sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Maracaçumé: Prefeitura e INCRA realizam mutirão de serviços para trabalhadoras rurais
A Prefeitura de Maracaçumé, por meio da Secretaria de Agricultura e em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), deu início, na última terça-feira (02), ao Mutirão da Trabalhadora Rural. A ação, que se estenderá por dois dias, tem como objetivo levar uma gama completa de serviços públicos de cidadania, assistência social e saúde diretamente à população do campo.
O mutirão concentra esforços para facilitar o acesso a documentação fundamental para a agricultura familiar, como a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), do Cadastro Ambiental Rural (CAR), da Certidão de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), além de CPF e Carteira de Trabalho Profissional. Também serão realizadas atualizações cadastrais no Sistema do INCRA (SIPRA) e no Cadastro de Agricultores Familiares (CAF), com orientações sobre linhas de crédito, processos de titulação de terras e benefícios como o Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) e o INSS.
A iniciativa é integrada, contando também com a participação de outras secretarias municipais. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) está no local oferecendo atendimento para o Cadastro Único, inscrições e informações sobre o Programa Bolsa Família, emissão da Carteira do Idoso e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Já a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) montou um posto para serviços de saúde preventiva, incluindo vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia, e emissão do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS). A programação também conta com palestras educativas ministradas por dentistas, nutricionistas e outros profissionais da área.
A solenidade de abertura do mutirão contou com a presença de autoridades municipais, incluindo o secretário de Administração, Arnaldo Oliveira, a secretária de Agricultura, Franciangela Santos, e o procurador do município, Dr. Jairon Barbosa.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário