reunião realizada no Palácio dos Leões, em São Luís, nesta última segunda-feira, 15.
Ele destacou o diálogo proveitoso e o alinhamento de importantes investimentos.
“Quando o diálogo acontece, os resultados aparecem. Ontem foi dia de alinhar importantes investimentos ao lado do nosso governador @carlosbrandaoma, reforçando o compromisso com o desenvolvimento de Godofredo Viana. Muito trabalho e boas notícias vêm pela frente”, disse.
Desde que foi eleito, Márcio vem mantendo parcerias institucionais com os Governos do Estado e Federal objetivando obter mais recursos que já foram transformados em novos benefícios para os godofredenses em diversos setores.
Maranhão concentra oito dos dez municípios com pior qualidade de vida do Nordeste, aponta IPS Brasil 2026

Gaeco, Seic e Polícia Militar deflagram Operação Benedictio contra organização criminosa
Uma ação coordenada pelo Ministério Público do Maranhão e pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais cumpriu, na segunda-feira, 15, em São Luís, prisões preventivas, buscas e bloqueio de bens contra grupo que teria desviado cerca de R$ 9,6 milhões em verbas destinadas a projetos sociais.
A investigação, que começou com a análise de prestações de contas de recursos públicos, resultou na deflagração da Operação Benedictio, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão, com apoio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e da Polícia Militar em cumprimento a uma decisão da Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados (Vecco).
A operação cumpriu mandados de prisão preventiva contra os investigados Evania Maria Sousa Nicacio, Lucivânia Martins Alves Siqueira, José Roberto Santos Cunha e Cristiana Serra Duarte Cunha, além de buscas e apreensões em 12 endereços. Os alvos são investigados por integrar uma organização criminosa voltada ao desvio de verbas públicas oriundas de convênios e emendas parlamentares, lavagem de dinheiro e associação com facção criminosa.
Segundo as investigações, o grupo teria criado uma sofisticada rede formada por empresas de fachada, operadores financeiros, agentes políticos e colaboradores encarregados de ocultar a origem e a destinação de recursos que deveriam ser aplicados em projetos sociais voltados à população mais vulnerável. As apurações apontam um dano aos cofres públicos de aproximadamente R$ 9,6 milhões.
Mais do que um esquema financeiro, a investigação revelou indícios de um núcleo armado e de intimidação vinculado, à época dos fatos, à facção criminosa Primeiro Comando do Maranhão (PCM), com atuação em comunidades da capital. Segundo o Ministério Público, parte dos recursos desviados teria sido usada para sustentar uma verdadeira rede de proteção privada, voltada a blindar a liderança do grupo e a impor o silêncio aos moradores das áreas sob domínio da organização.
A decisão judicial destacou que o crime de organização criminosa tem natureza permanente e que a prisão preventiva mostrou-se indispensável para interromper a atuação do grupo, frear a reiteração delitiva e garantir a ordem pública, não havendo outra medida cautelar alternativa capaz de produzir o mesmo efeito.
A investigação foi conduzida pelo Gaeco em diversas fases e reuniu análises financeiras, relatórios de inteligência, afastamentos de sigilo autorizados judicialmente, interceptações telemáticas e trabalho de campo realizado por equipes especializadas. No cumprimento das medidas, o órgão do MPMA contou com o apoio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais, da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência (Caei) e da Polícia Militar do Maranhão, que asseguraram a capacidade operacional necessária para a execução simultânea das ordens judiciais nos diversos endereços.
“A investigação é fruto do trabalho do Gaeco, que reuniu ao longo de várias fases as provas que embasaram as medidas cautelares. E quando se soma a esse trabalho a integração com a Seic, a Polícia Militar e a inteligência da Caei no momento do cumprimento, o resultado é ainda melhor: ganhamos capacidade operacional para chegar a todos os alvos e desarticular uma estrutura que desviava recursos dos mais vulneráveis e se associava a uma facção criminosa. Seguimos com o compromisso de recuperar os ativos desviados”, afirmou o coordenador do Gaeco, Haroldo Paiva de Brito.
Durante o cumprimento dos mandados, as equipes apreenderam aparelhos celulares, computadores, notebooks e mídias de armazenamento, além de documentos, registros contábeis, mais de R$ 300.000,00 em dinheiro em espécie, armas e veículos de luxo. Todo o material apreendido será devidamente registrado e preservado, observando-se a cadeia de custódia, a fim de assegurar a integridade, a rastreabilidade e a confiabilidade dos elementos coletados.
Os equipamentos eletrônicos e mídias digitais serão encaminhados ao Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD/MPMA) para extração e análise dos dados, enquanto os demais bens permanecerão sob a guarda dos órgãos responsáveis, conforme sua natureza e destinação legal. A operação resultou, ainda na prisão preventiva de pessoas e na prisão em flagrante do vereador Beto Castro.
O nome da operação deriva da palavra latina Benedictus, que significa “abençoado”, em referência direta ao nome da entidade investigada, o Instituto Sê Tu Uma Bênção. A escolha busca estabelecer um contraste simbólico entre a finalidade social que inspirou a criação da instituição e os fatos apurados na investigação.

Enquanto iniciativas dessa natureza existem para promover solidariedade, acolhimento e transformação social, os elementos reunidos apontam para a possível utilização do Instituto Sê Tu Uma Bênção como instrumento para o desvio de recursos públicos destinados justamente à população mais vulnerável. Em outras palavras, valores que deveriam representar esperança e oportunidade para milhares de pessoas teriam sido desviados em benefício de uma estrutura criminosa organizada.
Mais do que uma referência nominal, a Operação Benedictio simboliza o compromisso das instituições de controle e persecução penal em assegurar que recursos públicos destinados à promoção da dignidade humana cumpram efetivamente sua missão. O verdadeiro sentido de uma bênção não está na apropriação indevida de recursos coletivos, mas na sua correta aplicação em benefício da sociedade.
A Operação Benedictio também integra uma mobilização nacional coordenada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), iniciativa que reúne os Gaecos dos Ministério Público de todo país, em ações simultâneas voltadas ao enfrentamento das organizações criminosas e de suas diversas formas de atuação.
A Operação Benedictio reafirma o compromisso do Ministério Público do Maranhão e das forças de segurança com o enfrentamento qualificado à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao crime organizado.
Justiça determina suspensão de pagamentos de contratos de terceirização em Buriticupu
![]() |
| Prefeito João Carlos Teixeira da Silva permanece afastado. |
Judiciário de Carutapera divulga entidades sociais beneficiadas com recursos
A Vara Única de Carutapera entregará, no dia 19 de junho, às 15h, alvarás judiciais às entidades sem fins lucrativos selecionadas para receber valores repassados pelo Poder Judiciário, em apoio a projetos sociais realizados na comunidade.
As entidades beneficiadas foram selecionadas conforme as regras do Edital EDT-VUCA nº 01/2026, e vão receber valores arrecadados pela Vara única e depositados por pessoas acusadas em por crimes de menor potencial ofensivo, que cumpriram medidas alternativas à prisão.
Após análise dos documentos e pedidos apresentados pelas entidades participantes, em reunião realizada em 28 de maio, com parecer do Ministério Público, a juíza Jessica Gomes Dias, titular da Vara Única, aprovou oito entidades candidatas, aptas ao recebimento dos recursos.
ENTIDADES BENEFICIADAS
1. Associação Projeto Gideões (R$ 10.900,00)
2. Associação dos Guardas Civis Municipais ( R$. 2 25.786,00)
3. Escola Municipal Doralice Dourado (R$ 12.228,95)
4. Instituto Reginaldo Tavares (R$ 20.974,99)
5. Associação dos Produtores Rurais do Povoado São José do Piritiua (R$ 6.226,00)
6. Associação Cultural e Folclórica Xamego de São João (R$ 10.000,00)
7. Associação Cultural e Folclórica Reino das Artes - Matutos do Reino - (R$ 5.400,00)
8. Associação dos Produtores Rurais da Negra Velha (R$ 13.500,00)
Segundo a decisão da Vara, todas as entidades beneficiadas deverão apresentar prestação de contas detalhada, no prazo de 60 dias, contados da data de entrega dos alvarás para levantamento dos valores, sob pena de adoção das medidas cabíveis.
Essas medidas podem incluir a devolução do dinheiro recebido, a instauração de procedimentos para apuração do caso e impedimento de participação em futuros editais.
PM prende homem com mandado de prisão por agressão contra a própria mãe em Carutapera

Santa Helena vive clima de Copa com telão, música e lazer promovidos pela Prefeitura

Lahésio volta atrás e diz que não recebeu proposta de dinheiro para desistir da candidatura ao Governo do MA
Godofredo Viana torna-se referência nacional em educação digital
Godofredo Viana foi um dos poucos municípios brasileiros convidados pelo Ministério da Educação (MEC) para apresentar sua experiência na construção do currículo próprio da BNCC Computação.
A cidae maranhense passou a integrar o grupo de referências nacionais na implementação da Educação Digital nas redes de ensino.
A experiência foi compartilhada durante o webinário ‘Educação Digital e Midiática no Currículo: orientações e experiências das redes municipais’, promovido pelo MEC e transmitido ao vivo pelo canal oficial no YouTube. O evento reuniu gestores e equipes técnicas de diferentes regiões do país.
O destaque nacional se deve ao trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, que optou por elaborar um currículo próprio de BNCC Computação, construído pela equipe técnica da rede e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação.
A iniciativa chamou a atenção do Ministério, que selecionou o município para apresentar sua experiência como referência.
Para o prefeito Márcio Viana, o reconhecimento reflete um conjunto de avanços na educação do município.
“Esse resultado não é isolado. Ele reflete um conjunto de ações que estamos implementando na educação, como a escola militar, a reforma e construção de unidades escolares e o fortalecimento da nossa rede de ensino. É um trabalho coletivo que já vem apresentando resultados concretos, entre eles a conquista inédita do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, além do reconhecimento em nível nacional”, afirmou.
Nos últimos dois anos, a gestão Márcio Viana tem ampliado investimentos na educação, com melhorias na infraestrutura das escolas, valorização dos profissionais da área e fortalecimento das políticas de aprendizagem.
“A participação no evento do MEC reforça o protagonismo de Godofredo Viana na educação pública e evidencia o avanço do município na construção de uma rede de ensino mais moderna, estruturada e alinhada às novas demandas do ensino digital”, concluiu.
A íntegra do webinário pode ser acompanhada no YouTube: https://www.youtube.com/live/hfCoKlSkczM
Casal suspeito de envolvimento na morte de empresário em Imperatriz é preso no Ceará
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na madrugada desta sexta-feira (12), um casal suspeito de participação no assassinato do empresário Laércio Muller Rocha, de 32 anos, em Tianguá, no Ceará.
A vítima estava desaparecida desde a última sexta-feira (5), em Imperatriz, e os investigados poderão responder pelos crimes de homicídio e ocultação de cadáver.
Os suspeitos foram identificados como Tiago Guilherme Alves Monteiro, conhecido como “Tiago Brasil”, e Yala Cananda Costa Alves.
Eles foram localizados durante uma abordagem da PRF na BR-222, nas proximidades do viaduto de acesso à rodovia que liga Tianguá a Viçosa do Ceará.
Durante a fiscalização, os agentes consultaram a documentação dos ocupantes do veículo e constataram a existência de mandados de prisão em aberto contra ambos.
O casal foi conduzido para a Delegacia Regional de Tianguá e deverá ser transferido para Imperatriz nos próximos dias.
As prisões foram decretadas pela Justiça do Maranhão na última terça-feira (9), no âmbito das investigações que apuram a morte do empresário. Um terceiro investigado, Gabriel Monteiro, filho de Tiago Guilherme, continua foragido.
O corpo de Laércio Muller Rocha foi localizado na quinta-feira (11), dentro de um tambor abandonado no bairro Cidade Nova, em Davinópolis, município vizinho a Imperatriz.
A descoberta ocorreu após moradores perceberem um forte odor vindo da área. De acordo com as informações apuradas, o corpo estava esquartejado e apresentava sinais de que havia sido incendiado. Apesar das condições, familiares conseguiram reconhecer a vítima por características físicas.
No local também foram encontrados documentos pessoais do empresário, incluindo carteira de habilitação e cartão bancário.
Corpo de empresário é encontrado esquartejado no interior do Maranhão
![]() |
| Laércio Müller. |
Discussão termina com morte de funcionário do Ferreiro Grill em SLZ

Uma discussão entre dois funcionários do restaurante Ferreiro Grill, localizado no São Luís Shopping, terminou em tragédia na tarde desta quarta-feira (10), em São Luís. O comprador do estabelecimento, Rogério de Sousa, foi morto após ser esfaqueado durante uma briga com um colega de trabalho.
De acordo com informações preliminares, o desentendimento começou ainda pela manhã, dentro do restaurante, e teria sido motivado pela compra de um frango. Apesar da discussão inicial, os dois funcionários permaneceram trabalhando normalmente ao longo do expediente.
Segundo relatos de testemunhas, após o encerramento das atividades, o churrasqueiro Raimundo da Rocha Barroso teria aguardado Rogério em uma parada de ônibus localizada na Avenida Carlos Cunha, nas proximidades do shopping. Quando a vítima deixou o local dirigindo seu veículo, o suspeito teria se colocado à frente do carro para provocar uma nova discussão.
Ainda conforme os relatos, Rogério desceu do automóvel e os dois voltaram a discutir. Durante o confronto, Raimundo, que estava armado com uma faca, desferiu um golpe no peito da vítima.
Rogério chegou a ser socorrido e encaminhado ao UDI Hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu pouco depois de dar entrada na unidade de saúde. Após o crime, o suspeito fugiu e passou a ser procurado pelas forças de segurança.
Em nota, o Ferreiro Grill informou que prestou toda a assistência necessária no momento da ocorrência e lamentou a morte do colaborador. O caso será investigado pela Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), que apura as circunstâncias do crime e trabalha para localizar o autor do homicídio.
Iracema Vale parabeniza Urbano Santos pelos 97 anos e destaca avanços no município
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputada Iracema Vale (MDB), parabenizou o município de Urbanos Santos pelos seus 97 anos de emancipação política.
A parlamentar destacou a importância da cidade para o estado, bem como os avanços registrados no município.
Logo no início do seu pronunciamento, Iracema Vale falou sobre sua ligação com o município. Antes de alcançar o mandato estadual, a parlamentar foi, por duas vezes, vereadora e prefeita da cidade. Foi, também, a população de Urbano Santos quem a concedeu a maior votação proporcional para deputada estadual.
“Quando chego em Urbano Santos, me sinto em casa. Me sinto acolhida, feliz com os abraços, carinho e com o amor do povo. Hoje, não pude estar lá, por dever do ofício, mas não poderia deixar passar esse registro e dizer o quanto essa cidade é importante na minha vida e para o Maranhão”, disse Iracema Vale.
Inicialmente chamada de Mocambo e, depois, Vila de Ponte Nova, a localidade foi renomeada para Urbano Santos no ano de 1929, em homenagem ao vice-presidente da República, Urbano Santos da Costa Araújo, natural de Guimarães. Em 1938, Urbano Santos foi elevado à categoria de cidade.
A presidente Iracema destacou que, nos últimos anos, a cidade tem alcançado conquistas importantes na gestão do prefeito Clemilton Barros e do vice, Hérlon Júnior. “Urbano Santos tem sido motivo de orgulho e trabalho constante. Isso tem se mostrado no abraço da população em nossas votações. O prefeito Clemilton Barros tem a aprovação do povo devido aos seus serviços prestados”, disse.
A deputada destacou a parceria da cidade com o Governo do Estado, fato esse que tem contribuído diretamente para que obras e serviços cheguem mais rapidamente, melhorando a qualidade de vida da população.
“Não podemos deixar de agradecer ao governador Carlos Brandão, que tem olhado para aquela região. Em todos esses anos, a cidade sempre recebeu serviços, entre obras, asfalto, o Detran, e programas como ‘Maranhão Livre da Fome’ e ‘Tempo de Semear’, bem como tablets páara os estudantes, reforma da escola de ensino médio, construção de quadra e por aí vai”, disse a deputada, ao elencar alguns dos serviços realizados pelo Executivo Estadual em Urbano Santos.
A parlamentar destacou, também, a estrada que está sendo construída pelo Governo do Estado ligando Urbano Santos a Barreirinhas. “Essa estrada vai tirar a nossa região do isolamento, e será inaugurada dentro em breve. Eu sempre falo dela porque é uma obra esperada há mais de 40 anos e que em quatro está saindo do papel e virando realidade. Quem sabe disso somos nós que moramos na região. É uma estrada bem planejada, com acostamento, e que vai servir para a redenção da nossa região, que se transformará em polo turístico. Urbano Santos é uma cidade linda, acolhedora, cheia de rios, mas o melhor, sem dúvida, é o seu povo”, finalizou.
Com 48 seleções e 3 países-sede, Copa do Mundo 2026 começa hoje
Começa hoje (11), às 14h30, o evento esportivo mais apaixonante, detentor das maiores audiências do planeta: a Copa do Mundo, que, em 2026, terá três países-sede: México, Estados Unidos e Canadá.
Segundo a Federação Internacional de Futebol (Fifa), cerca de 5 bilhões de pessoas acompanharam a Copa do Mundo do Catar, em 2022.
Só a partida final, disputada entre as seleções da Argentina e da França, contabilizou mais de 1,5 bilhão de espectadores. Foi a maior audiência esportiva da história, de acordo com o relatório oficial da Fifa.
No ambiente digital, também segundo dados oficiais, o alcance acumulado ficou em aproximadamente 262 bilhões de visualizações em diferentes plataformas e quase 6 bilhões de interações.
Unir o mundo – O presidente da Fifa, Gianni Infantino, diz que os recordes de audiência obtidos pelo futebol durante a Copa do Mundo se devem ao fato de esse esporte carregar consigo “a magia de unir o mundo”.
Essa união descrita por Infantino possibilita conexões culturais que foram bastante percebidas pelos brasileiros durante a Copa de 2014, tanto nos estádios do país como nos arredores das arenas e pontos turísticos das cidades que sediaram as partidas.
As expectativas da atual edição, com três países-sede e número recorde de seleções participantes (48 em vez de 32), é fazer da Copa de 2026 a maior e mais inclusiva da história.
Caldeirão cultural – Além de ampliar a dimensão territorial do torneio, a edição de 2026 reforçará uma característica tradicional das Copas do Mundo: a diversidade, uma vez que se trata de um torneio que reúne culturas, estilos e histórias diferentes.
Isso porque possibilitará conexões culturais entre as torcidas em três diferentes países. Cada um com suas características e identidades próprias.
Novidades – Em 2026, além de novidades que darão o tom das próximas Copas, como o número maior de países participantes, há algumas curiosidades a serem observadas durante a atual edição.
Por exemplo, o jogo de abertura repetirá o confronto entre México e África do Sul – o mesmo que iniciou a Copa de 2010. É a primeira vez que isso acontece desde que a competição passou a ter formato com uma partida inaugural, em vez de vários jogos simultâneos.
Outra curiosidade é que o Estádio Azteca será o primeiro da história a sediar três aberturas de Copa do Mundo (1970, 1986 e 2026).
Cerimônia de abertura – Com relação à cerimônia de abertura, a Fifa organizou um evento inédito de contagem regressiva com shows simultâneos em três cidades: Cidade do México, Toronto e Los Angeles.
Os chamados Countdown Concerts foram concebidos como uma experiência integrada entre os três países, com apresentações musicais em tempo sincronizado e transmissões cruzadas, reunindo artistas locais e internacionais no dia anterior ao início do torneio.
No México, que recebe o jogo inaugural, a apresentação destacará elementos tradicionais, com música, dança e referências à cultura local, incluindo manifestações artísticas como o papel picado, símbolo festivo do país, além de participação de talentos indígenas e expressões do folclore contemporâneo.
Artistas – Entre os artistas confirmados pela Fifa para a cerimônia no Estádio Azteca estão Shakira, Burna Boy, Alejandro Fernández, Belinda, Danny Ocean, J Balvin, Lila Downs, Los Ángeles Azules, Maná e Tyla.
Nos Estados Unidos, a cerimônia em Los Angeles terá apresentação de artistas como Katy Perry, Future, Lisa, Rema e Tyla, além da brasileira Anitta.
No Canadá, os artistas destacados são Alanis Morissette, Alessia Cara, Elyanna, Jessie Reyez, Michael Bublé, Nora Fatehi, Sanjoy, Vegedream e William Prince.
Polêmicas – Antes mesmo de começar, a Copa de 2026 já tem servido de ambiente fértil para polêmicas, principalmente por conta das políticas interna e externa estadunidenses.
Em meio à guerra contra o Irã, os EUA têm adotado políticas migratórias consideradas abusivas, dificultando vistos, de forma a restringir a entrada de jogadores, árbitros e torcedores em seu território.
Um dos casos envolve o jogador iraquiano Aymen Hussein, retido por várias horas na imigração dos EUA, onde passou por um interrogatório rigoroso. Considerado destaque da equipe, ele teve o celular inspecionado antes de ser liberado para entrar no país. Outros integrantes da delegação não tiveram a entrada autorizada.
Os EUA barraram também a entrada do premiado árbitro Omar Artan, da Somália, quando chegava ao aeroporto Internacional de Miami, vindo de Istambul. Ele foi considerado inadmissível devido a “preocupações com a verificação de antecedentes”, segundo a alfândega, em comunicado que não especificou quais seriam tais preocupações. Esta seria a primeira vez que um árbitro da Somália participaria de uma Copa do Mundo.
Já a delegação iraniana teve de mudar seus planos, após ter sido proibida de pernoitar em território estadunidense, após os jogos. A princípio, estava programado que eles ficariam hospedados no estado norte-americano do Arizona.
Diante da negativa por parte do governo estadunidense, a solução foi hospedar a delegação na cidade de Tijuana, no México, para onde terão de retornar após cada partida disputada nos EUA.
Há também relatos de torcedores iranianos que tiveram seus ingressos cancelados há poucos dias do início do mundial.
Agência Brasil
Quaest: Lula amplia vantagem sobre Flávio Bolsonaro no 2º turno

Levantamento divulgado nesta quarta-feira (10) pela Quaest mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança da disputa pela Presidência da República em 2026. Segundo a pesquisa, Lula aparece com 39% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) ocupa a segunda colocação, com 29%.
O resultado representa a primeira sondagem da Quaest divulgada após a revelação dos diálogos entre Flávio Bolsonaro e o banqueiro Daniel Vorcaro, que foi preso sob acusações de lavagem de dinheiro e fraudes financeiras. Apesar disso, o senador segue como o adversário que mais se aproxima do atual presidente nos cenários testados pelo instituto.
Na simulação de segundo turno, Lula também aparece à frente. O petista registra 44% das intenções de voto, contra 38% de Flávio Bolsonaro. O levantamento indica ainda que o presidente venceria outros possíveis adversários em uma disputa direta.
Contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Lula teria 45% das intenções de voto, enquanto Zema alcançaria 35%. O mesmo percentual foi registrado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), em eventual confronto contra o presidente, que também apareceria com 45%.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos. O instituto ouviu 2.004 eleitores entre os dias 5 e 8 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-07661/2026.
Orleans reúne lideranças e demonstra força política no bairro João Paulo, em São Luís
O bairro João Paulo foi palco, nesta terça-feira (9), de uma forte demonstração política em torno da pré-candidatura de Orleans Brandão ao Governo do Estado.
O encontro, realizado na sede do Boi da Lua sob a liderança do vereador Antônio Garcês, contou com a presença da pré-candidata a deputada federal Tharcianne Garcês, do deputado estadual Guilherme Paz, do pré-candidato a deputado estadual Túlio Rezende e do prefeito de Tasso Fragoso, Kelson Carvalho, em um diálogo voltado para o futuro do Maranhão.
Ao abrir o encontro, Orleans Brandão destacou a receptividade da comunidade e sua ligação histórica com o bairro João Paulo.
“Fico muito feliz com a recepção que tenho recebido aqui e em todo o Maranhão. O João Paulo faz parte da minha história familiar, e é por meio do trabalho, do diálogo e da dedicação que estamos construindo um projeto voltado para resolver problemas reais da população, especialmente nas áreas da saúde e da geração de oportunidades”, afirmou.
O vereador Antônio Garcês enfatizou a confiança depositada na capacidade de liderança de Orleans. “Eu não traria alguém para o bairro do João Paulo e adjacências se não fosse para somar e dar certo. Sou uma pessoa que gosta de fazer o bem e jamais apresentaria alguém que não correspondesse a essa expectativa. Orleans tem o meu apoio e deste grupo porque demonstra sensibilidade, conhece as necessidades da nossa gente e tem a credibilidade necessária para trabalhar por essa comunidade, que tanto precisa de atenção”, declarou o parlamentar.
O deputado estadual Guilherme Paz ressaltou a importância estratégica de Orleans no cenário estadual, destacando sua trajetória e experiência como ex-secretário de Assuntos Municipalistas.
“Tenho dito em todo o Maranhão que Orleans é a nossa esperança. Ele participou efetivamente da gestão atual como secretário, conhece os caminhos e sabe como resolver as demandas da população. É um homem que sabe ouvir a classe política para levar soluções a quem está na ponta. Com sua força e juventude, tenho certeza de que fará um governo ainda melhor, dando continuidade aos avanços que o nosso estado tem vivenciado”, pontuou o deputado.
Encerrando o evento, Orleans Brandão reafirmou o compromisso de ampliar os investimentos na região e em todo o estado. “Já realizamos importantes ações no João Paulo, como a pavimentação de ruas, a revitalização da Praça Duque de Caxias e a chegada do Restaurante Popular. Mas sabemos que ainda há muito a fazer. Vamos trabalhar por uma feira mais estruturada para feirantes e consumidores, buscar soluções para os desafios do transporte público e lutar pela implantação da UPA do João Paulo, uma demanda histórica da comunidade. Tenho percorrido cada cidade e cada bairro do Maranhão ouvindo as pessoas e construindo um projeto que permita ao nosso estado continuar avançando”, concluiu o pré-candidato.
STJ nega habeas corpus para influenciadora Deolane Bezerra
Agência Brasil

URGENTE! Criança de 10 anos morre após passar mal durante viagem de ferryboat no Maranhão
![]() |
| (Foto: Imagem ilustrativa) (Foto: Divulgação) |
Justiça Eleitoral cassa prefeito e vice de Turiaçu e determina realização de nova eleição
A Justiça Eleitoral voltou a impor uma derrota ao grupo político que comanda o município de Turiaçu.
Em sentença proferida nos autos da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) nº 0600241-77.2024.6.10.0039, a 39ª Zona Eleitoral julgou procedentes as acusações de abuso de poder político, abuso de poder econômico e prática de condutas vedadas durante o pleito de 2024, determinando a cassação dos diplomas do prefeito Edésio João Cavalcanti e do vice-prefeito Adonilson Alves Rabelo.
Além da perda dos mandatos, ambos foram declarados inelegíveis pelo prazo de oito anos.
A decisão também alcança Carla Patrícia dos Santos Cunha e Bianca Gonçalves Castro, que tiveram os diplomas cassados e foram igualmente declaradas inelegíveis pelo mesmo período.
Na sentença, o juiz eleitoral Jacqueson Ferreira Alves dos Santos determinou ainda a aplicação de multas aos investigados e comunicou a decisão ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), para adoção das providências necessárias à realização de novas eleições majoritárias no município, após o trânsito em julgado ou o esgotamento dos recursos cabíveis.
Esta é a segunda decisão da Justiça Eleitoral que resulta na cassação da chapa formada por Edésio Cavalcanti e Adonilson Rabelo, ampliando o cenário de instabilidade jurídica que envolve a atual gestão municipal.
A ação foi proposta pela Coligação Pela Liberdade de Turiaçu, composta por PSB, PL, União Brasil e Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV). A coligação sustentou que os investigados utilizaram a máquina pública para obtenção de vantagens eleitorais durante a campanha de 2024.
O principal ponto analisado pela Justiça foi a distribuição gratuita de peixes durante a Semana Santa daquele ano. Segundo os autos, a ação foi custeada com recursos públicos e teria sido utilizada para promover politicamente os então candidatos ligados ao grupo governista.
Ao analisar o caso, o magistrado concluiu que não ficou comprovada a existência de programa social instituído por lei específica, requisito indispensável para a distribuição gratuita de bens em ano eleitoral. A sentença destaca que a simples previsão de recursos na Lei Orçamentária Anual não supre essa exigência legal.
Outro aspecto considerado relevante foi a vinculação da ação assistencial à imagem do então prefeito Edésio Cavalcanti. De acordo com a decisão, as provas reunidas demonstram que a distribuição dos peixes teve caráter promocional, associando o benefício à figura do gestor municipal e comprometendo a igualdade de oportunidades entre os candidatos.
A sentença também aponta um aumento significativo dos gastos públicos com a aquisição de pescado ao longo dos últimos anos. Conforme os documentos analisados, o município contratou R$ 17.150,00 em peixes no ano de 2021. Em 2023, o valor passou para R$ 194.287,50 e, em 2024, ano da eleição, atingiu R$ 546.630,00.
Para o juiz, a elevação expressiva dos investimentos justamente em período eleitoral reforça a gravidade da conduta e evidencia potencial influência sobre o resultado do pleito.
Em relação a Carla Patrícia dos Santos Cunha e Bianca Gonçalves Castro, a decisão concluiu que ambas tiveram participação direta na execução da distribuição dos peixes em diversas localidades do município, utilizando a visibilidade proporcionada pela ação para promover suas imagens junto ao eleitorado.
Além das cassações e declarações de inelegibilidade, a Justiça Eleitoral determinou a retotalização dos votos das eleições proporcionais, com a exclusão dos votos atribuídos às candidatas condenadas.






