segunda-feira, 21 de julho de 2025
Prosas lança análise de redes para mapear conexões entre financiadores e instituições culturais e esportivas
Prosas lança análise de redes para mapear conexões entre financiadores e instituições culturais e esportivas
A partir da ferramenta, é possível identificar, por exemplo, grupos de instituições culturais que compartilham os mesmos financiadores, como é o caso do MASP, que recebe aportes de Itaú e Nubank, e do Inhotim, que conta com patrocínios de Shell, Nubank, Itaú e Petrobras. Já a Orquestra Sinfônica Brasileira está conectada a empresas como Shell, Itaú e Vale, evidenciando uma rede de apoio comum entre grandes nomes da cultura brasileira.
Essas informações são apresentadas em um gráfico interativo, no qual cada ponto representa um proponente ou financiador, e as conexões revelam afinidades de patrocínio. A ferramenta foi desenvolvida a partir de dados públicos organizados pela equipe da Prosas, que também realiza o agrupamento por grupo empresarial, o que garante uma visualização mais próxima da realidade do mercado.
"A análise de redes permite entender a lógica por trás do financiamento cultural e esportivo no Brasil. É uma ferramenta útil tanto para quem capta quanto para quem investe, pois oferece uma visão sistêmica e orientada por dados", explica Carol Farias, coordenadora de Marketing da Prosas.
A nova funcionalidade já está disponível gratuitamente no Painel da Rouanet e se soma a outros recursos voltados à transparência e ao fortalecimento da política de incentivos fiscais no país. Acesse e confira: https://leirouanet.prosas.com.br/
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário