domingo, 12 de dezembro de 2021

Festival de Xadrez reúne mestres enxadristas em disputa simultânea com estudantes da Rede Pública Estadual

 

Estudantes e professores participaram do Festival

Com o intuito de democratizar o acesso à prática do xadrez nas escolas da Rede Pública Estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nessa sexta-feira (10), o III Festival de Xadrez 2021, com a participação do Grande Mestre Internacional, Rafael Leitão, e do Mestre Nacional, Nicolau Leitão, que realizaram disputa simultânea com os estudantes integrantes do Projeto Xadrez nas Escolas, da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís. O evento ocorreu no Centro Educa Mais Domingos Vieira Filho, em Paço do Lumiar.

O Festival de Xadrez teve a participação de 43 estudantes de 16 escolas da Rede Pública Estadual, que tiveram momentos valiosos ao lado desses dois mestres do xadrez e agora levarão para casa uma experiência única. Maria Soares, estudante do Centro de Ensino Estado do Mato Grosso, expressou alegria por participar do evento e ficou emocionada ao conhecer os mestres enxadristas.

“Eu fiquei muito feliz, porque pude conhecer Rafael e Nicolau Leitão e, ainda, porque o Festival nos ajuda a ter mais acesso ao Xadrez, já que antes as escolas públicas da Rede Estadual não ofereciam o jogo e agora a prática do Xadrez nessas escolas já é uma realidade”, expressou.

O Projeto de Xadrez nas Escolas foi idealizado pelo Governo do Estado, por meio da Seduc, através da Secretaria Adjunta de Gestão da Rede do Ensino e da Aprendizagem (SAGEA). A supervisora de Projetos Especiais da Seduc, Elizabeth Gomes, destacou a importância do Festival de Xadrez para os estudantes.

“O Festival de Xadrez é uma oportunidade para avaliarmos como está o nível dos nossos alunos, porque Rafael e Nicolau são de altíssimo nível, mas foi surpreendente como os estudantes resistiram e tiveram excelentes resultados. Para nós, é muito gratificante porque o festival dá continuidade a um projeto, implantado pelo Governo Flávio Dino. Acreditamos o Xadrez auxilia muito na concentração dos alunos e no desenvolvimento da aprendizagem”, destacou.

Após a simultânea de Xadrez, os estudantes foram premiados com troféus, medalhas, com os livros “Aprenda Xadrez com Rafael Leitão”, volumes I e II, entre outros prêmios. Para Rafael Leitão, enfrentar os estudantes da Rede Pública Estadual tem um significado valioso e muito importante para sua vida.

“Esse evento é muito especial porque enfrentei estudantes das escolas públicas, que estão aprendendo a jogar Xadrez, por meio de um projeto muito legal, que começou há alguns anos. A gente estava precisando desse momento, depois de ficar muito tempo em casa por conta da pandemia. É muito bom ver que os eventos estão voltando e fiquei muito animado em reencontrar a garotada das escolas. Espero que, em 2022, a gente tenha muitos outros eventos como esse”, disse Rafael Leitão.

Nicolau Leitão falou sobre a popularização do Xadrez, destacando que o jogo é fácil de aprender, e revelou que teve dificuldades para vencer algumas partidas durante simultânea com estudantes das escolas da Rede Pública Estadual.

“Sabemos que a escola é o caminho para a popularização do jogo de xadrez. É gratificante ver quando as crianças e jovens das escolas públicas têm acesso ao jogo, que é divertido e fácil de aprender. Os estudantes jogaram muito bem, eu tive dificuldade, inclusive, em muitas partidas. O jogo de xadrez é uma ferramenta poderosa, que auxilia na memória, concentração, no poder de decisão, planejamento, mas elas também precisam se divertir e os eventos como esse são pensados para isso”, exprimiu Nicolau.

As escolas participantes do III Festival de Xadrez foram os Centros de Ensino Prof. José do Nascimento de Moraes; Bernardo Coelho de Almeida; Erasmo Dias; Estado do Mato Grosso; Estado do Rio Grande do Norte; Jackson Lago; São Cristóvão; Profª. Maria Helena Rocha; Profº. Barjonas Lobão; Sagarana II; os Centros Educa Mais Menino Jesus de Praga; Salustiano Trindade; Domingos Vieira Filho; Paulo VI; o IEMA-UP Rio Anil; e o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S-Joãosinho Trinta).

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE