quarta-feira, 26 de novembro de 2025
Projeto da Equinox Gold de Fortalecimento dos Conselhos e Fundos Municipais capta mais de R$ 3,2 milhões para projetos sociais
O Projeto de Fortalecimento dos Conselhos e Fundos Municipais, desenvolvido pela Equinox Gold em parceria com a Prosas, já impulsionou a captação de mais de R$ 3,2 milhões para projetos sociais nos territórios onde a empresa atua. A iniciativa, criada em 2022, foi reconhecida com o Prêmio Mina Sustentável 2025, concedido pela Revista Minérios & Minerais, durante a Exposibram 2025, um dos mais importantes eventos do setor mineral da América Latina.
Desde seu início, o projeto tem fortalecido os Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa, beneficiando diretamente 174 participantes, entre representantes do poder público e da sociedade civil. A ação também resultou na criação e regulamentação de oito leis municipais de conselhos e fundos em quatro municípios da Bahia e do Maranhão.
A iniciativa atua em duas frentes complementares, com capacitação e mentoria para conselheiros e gestores públicos, aliadas a uma ferramenta tecnológica inovadora, desenvolvida pela Prosas, que aprimora a gestão dos fundos municipais e amplia o acesso a recursos públicos e privados destinados a projetos sociais. Essa metodologia assegura a continuidade da governança e da transparência, mesmo diante da rotatividade dos integrantes dos conselhos.
Cesar Torresini, Vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Equinox Gold Brasil, destaca que o projeto é uma forma de fortalecer políticas públicas locais e ampliar o impacto social dos investimentos da Equinox e de outras empresas nos territórios, ao fornecer aos conselheiros e gestores ferramentas para buscarem recursos por meio das leis de incentivo e outras oportunidades de captação.
“O reconhecimento do Prêmio Mina Sustentável é resultado de um trabalho construído em parceria e com propósito. Acreditamos que fortalecer os conselhos municipais é investir na autonomia das comunidades e na continuidade das políticas públicas, promovendo o desenvolvimento social de forma estruturada e participativa”, afirmou.
Para Lucas Alves, diretor da Prosas responsável pelo projeto, a parceria representa um marco importante na consolidação de uma metodologia de fortalecimento da gestão pública na assistência social que pode ser ampliada para outros municípios e setores.
“Estamos em um momento de amadurecimento dessa pauta, levando a metodologia para o nível nacional. O projeto com a Equinox Gold foi um grande laboratório que nos permitiu desenvolver e testar novas ferramentas, integrando capacitação e tecnologia para dar mais consistência às ações dos conselhos. É um reconhecimento que reforça a importância desse trabalho para o desenvolvimento territorial e para o ecossistema de responsabilidade social no Brasil”, destaca.
Alloani Moreira Rios, secretária executiva dos Conselhos Municipal da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa de Santaluz, destacou a relevância da capacitação para o fortalecimento dos conselhos. “Participar do projeto foi uma experiência muito enriquecedora. Um passo essencial para consolidar a atuação dos conselhos, trazendo mais clareza, autonomia e capacidade técnica para que possamos exercer o nosso papel de forma mais efetiva. Ele nos ajudou a repensar processos, incentivar a participação social e compreender melhor como gerir os recursos dos fundos de uma maneira mais transparente e estratégica. É uma iniciativa que deixará um legado, um engajamento e o compromisso com a boa gestão”, afirmou.
No primeiro trimestre de 2026 será concluída a fase de chancela de projetos para captação direta de recursos para iniciativas locais, consolidando um modelo de governança que contribui para a transformação social nas regiões onde a Equinox Gold atua.
Sobre a Equinox Gold
A Equinox Gold é uma mineradora canadense focada no crescimento, com uma base sólida de operações de ouro de alta qualidade e longa duração no Canadá e em toda a América. Com sete minas de ouro em operação em quatro países, Brasil, Canadá, Estados Unidos e Nicarágua, a empresa segue o caminho para atingir mais de um milhão de onças de produção anual de ouro a partir de um conjunto de projetos de desenvolvimento e expansão. No Brasil, são quatro operações da Equinox Gold, localizadas nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)


0 comentários:
Postar um comentário