sábado, 4 de junho de 2022

Equinox Gold preserva mais de 7,4 mil hectares de floresta nativa

 

Mapeamento, que envolve as quatro unidades da mineradora localizadas no Brasil, reforça atuação além da obrigação legal e reflete compromisso em alcançar a excelência na gestão ambiental

Comprometida em alcançar a excelência na gestão ambiental, a Equinox Gold mantém investimentos contínuos na implementação das melhores práticas internacionais para gerenciar e mitigar os impactos de sua atividade. Uma das principais iniciativas é a preservação de 7.478,35 hectares de florestas nativas, conforme inventário das operações no Brasil. O mapeamento envolve as quatro unidades – Fazenda Brasileiro e Mineração Santa Luz, ambas na Bahia; Mineração Aurizona, no Maranhão; e Mineração Riacho dos Machados, em Minas Gerais – e revela uma atuação que vai além dos aspectos legais. O total de área preservada, atualmente, é 26% maior que a reserva legal, estipulada pela legislação florestal.

O processo de compensação ambiental da Equinox Gold abrange tanto a criação de áreas de conservação, com proteção dos ecossistemas naturais e documentação da riqueza biológica local, quanto a recuperação de regiões degradadas ao longo dos últimos anos, por diferentes agentes. Isso significa a implementação de projetos de reabilitação, que incluem o plantio de vegetação nativa, proteção do solo contra erosão, preservação de nascentes, drenagem de águas superficiais, ajudando a recompor a biodiversidade da flora e da fauna. Entre essas iniciativas, um destaque é a compra de um terreno próximo à Mineração Santa Luz, situado em uma região de Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, que, agora, se tornou área de preservação da empresa.
De acordo com o gerente regional de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Equinox Gold, Luiz Fregadolli, existe uma diretriz global, porém cada unidade tem autonomia para definir suas ações de compensação ambiental, com base nas particularidades de cada estado e da região em que está inserida. “O foco é garantir impactos socioambientais positivos, com a preservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida para a população. Dessa forma, é possível desenvolver uma mineração responsável e sustentável, que proporcione o crescimento local, em equilíbrio com o meio ambiente”, enfatiza.

Nesse sentido, a Equinox Gold também executa um programa de educação a mbiental, voltado para os funcionários e para as comunidades onde está inserida. A intenção é promover o engajamento de todos a esse tema, esclarecer a forma de operação das minas e os cuidados da empresa para proteger o meio ambiente, além de aprender com as populações locais. Durante essas atividades, muitas vezes, são doadas diversas mudas florestais aos participantes, a fim de complementar as informações apresentadas. As mudas são cultivadas em viveiros de plantas de espécies nativas que chegam a produzir até 18 mil unidades por ano.

Preservação em números

Unidades

Aurizona

Fazenda Brasileiro

Santa Luz

Riacho dos Machados

Reserva Legal (ha)

4.813,34

262,02

189,02

258,32

Total de Áreas preservadas

4.875,17

794,91

739,64

1.068,63

Total de áreas preservadas

Equinox Gold Brasil

7.478,35 Hectares de floresta nativa

 


Sobre a Equinox Gold

Principal produtora de ouro das Américas, a Equinox Gold é uma empresa canadense de mineração, com sete minas em operação, em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além de outros projetos em desenvolvimento. No Brasil, está presente nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais. A empresa tem sua atuação apoiada em uma estratégia de crescimento e diversificação, com a meta de produzir um milhão de onças de ouro por ano. Dessa forma, ampliará, também, as oportunidades de desenvolvimento e de cuidado com o meio ambiente, além de promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde está inserida. Em 2021, a companhia totalizou uma produção de 602,1 mil onças de ouro.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE