quarta-feira, 9 de março de 2022

TURIAÇU : TAC proposto pelo MPMA estabelece municipalização do trânsito


Acordo deverá ser cumprido no prazo de 8 meses


Com o objetivo de garantir o planejamento e a fiscalização do trânsito em Turiaçu, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) firmou, em 10 de fevereiro, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município. Assinaram o documento o promotor de justiça Hagamenon de Jesus Azevedo (que responde temporariamente pela comarca) e o prefeito Edesio Cavalcanti.

O TAC é baseado nas solicitações da Ação Civil Pública de obrigação de fazer com pedido de antecipação de tutela, ajuizada em julho de 2019, pelo Ministério Público.

O Município ainda não está formalmente integrado ao Sistema Nacional de Trânsito e nem com Departamento de Trânsito e Transporte local devidamente inscrito junto ao Departamento Nacional de Trânsito, como determina a Resolução nº 811/2020-Contran, de 15 de dezembro de 2020. Igualmente não enviou à Câmara Municipal Projeto de Lei que cria a Junta Administrativa de Recursos de Infrações de Trânsito (Jari) e Departamento Municipal de Trânsito.

“Não têm sido cumpridas as obrigações administrativas do Município e é evidente a ausência de sinalização de trânsito adequada e suficiente, agentes de trânsito, atividades de engenharia e promoção de educação no trânsito”, acrescenta Hagamenon Azevedo.

Ainda de acordo com o representante do MPMA, a falta de atuação do Município na fiscalização do trânsito põe em risco a vida e a segurança de pedestres e condutores, principalmente, crianças e adolescentes, que são, frequentemente, flagrados pelas polícias Civil e Militar, Guarda Municipal e Conselho Tutelar, conduzindo motocicletas.

OBRIGAÇÕES

O TAC estabelece prazo de oito meses para definir políticas de estacionamento de veículos (incluindo aqueles de tração animal), carga e descarga de mercadorias, segurança de trânsito e de pedestres.

Outras obrigações são planejamento da circulação de pedestres e veículos, realização de projeto de área (mão de direção, segurança, pedestres, sinalização etc), implantação e manutenção das sinalizações vertical, horizontal e semafórica.

O Município se compromete a exercer controle da autorização de obras e eventos (nas vias ou fora delas), que possam gerar impacto no trânsito (obras viárias, shows, jogos de futebol, passeios ciclísticos, maratonas, festas juninas, filmagens etc).

A Prefeitura de Turiaçu deve, ainda, enviar à Câmara Municipal Projeto de Lei que cria o Departamento Municipal de Trânsito e a Junta Administrativa de Recursos de Infrações de Trânsito (Jari). Responsabiliza-se, também, por organizar este último órgão, elaborar e aprovar o regimento interno deste e encaminhar o documento ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-MA), como estabelecido no artigo 4º da Resolução nº 811/2020-CONTRAN.

Outra responsabilidade é o exercício de poder de polícia administrativa de trânsito, aplicando penalidades cabíveis e arrecadando as devidas multas aplicadas. Igualmente, deve atuar na prevenção e repressão à condução de veículos automotores, principalmente motocicletas conduzidas por crianças e adolescentes. Estes devem ser apreendidos e encaminhados à autoridade policial, com comunicação prévia ao Conselho Tutelar, para adoção das providências legais cabíveis.

As obrigações do Município incluem regulamentação e fiscalização circulação de taxistas, moto-taxistas e de transporte alternativo (vans e micro-ônibus) coletivo de passageiros. Outras são autuação, processamento de multas, seleção, capacitação, treinamento, designação e credenciamento de agentes de fiscalização.

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Uma campanha deve ser realizada para estimular motociclistas a usar capacetes. Além disso, o Município está obrigado a promover e participar de projetos e programas de educação e segurança de trânsito de acordo com diretrizes estabelecidas pelo Contran. Medidas da Política Nacional de Trânsito e do Programa Nacional de Trânsito devem ser implantadas.

As atividades incluem coleta, controle e análise estatística de trânsito, encaminhamento de relatórios bimestrais à Promotoria de Justiça de Turiaçu, informando sobre andamento e cumprimento dos compromissos.

No prazo de um ano, contado a partir da assinatura do acordo, o Município deverá comprovar ao MPMA o cumprimento de todas as obrigações estabelecidas no acordo.

Em caso de descumprimento ou atraso de qualquer obrigação, o Município deverá pagar multa diária de R$ 1 mil. O montante deverá transferido ao Fundo Estadual de Proteção dos Direitos Difusos, independentemente de execução judicial do TAC.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura executa novas obras de pavimentação em Godofredo Viana