Sebrae lança o programa Território Empreendedor Médio Mearim, em Bacabal (MA)
Incentivando a construção de uma agenda de desenvolvimento integrada e estratégica, o Sebrae Maranhão realizou o primeiro encontro do Território Empreendedor Médio Mearim nos dias 23 e 24 de setembro, em Bacabal (MA). A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a governança na região, unindo líderes do setor público, de entidades privadas e do terceiro setor para impulsionar a inovação e o empreendedorismo.
O primeiro encontro mobilizou representantes dos municípios de São Mateus, Bacabal, Lago da Pedra, Pedreiras, Vitorino Freire, Olho D’Água das Cunhãs, Altamira e Brejo de Areia. Durante a ação, os participantes conheceram a estratégia Territórios Empreendedores e a metodologia LÍDER (Liderança para Desenvolvimento Regional). Assim, por meio de dinâmicas, oficinas e rodas de conversa, foram estimulados a refletir sobre suas qualidades e motivações para a construção de um grupo sólido de lideranças no Médio Mearim, com foco na coesão e no alinhamento de propósitos.
Para Maripê Paciffico, empresária de Lago da Pedra e embaixadora regional do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura do Maranhão (CMEC-MA), a iniciativa é fundamental para gerar novas oportunidades de crescimento na região. “Esta ação representa o anseio do Médio Mearim por iniciativas estruturadas que envolvam a participação da sociedade, dos empresários e do terceiro setor. Como atores deste território, podemos contribuir com nossas competências e experiências para promover o desenvolvimento de toda a região, e não apenas de uma localidade. Essa mobilização vai gerar mais estrutura, melhores conexões de negócios e novas oportunidades para todos”, afirmou.
Clóvis Bernardi, produtor rural e vice-prefeito de São Mateus, analisa a ação como uma excelente oportunidade para a construção de projetos voltados ao desenvolvimento socioeconômico do Médio Mearim. “Sou grato por este momento de troca de informações e de discussão sobre os avanços necessários para toda a região. É uma oportunidade valiosa de buscar conhecimento e levar essas informações para o nosso município. As trocas de experiências que vivemos aqui são momentos importantes que nos ajudam a melhorar a qualidade de vida da população de São Mateus e de outros municípios do Médio Mearim”, disse.
Lançamento do Território Empreendedor Médio Mearim
Realizada na noite do primeiro dia do encontro, a cerimônia de lançamento do Território Empreendedor Médio Mearim contou com a presença do diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal; do prefeito de Bacabal e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Roberto Costa; da prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia; do vice-prefeito de São Mateus, Clóvis Bernardi; da presidente da Câmara de Vereadores de Bacabal, Natália Duda; além de vereadores, secretários municipais, lideranças empresariais e representantes de instituições públicas e privadas da região.
Valmir Carlos e Eva Leite, lideranças do Território Empreendedor Sertão Maranhense, também foram convidados à solenidade para compartilhar suas experiências com o programa. Em discurso, Eva enfatizou os avanços conquistados pelo grupo e a importância do apoio do Sebrae para a potencialização dos territórios maranhenses. “De abril de 2024 até agora, realizamos um trabalho muito importante: trouxemos as adaptações necessárias para a nossa realidade, crescemos enquanto indivíduos e como grupo, e hoje temos o prazer de já ter avançado bastante no programa, inclusive com a criação de uma agência de desenvolvimento. Sempre costumo destacar que o Sebrae é unido ao Brasil. Ele pensa, executa e transforma pessoas e transforma regiões, porque há um serviço feito com amor”, pontuou Eva.
O diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, destacou que os resultados positivos alcançados por outras regiões abrangidas pelo Território Empreendedor demonstram a eficácia da metodologia LÍDER para fomentar o desenvolvimento sustentável dos municípios maranhenses. “Esta ação tem como premissa o fortalecimento de pactos estratégicos e a criação de mecanismos de monitoramento e execução que assegurem continuidade às iniciativas. A experiência de outras regiões já demonstra que, quando existe uma governança ativa e plural, os resultados não apenas aparecem, mas se multiplicam”, completou.
O prefeito de Bacabal, Roberto Costa, evidenciou, por sua vez, a relevância do espaço de articulação construído pelo programa.“Quando um projeto é elaborado com a participação popular e de instituições que atuam no dia a dia da região, ele se torna muito mais fortalecido, porque reflete experiências individuais e coletivas. Esse momento é especial justamente pelo poder de articulação e união de toda a população e instituições, sempre em defesa de um projeto comum para toda a nossa região”, afirmou.
Municípios participantes
As ações do programa envolvem 11 municípios do Médio Mearim: Alto Alegre, Bacabal, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande, Lago da Pedra, Lima Campos, Pedreiras, Peritoró, São Mateus do Maranhão, Trizidela do Vale e Vitorino Freire.
Dividida em encontros mensais, a jornada da estratégia Territórios Empreendedores inclui três fases: a primeira visa explorar o território com base em evidências e vivências locais; a segunda promoverá o engajamento de lideranças e instituições para a definição de uma agenda de desenvolvimento; e a terceira será direcionada a impulsionar a transformação do território por meio da integração de parceiros e recursos.
“Com este programa, vamos promover o desenvolvimento da região em parceria com lideranças de 11 municípios, o terceiro setor, o poder público e a classe empresarial. Juntos, construiremos uma agenda de desenvolvimento para o território, um trabalho colaborativo em que o Sebrae atuará como orquestrador de toda essa ação fundamental para o progresso da nossa região”, finalizou o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Bacabal, Emerson Mendes.
0 comentários:
Postar um comentário