sexta-feira, 19 de setembro de 2025
Equinox Gold participa de seminário sobre avanços da legislação de mineração subterrânea
A Equinox Gold participa na próxima terça-feira, 23/09, do Seminário Avanços da Legislação de Mineração Subterrânea, que será realizado na Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil (ESA/OAB), em Brasília (DF). A empresa é uma das patrocinadoras do evento que reunirá representantes do setor mineral, autoridades públicas, especialistas e parlamentares para discutir propostas de atualização das Normas Reguladoras de Mineração (NRMs) e de outros dispositivos legais aplicáveis à mineração subterrânea no Brasil.
O objetivo do encontro é estimular o debate sobre as condições operacionais do setor, consolidar entendimentos sobre o arcabouço legal e fortalecer práticas que promovam a saúde, a segurança ocupacional e a qualidade de vida dos trabalhadores.
Sidney Sávio Ferreira de Almeida, Coordenador de Engenharia e Planejamento de Manutenção de Equipamentos de Mina da Equinox Gold, participa do painel Tecnologia e Segurança do Trabalho, marcando o compromisso da companhia em contribuir para o desenvolvimento seguro e inovador do setor. “Discutir tecnologia e segurança é essencial para consolidar uma mineração subterrânea mais eficiente e responsável. Nossa prioridade é adotar práticas e equipamentos que protejam a vida dos trabalhadores e, ao mesmo tempo, acompanhem a evolução técnica que o setor demanda”, afirma.
A gerente jurídico regulatório da Equinox Gold, Giselle de Oliveira, compõe o painel “Legislação Atual”, que debate os gargalos da legislação para o desenvolvimento da mineração subterrânea no Brasil e alternativas para superá-los. Ela ressalta a importância do diálogo entre empresas, sociedade e autoridades para a construção de uma legislação que proteja os trabalhadores e apoie a inovação e o desenvolvimento do setor. “Avançar na modernização da legislação é um passo fundamental para reduzir gargalos e ampliar a competitividade da mineração subterrânea no Brasil. Acreditamos que a construção coletiva de soluções trará benefícios tanto para os trabalhadores quanto para o setor mineral como um todo”, defende.
Atualmente, o Brasil tem 31 minas subterrâneas em operação. A tendência do setor mineral aponta para uma atividade cada vez mais profunda, o que deve impulsionar tanto a abertura de novas minas quanto o aprofundamento das já existentes. Assim, discutir a modernização das normas se torna imprescindível para acompanhar a evolução tecnológica da operação e as exigências de segurança e eficiência que marcam o futuro da mineração subterrânea no país.
Sobre a Equinox Gold
A Equinox Gold é uma mineradora canadense focada no crescimento, com sete minas de ouro em operação em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além do projeto Greenstone (Canadá) em desenvolvimento e prestes a se tornar a próxima mina em operação. A empresa segue o caminho para atingir mais de um milhão de onças de produção anual de ouro a partir de um conjunto de projetos de desenvolvimento e expansão. No Brasil, são quatro operações da Equinox Gold, localizadas nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário