domingo, 19 de setembro de 2021

Milhares de estudantes da rede pública estadual marcam presença no 1º Aulão Mais Ideb 2021

Recuperar aprendizagens relativas a habilidades essenciais de Língua Portuguesa e Matemática esse é um dos objetivos dos Aulões Mais Ideb, promovidos pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e que nesse sábado (18) retomou suas atividades com o 1º Aulão Mais Ideb 2021.

Destinada a estudantes das três séries do Ensino Médio, a iniciativa fortalece as ações do Plano Mais IDEB, que – desde que foi criado pelo Governo do Estado, tem transformado a realidade da educação no Maranhão. E em 2021 contou com um diferencial, tendo as aulas sendo transmitidas pela TV Educação e pelo canal do YouTube da Plataforma Gonçalves Dias, mais uma forma que a Seduc tem encontrado para garantir a aprendizagem dos estudantes, após o período em que as escolas estiveram fechadas para atividades presenciais.

A secretária Adjunta de Ensino da Seduc, Nadya Dutra explica que os Aulões Mais Ideb são realizados dentro de uma agenda que contempla a avaliação da aprendizagem, a avaliação diagnóstica, para a verificação dos conteúdos que precisam ser reforçados junto aos estudantes para garantir todas as aprendizagens previstas em cada série do Ensino Médio.

“Iniciamos neste sábado [os Aulões Mais Ideb] no Maranhão inteiro com a presença significativa de estudantes em todas as nossas Unidades Regionais de Educação e teremos ao todo 16 Aulões, com foco nas aprendizagens de Língua Portuguesa e Matemática. Nós consideramos que, em tempos de pandemia, o Aulão tem ainda mais sentido e significado para apoiar, não só os estudantes, mas também os professores no desenvolvimento das aulas durante a semana. Além de auxiliarem também os estudantes que prestarão os vestibulares. Todo o material foi preparado com muito zelo, carinho e determinação por nossos professores, para que possamos recuperar as aprendizagens prejudicadas no tempo de pandemia”, destacou Nadya Dutra.

Os Aulões já acontecem desde 2017, sempre a partir dos resultados das avaliações diagnósticas. Inicialmente, os diagnósticos eram do Simulado Mais Ideb; de 2019 em diante, já foram usados os resultados do SEAMA.

“Hoje foi um dia de grande alegria para nossa rede estadual, início dos Aulões Mais Ideb, oportunidade que temos de recuperar a aprendizagem dos nossos estudantes com muito compromisso e zelo. Os Aulões são ofertados para todos os estudantes do Ensino Médio e têm foco na recuperação das habilidades e competências essenciais que devem ser desenvolvidas ao longo da educação básica. Vimos que os estudantes e escolas entenderam essa necessidade e estão junto com a Secretaria de Estado da Educação nessa grande ação”, complementou Eliziane Carneiro, supervisora de Gestão Escolar da Seduc.

A cada sábado, serão abordadas habilidades específicas de Língua Portuguesa e Matemática, sendo três aulas de cada disciplina, aplicadas todo final de semana. E no 1º Aulão os estudantes contaram com aulas ministradas pelos professores Cacau Sotero, Gabrielle Monteles e Nagla Carolina (Língua Portuguesa); e Renata Feques, Marcos Santos e Thiago Araújo (Matemática).

O Aulão contou com a presença massiva de estudante de todo o Maranhão, que puderam esclarecer dúvidas sobre os conteúdos de ‘Coesão e coerência textual’, ‘Termos anafóricos e catafóricos e formas remissivas lexicais’, ‘Coesão e coerência no processamento do texto’, ‘Polinômios’, ‘Raízes de Polinômios’ e ‘Aplicação de Polinômios e Raízes de Polinômios’.

“Gostei bastante do Mais Ideb! Foi uma ótima ação em colocar um Aulão aos sábados com a finalidade de obter mais conhecimento sobre tais matérias”, disse Nickevin Santos, estudante da 3ª série do Ensino Médio do Centro de Ensino Francisco Alves II, em Davinópolis.

“Eu adorei porque é mais uma oportunidade para nós estudantes nos prepararmos para o Enem e outros vestibulares. Aprendi alguns macetes em Português e Matemática, também. Estou amando!”, reforçou João Inácio, estudante da 3ª série do Ensino Médio do CE Cristóvão Colombo, em Caxias.

“Só temos a agradecer ao governador Flávio Dino e ao secretário Felipe Camarão por essa oportunidade, e principalmente, por todo esse investimento em nossa educação”, finalizou Luana Baldez, estudante da 3ª série do Ensino Médio do CE Humberto de Campos, em São Luís.

Cabe destacar que a programação dos Aulões segue até o dia 1° de janeiro de 2022.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE