quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Nova Estação de Tratamento de Água (ETA) do Distrito de Aurizona é apresentada para comunidade e lideranças locais



A Mineração Aurizona S.A. (MASA) e a Venture Engenharia Projetos e Construção, apresentaram para comunidade da Vila Aurizona durante reunião na tarde desta terça-feira (23), a nova Estação de Tratamento de Água (ETA), que vai abastecer a Vila Aurizona.

A reunião teve como objetivo, além de detalhar mostrar toda a nova estrutura da ETA, explicar descrever como o funcionamento funciona do processo de tratamento, até a chegada do abastecimento da água potável nas torneiras da comunidade. Os presentes integram a Comissão de Acompanhamento de Obra, sugerida pela MASA, para envolvimento futuro na gestão do sistema, que é um patrimônio público, com operação sob responsabilidade da Prefeitura Municipal de Godofredo Viana.

O engenheiro Levy Rodrigues responsável pela obra da nova ETA fez a apresentação e mostrou as características do novo sistema de tratamento de água e quais os próximos passos a partir do início do abastecimento da comunidade pela nova ETA. Atualmente, a nova ETA está em processo de testes com operação total prevista para janeiro de e até o inicio de 2022 deve estar em plena operação.

Segundo o engenheiro responsável, a nova ETA suporta um crescimento de até 30 anos da vila. “São cerca de 60 mil litros de água tratada por hora”, disse Levy.
Para lideranças da comunidade presentes na reunião, este é um momento de grande importancia, uma vez que a empresa juntamente a prefeitura de Godofredo Viana tem investido para levar água de qualidade a população. “A nova ETA vem para solucionar um problema muito grande e antigo aqui na vila, que é essa questão do abastecimento de água. Sobre a apresentação todos estão de parabéns. Eu já conhecia o projeto, visitando e também fiscalizando o local, mas em resumo a obra é importante e muito positiva”, disse Leandro Severo vereador de Godofredo Viana e representante da comunidade.

A Nova ETA

O novo sistema de tratamento de água de Aurizona, além de moderno, dispõe de diversas etapas em seu processo que antes não existiam no antigo sistema, o que causava perda de qualidade da água, especialmente nos períodos chuvosos, em que a fonte de captação da água tem aumento natural de sua turbidez.

A nova ETA possui tanque de flodecantãção, para retirada de particula dos sólidos e organicos, seguido de sistema de filtração com zeólitas para tratamento e remoção de metais como ferro (Fe) e maganês (Mn), presentes naturalmente na região, assim como eliminação possiveis bactérias por meio dos filtros que possuem carvão ativado.

A nova ETA possui reservatório com capacidade de 100.000 litros. Atualmente toda a população de Aurizona consome em média 840.000 litros de água em 24 horas. Por meio do novo sistema, infraestrutura e localização, a nova ETA deverá melhorar ainda mais a qualidade da água, pressão e distribuição à população da comunidade de Aurizona.

Expansão da rede de distribuição

A próxima etapa será a melhoria e expansão da rede de distribuição de Aurizona. Esta atividade é de responsabilidade da MASA está prevista para iniciar ainda em 2021 em parceria com a Prefeitura de Godofredo Viana, com previsão de conclusão até o fim de 2021.

Com todo este trabalho realizado, a previsão expectativa é quem em 2022 toda população de Aurizona esteja conectada ao sistema com tenha água potável em suas torneiras, visto que a expansão da vila não foi acompanhada de planejamento para o fornecimento de água.

Meio Ambiente

Na ocasião o gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, Claudemir Fonseca, explicou as diversas ações ambientais realizadas na recuperação da Lagoa Juiz de Fora, local de captação de água. Segundo o gerente, foi possível concluir que o reservatório Lagoa Juiz de Fora possui condições ambientais satisfatórias com um índice de qualidade ambiental (IQA) superior a 75% (considerado bom) variando até mais de 82% (ótimo) segundo referência aos padrões da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e do índice da National Sanitation Foundation, dos Estados Unidos.

Sendo assim, a Lagoa Juiz de Fora está em plenas condições para que seja utilizada para a captação de água e abastecimento da população.

Sobre a Mineração Aurizona

A Mineração Aurizona S/A (MASA), do Grupo Equinox Gold, está localizada no extremo noroeste do estado do Maranhão, no município de Godofredo Viana, e é a primeira mineração industrial de ouro do estado. Em produção comercial desde 2019, a MASA retomou atividades após quatro anos em cuidados e manutenção, sendo a sua arrecadação de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) em 2020, responsável por mais de 80% do total recolhido no Maranhão,totalizando cerca de 10.1 milhões de reais.

A estratégia do Grupo Equinox Gold para os próximos anos é prolongar a vida útil da mina, impactando positivamente a região com foco na geração de empregos, segurança do trabalhador, cuidados com o meio ambiente e potencialização da economia local através da mineração industrial. A MASA investe ainda constantemente em diversos projetos sociais apoiando também as atividades de infraestrutura local, como manutenção de estradas e a recente construção da nova escola da comunidade de Aurizona.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE