sábado, 25 de outubro de 2025
Equinox Gold leva ações sociais e agenda de sustentabilidade à Exposibram
Participação da empresa na maior feira de mineração da América Latina reúne exposição de projetos sociais, interação com o público e agenda sobre mineração sustentável
A Equinox Gold participa da Expo e Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), um dos maiores eventos de mineração da América Latina, realizada entre 27 e 30 de outubro no Centro de Convenções de Salvador. No estande organizado pelo Sindicato de Mineração na Bahia (Sindimiba), a companhia apresentará suas ações de impacto social nas comunidades onde opera, além de participar de debates estratégicos sobre o futuro do setor.
Realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a Exposibram reúne as principais mineradoras nacionais e internacionais, fornecedores de equipamentos e tecnologia, além de universidades, autoridades e representantes da indústria mineral. São esperados mais de 30 mil visitantes ao longo dos quatro dias de evento.
“Estar na Exposibram, com outras mineradoras da Bahia, reforça o nosso compromisso com uma com uma mineração responsável e sustentável. Ao unir forças, mostramos resultados, compartilhamos boas práticas e ampliamos o impacto positivo nos territórios”, destaca Carla Lemos de Souza, gerente de Responsabilidade Social da Equinox Gold.
Os visitantes que passarem pelo estande vão poder conhecer os projetos desenvolvidos pela Equinox Gold nas comunidades vizinhas às suas operações. Entre as iniciativas em destaque estão o Cinema na Comunidade, o Seminário de Parceria, o Projeto Semente e o Projeto Capacitar.
Atualmente, a companhia mantém ações em 11 municípios de Minas Gerais, Bahia e Maranhão. Somente em 2024, foram 57 projetos que beneficiaram mais de 10 mil pessoas em 33 comunidades, com frentes culturais, ambientais, educativas e de inclusão. Em 2025, os projetos seguem em atividade.
Como parte da experiência interativa, os visitantes também serão convidados a registrar na parede o seu compromisso com o futuro e receberão uma “Semente Mágica” que, se cuidada, cresce e revela uma mensagem especial da mineradora.
Mineração sustentável em debate
A Equinox Gold também marcará presença em importantes debates durante a Exposibram. No dia 28 de outubro, a partir das 14h, no Palco C, a Gerente de Responsabilidade Social da companhia, Carla Lemos de Souza, mediará um painel sobre diálogo com comunidades e lideranças locais. Já no dia 29, a partir das 15h45, no Palco B, o Vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Cesar Torresini, participará de um debate sobre os caminhos para uma mineração sustentável e inclusiva.
“Para nós, sustentabilidade é sinônimo de permanência: só é possível operar onde há confiança e benefício mútuo. Isso significa garantir que a exploração mineral ocorra com o menor impacto ambiental possível, respeitando os direitos humanos e fortalecendo o desenvolvimento das comunidades onde atuamos”, destaca Torresini.
O executivo também enfatizará a importância de aproximar a sociedade do setor mineral. “A mineração está presente em praticamente tudo, do celular que usamos à infraestrutura das cidades. Devemos evidenciar o impacto positivo e a relevância econômica e, ao mesmo tempo, abrir espaço para o diálogo transparente sobre riscos, desafios e compromissos. A confiança nasce do diálogo contínuo e da prestação de contas.”
SEMBA 2025: expertise da Equinox em destaque
Antes da abertura oficial da Exposibram, em 27 de outubro, será realizada a 7ª edição do Seminário de Mineração da Bahia (SEMBA), no Centro de Convenções de Salvador. O evento terá debates estratégicos sobre a área, políticas públicas e o futuro da atividade mineral no estado, com programação imersiva e ambiente propício ao networking.
Na ocasião, a Equinox Gold apresentará resultados alcançados na otimização de operações e no aumento da recuperação de stopes — melhoria que representa mais eficiência, sustentabilidade e produtividade nas minas. A apresentação será conduzida por Sâmara Pinho, engenheira de minas da companhia, com mais de seis anos de experiência em mineração subterrânea.
Durante o painel, Sâmara compartilhará insights práticos e soluções aplicadas que impulsionaram o desempenho da Mina de Fazenda Brasileiro, mostrando como inovação e gestão técnica caminham lado a lado na evolução do ecossistema mineral.
A Gerente de Assuntos Regulatórios, Giselle Oliveira, também participa de uma mesa redonda com o tema “Bahia de todos os minerais|”, em que debaterá o futuro da mineração local, seus desafios e oportunidades rumo a uma mineração cada vez mais sustentável, inovadora e integrada ao desenvolvimento do estado.
Sobre a Equinox Gold
A Equinox Gold é uma mineradora canadense focada no crescimento, com sete minas de ouro em operação em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos, Nicarágua e México, além do projeto Valentine(Canadá) em desenvolvimento e prestes a se tornar a próxima mina em produção comercial. A empresa segue o caminho para atingir mais de um milhão de onças de produção anual de ouro a partir de um conjunto de projetos de desenvolvimento e expansão. No Brasil, são quatro operações da Equinox Gold, localizadas nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)


0 comentários:
Postar um comentário