sexta-feira, 24 de julho de 2026

PGR pede que STF devolva ao TRF-1 ação contra Josimar Maranhãozinho

A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu que o Supremo Tribunal Federal (STF) devolva ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) uma ação penal contra o deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA). O processo envolve acusações de furto qualificado e associação criminosa relacionadas ao período em que o parlamentar comandava a Prefeitura de Maranhãozinho.

A informação é do blog do Guilherme Amado.

Josimar foi denunciado em 2014 por suposta participação em um esquema de extração ilegal de madeira da Reserva Indígena Alto Turiaçu, no Maranhão. A ação foi recentemente encaminhada pelo TRF-1 ao Supremo em razão do mandato exercido pelo acusado.

Em manifestação dirigida à ministra Cármen Lúcia, relatora do caso, o vice-procurador-geral da República, Hindenburgo Chateaubriand Filho, argumentou que os fatos investigados não possuem relação com o atual mandato parlamentar de Josimar.

Por esse motivo, a PGR entende que não há fundamento para a manutenção do processo no STF, apesar de o acusado ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados. Caberá agora à ministra decidir se acolhe o parecer e determina o retorno da ação à segunda instância da Justiça Federal.

Josimar Maranhãozinho já foi condenado pelo Supremo em outro processo, relacionado a corrupção envolvendo emendas parlamentares. Em junho, o deputado também voltou a ser alvo de uma operação da Polícia Federal, autorizada pelo ministro Flávio Dino, que apura novas suspeitas de desvios de recursos provenientes de emendas.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura executa novas obras de pavimentação em Godofredo Viana