quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Tambor de Crioula é revalidado como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

Durante a 97ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, realizada na última terça-feira (31), o Tambor de Crioula do Maranhão foi revalidado como Patrimônio Cultural do Brasil. Além dele, também passaram por esse processo o Frevo (PE) e o Ofício das Paneleiras de Goiabeiras (ES), todos aprovados por unanimidade.

Segundo o Iphan, todos os bens culturais que são registrados como Patrimônio Cultural passam pelo processo de revalidação a cada dez anos, de acordo com o Decreto nº 3.551/2000. O objetivo é investigar sobre a atual situação do bem cultural, verificar mudanças nos sentidos e significados atribuídos, entre outros aspectos.

A presidente do Iphan, Larissa Peixoto, destacou que além dos registros e revalidações, o Iphan também vêm trabalhando no planejamento de ações para concluir o processo de proteção e valorização de todos os 50 bens registrados no Brasil

Sobre o Tambor de Crioula:

O Tambor de Crioula do Maranhão (MA) é registrado como Patrimônio Cultural Imaterial desde 2007. Tradição em grande parte dos municípios maranhenses, a manifestação envolve dança circular, canto e batuque de tambores. Tem origem afro-brasileira e é dançada em louvor a São Benedito, em praças, terreiros e festas. O ponto alto da dança é a punga ou umbigada – ato em que as dançadeiras se cumprimentam batendo barriga com barriga.

*Com informações do Iphan.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura executa novas obras de pavimentação em Godofredo Viana