sexta-feira, 9 de julho de 2021

Governo entrega cartões aos beneficiários do Maranhão Verde – Pró-Campos em Pinheiro e Santa Helena

Programa Maranhão Verde – Pró-Campos estimula ações de preservação ambiental
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), realizou, nesta sexta-feira (9), a solenidade de entrega dos cartões aos beneficiários do Programa Maranhão Verde – Pró-Campos, em Pinheiro, com o subprojeto “Pinheiro Verde”, e em Santa Helena, com o subprojeto “Plantando Vida”. O programa engloba também os municípios de Palmeirândia, com o subprojeto “Igarapé-Açú”, e Penalva, com o subprojeto “Proteção à Produção”.

O Programa Maranhão Verde tem a finalidade de fomentar e desenvolver projetos voltados para apoio à conservação e recuperação ambiental, além de promover a cidadania e melhoria das condições de vida e a elevação de renda da população em situação de extrema pobreza através de atividades de conservação e recuperação dos recursos naturais nas áreas contempladas.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim, o programa é mais um avanço do Governo do Maranhão para conservação e preservação do meio ambiente. “Demos início ao Programa Maranhão Verde – Pró-Campos no município de Pinheiro e viemos para Santa Helena. Fizemos também a entrega dos cartões aos beneficiários e almejamos realizar a geração de renda a essas famílias com a capacitação para preservação e conservação do meio ambiente em nosso estado. O Programa Maranhão Verde é um sucesso e, juntamente com o Programa Agente Jovem Ambiental, faremos uma revolução em nosso estado referente ao nosso meio ambiente”.

O secretário Diego Rolim enfatizou, ainda, a expansão do Programa Maranhão Verde. “O governador Flávio Dino anunciou que mais seis municípios serão contemplados com o programa, portanto, um avanço cada vez maior na proteção dos nossos recursos naturais no Maranhão”.

De acordo com o prefeito de Santa Helena, Zezildo Almeida, o programa é de suma importância, pois beneficia o meio ambiente e gera renda e emprego. “São 100 famílias beneficiadas em Santa Helena que vão ser atendidas nesse momento que tanto se precisa por conta da pandemia. Parabenizo o governador Flávio Dino, o secretário Diego Rolim e a sua adjunta Lucyana Genésio, que muito tem feito pelo meio ambiente do Maranhão. São 400 pessoas no total que terão renda e o programa vai fortalecer o nosso meio ambiente”.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente de Santa Helena, Saulo Arouche, o programa só tem a agregar na sociedade. “O Maranhão Verde – Pró-Campos tem o intuito de beneficiar famílias, possibilitando que elas tenham, além do recurso financeiro para a capacitação, conhecimento adquirido e possam fazer o cultivo de espécies nativas da nossa região com objetivo de reflorestar áreas degradadas. Além disso, tem também a finalidade de educação ambiental, proporcionando que as futuras gerações tenham conhecimento de que a nossa fauna e flora fazem parte do nosso contexto”.
Governo do Maranhão entrega cartões aos beneficiários do Programa Maranhão Verde – Pró-Campos em Pinheiro e Santa Helena

Ao todo, serão 400 beneficiários que irão receber a Bolsa Maranhão Verde no valor de R$ 300,00, pago a cada dois meses como forma de incentivo a recuperação ambiental e complementação de renda. A meta prevista para essa nova etapa será o plantio de 60 mil mudas, beneficiando assim o meio ambiente, combatendo o aquecimento global, reduzindo a erosão e a degradação do solo e purificando o ar.

Estiveram presentes o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim, a secretária adjunta de Desenvolvimento Sustentável da SEMA, Lucyana Genésio; o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; o deputado federal André Fufuca; o prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, a secretária municipal de Meio Ambiente de Pinheiro, Layanna Ferreira; o prefeito de Santa Helena, Zezildo Almeida, o secretário municipal de Meio Ambiente de Santa Helena, Saulo Arouche; e demais autoridades.

Saiba mais sobre o Programa

O primeiro projeto do Maranhão Verde foi executado no Parque Estadual do Mirador, por meio do Projeto Berço do Rio Itapecuru, com a participação de 189 famílias do parque. Atualmente, o Parque Estadual do Bacanga é beneficiado com o Maranhão Verde através do projeto Florestas Protetoras de Mananciais, destinado à conservação e recuperação das matas ciliares e áreas de recarga do parque, com foco nas regiões do reservatório do Batatã, nascentes do Rio Prata, Rio Bacanga e áreas degradadas.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE