quarta-feira, 27 de agosto de 2025
Criminosos usam STJ para aplicar golpe do falso advogado no Maranhão

Uma quadrilha especializada no chamado golpe do falso advogado e advogada continua agindo no Maranhão e está utilizando o nome do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para enganar partes em processos judiciais que estão tramitando de forma pública.
O caso já foi denunciado pela seccional da OAB maranhense, que mantém em seu site ambiente específico para denúncias, além de promover campanhas de conscientização para alertar causídicos; escritórios; e clientes .
O editor do Blog foi alvo do grupo criminoso nesta quarta-feira, 27.
Consciente da ação delituosa, não foi lesado, já tendo comunicado o fato a quem é devido.
Utilizando o número telefônico 98 8934-4776, a quadrilha, via WhatsApp, se passou por um membro do conceituado escritório João Batista Ericeira – Advogados Associados (Ericeira Advogados).
Tratou-se de uma ação judicial, cuja última movimentação ocorreu em 2017, informando falsamente que a mesma havia obtido decisão em última instância, com indenização superando o valor de R$ 82 mil.

“Para darmos continuidade ao processo de pagamento da indenização, será necessário concluir algumas etapas essenciais. Elaboração do Termo e Certidão de Encerramento do Processo (TCE) – documento que formaliza o encerramento da demanda. Cadastro da(o) Sr.(a) como beneficiária(o) da indenização – procedimento indispensável para a transferência dos valores .Além disso, solicitamos que encaminhe as informações bancárias de uma conta de sua titularidade (com movimentação ativa), para que possamos prosseguir com o cadastro e a transferência: Banco, Agência e Conta. Só aguardar o especialista do stj entra em contato pra finalizar a liberação da causa e concluir a declaração de valores em conta”, escreveu o criminoso em uma das mensagens.
Um comparsa, se passando por servidor do STJ, manteve contato no número 31 2157-0632.
“Estamos entrando em contato referente ao Processo. Venho te dar a notícia que a Juíz(a): Danniel Gustavo Bomfim A. da Silva analisou os fatos ocorridos e deferiu a causa Ganha. Valor da ação: R$ 82.431,41. Nosso setor responsável pelo pagamento irá entrar em contato para efetuar a liberação do Valor da Ação e Concluir a Declaração de valores. Atendente: Marcelo Freire. Posso entrar em contato para iniciarmos a audiência de liberação e concluir a declaração de valores ?”, escreveu.
A última etapa para conclusão do golpe seria a digitação de senha bancária via aplicativo através de uma chamada de vídeo, com reconhecimento facial, o que daria ao grupo criminoso acesso irrestrito a conta bancária.
O Ericeira Advogados, ao tomar conhecimento do fato, publicou nota alertando para o golpe – veja abaixo.

Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário