terça-feira, 13 de julho de 2021

Governo lança Programa Mais Integral visando fomentar a implantação de escolas em tempo integral nas redes municipais

Ação do governo busca fortalecer o regime de colaboração com os municípios em prol da Educação

Com intuito de conceder apoio técnico-financeiro a municípios, para estimular a implantação de escolas em tempo integral nas redes municipais, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou, nesta sexta-feira (9), o Programa Mais Integral. O evento ocorreu na Unidade Plena do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) em Cururupu.

A ação do governo busca fortalecer o regime de colaboração entre a Secretaria de Estado da Educação e as Secretarias Municipais de Educação, para promover a melhoria do fluxo escolar e a elevação dos indicadores educacionais em todo território maranhense. Neste primeiro momento, o termo de cooperação foi firmado com 10 municípios da Baixada Maranhense, sendo eles Cururupu, Pinheiro, Cedral, Central do Maranhão, Mirinzal, Guimarães, Bequimão, Apicum-Açu, Serrano do Maranhão e Bacuri.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou a importância do encontro para estimular a implantação de escolas de tempo integral nas redes municipais e garantir educação de qualidade para todos os maranhenses e convidou os prefeitos e outras autoridades para fazer parte do Programa Mais Integral.

“Eu quero conclamar, convocar vocês a implantarem em suas cidades, na medida do possível, com disponibilidade orçamentária, com planejamento e com o nosso apoio, escolas ou creches em tempo integral. Isso fará uma verdadeira revolução nas nossas cidades, uma revolução na Educação e marcará a gestão dos senhores e das senhoras. Assim, iremos implantar uma grande rede de educação de tempo integral no nosso estado, que causará grande impacto na vida de crianças e adolescentes maranhenses”, declarou.

O prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, destacou a importância do Programa Mais Integral para o município. “Esse programa é de uma relevância imensa para a educação do nosso estado. O governador teve a sensibilidade de estender mais essa parceria e não poderia ser diferente. Cururupu vai fazer parte desse programa, assim como outros municípios, pois é como a gente sempre diz: educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo. É com essa visão e esse respeito que o governador Flávio Dino e o secretário Felipe Camarão têm com a educação. Aqui fica o nosso agradecimento, muito obrigado e que Deus nos abençoe”, expressou.

Osvaldo Gomes, prefeito de Guimarães, ressaltou que o Programa Mais Integral transformará a vida dos estudantes da rede municipal. “Oferecer educação em tempo integral ao nosso aluno da rede municipal de ensino é fundamental para o seu desenvolvimento. Por isso que é importante estarmos aqui para discutir, ouvir e levar essa proposta para os municípios e ter o apoio do Governo do Estado para implantação desse programa”, frisou.

O Governo do Estado iniciou em 2015 o processo de implantação de escolas em tempo integral na rede estadual. Agora o propósito é estimular que as prefeituras também implantem esse projeto em suas redes, tendo o suporte de profissionais da Secretaria de Estado da Educação no processo de implementação desta política educacional. A meta do governo é que cada município implante pelo menos uma escola em tempo integral em sua rede.

“Esse programa é um sonho para todos os maranhenses e para Apicum-Açu parecia um sonho tão distante e, de repente, a gente tem a possibilidade de transformar a vida dos nossos alunos. O nosso município parece tão distante que, às vezes, as políticas públicas têm mais dificuldade para chegar aqui. Agora a gente agradece ao governador Flávio Dino e ao secretário Felipe Camarão por esse olhar diferente para a educação, que faz a diferença na vida das pessoas”, exprimiu a secretária de Educação do Município de Apicum-Açu, Elitane Sousa Ferreira.

Entrega de kits para alunos

Após a solenidade de lançamento do Programa Mais Integral, estudantes da Unidade Plena do IEMA em Cururupu receberam kits escolares, compostos de cadernos, lápis, canetas, régua, borracha e calculadora, para ajudar no dia a dia das tarefas da escola. A escola possui 487 alunos matriculados e oferece os cursos de Serviços Públicos; Serviços Jurídicos; Agroindústria; Alimentos; Informática e Meio Ambiente.

O secretário adjunto de Educação Integral e Profissional da Seduc, André Bello, destacou a ação que beneficiará estudantes de todo o Maranhão. “Nós iremos entregar mais de 200 mil kits ainda este mês para a retomada das escolas. Sabemos que muitas famílias perderam totalmente a sua renda durante a pandemia e estamos entregando esse material, para garantir a aprendizagem. As famílias não terão que se preocupar em comprar caderno, lápis, dentre outros materiais, porque o estado está entregando para os alunos”, apontou.

A cerimônia de lançamento do Mais Integral contou ainda com a participação dos prefeitos de Bequimão, João Martins; Cedral, Fernando Cuba; Apicum-Açu, Zequinha Ribeiro, dentre outras autoridades.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE