quinta-feira, 1 de julho de 2021

Governo entrega 12 obras educacionais como parte do programa Escola Digna

 


Governador Flávio Dino conduziu a cerimônia virtual no Palácio dos Leões (Foto: Handson Chagas)

O programa Escola Digna segue melhorando, construindo e mudando a realidade da educação em todo o Maranhão. A macro iniciativa do Governo do Estado, em mais uma etapa, inaugurou 12 obras educacionais, contemplando sete cidades maranhenses. O pacote faz parte do cronograma de entregas da semana, que incluem escolas e equipamentos educacionais reestruturados. O governador Flávio Dino conduziu a cerimônia virtual, nesta quinta-feira (1º), no Palácio dos Leões.

“O programa Escola Digna significa esperança no hoje e no amanhã, em nosso estado. Significa que lutamos por igualdade de oportunidades e de chances, para que assim tenhamos uma sociedade em paz. Pois, só existe paz, quando há justiça social, e só existe justiça social quando a educação é forte, acessível, pública, gratuita e de qualidade”, destacou o governador Flávio Dino.

O governador acrescentou que o Escola Digna é central como estratégia de desenvolvimento para o Maranhão. “É um programa que contempla os deveres do Governo de prover o Ensino Médio, mas também garantir ampliação de vagas no Ensino Superior na pós-graduação e apoiar os municípios no Ensino Fundamental. Pelo momento atual do Brasil, temos muitas dificuldades em políticas públicas, que se estendem a outros planos. Com esta ação, estamos iluminando um caminho e o programa Escola Digna não pode ser de um governo só, mas, de todos, para sempre, pois, nenhum país ou região se desenvolve sem acreditar na escola”, pontuou Flávio Dino.

O programa Escola Digna é uma iniciativa do Governo do Estado, que vem transformando a realidade do ensino em todo o Maranhão. Ao longo dos seis anos de gestão do governador Flávio Dino, já foram entregues mais de 1.100 obras educacionais, tornando a educação pública no Maranhão cada vez melhor.

“Mais um grande dia para a educação maranhense, com a entrega oficial de mais 12 obras do programa Escola Digna. São quadras poliesportivas, escolas reformadas, construídas e Faróis do Saber. Equipamentos que trazem esperança para estudantes, professores, gestores e comunidades inteiras que acreditam no poder transformador da educação”, frisou o titular da Seduc, Felipe Camarão.

O secretário Felipe Camarão destacou as inaugurações na cidade de São Mateus. Entre os equipamentos entregues hoje, está a escola Irmã Berta, no povoado Barra Grande, no município. “Essa inauguração nos faz encerrar um ciclo no município: de acabar com todas as escolas de taipa. Tenho muita gratidão pela oportunidade que o governador Flávio Dino me deu de cuidar de uma pasta tão importante, sob seu comando e olhar carinhoso, que compreende o valor da educação na vida das pessoas”, disse.

O prefeito de São Mateus, Ivo Rezende, frisou que “o programa Escola Digna é algo fundamental para o desenvolvimento, especialmente do Maranhão, um legado, esperança e expectativa de dias melhores para nossos jovens e todos os maranhenses que precisavam dessa oportunidade. Estamos todos agradecidos ao governador Flávio Dino por este programa”.

A lista de entrega contemplou os municípios de Paulo Ramos com a entrega da U.I Raimunda Ramos, no povoado Alto da Maricota, e da U.I Norberto Ribeiro, localizada no povoado Jejuí; o Farol do Saber Pe. Almir Lima Silva, em Santa Helena, que foi todo reformado; em Feira Nova do Maranhão, a quadra esportiva do CE Rosalina Sá, que foi reconstruída; a entrega da U.E.M Irmã Berta, no povoado Barra Grande, em São Mateus; e a UI Francisca Matias, em Igarapé Grande.

Na Grande Ilha, foram inauguradas a quadra do Centro Educa Mais Ribeiro do Amaral, em São José de Ribamar, que recebeu reforma; e na capital, a quadra esportiva do CE Pedro Álvares Cabral, além da reconstrução do CE Lúcia Chaves, do CE Cruzeiro de Santa Bárbara e do CE Santa Bárbara.

Estiveram presentes durante o evento: o vice-governador Carlos Brandão; os secretários estaduais Márcio Jerry (Cidades e Desenvolvimento Urbano), Davi Telles (Ciência, Tecnologia e Inovação), Gerson Pinheiro (Igualdade Racial), Carlos Lula (Saúde), Rodrigo Lago (Agricultura Familiar), Francisco Gonçalves (Direitos Humanos e Participação Popular) e os presidentes da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Júlio Mendonça, e da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Daniel de Carvalho; os senadores Weverton Rocha e Eliziane Gama; o procurador-geral de Justiça do Estado, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau; o defensor-público Geral do Estado, Alberto Bastos; o prefeito de Igarapé Grande e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Erlânio Xavier; o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Pereira; a reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Elizabeth Fernandes; o reitor do Instituto Estadual de Educação do Maranhão (IEMA), Alex Oliveira; os prefeitos Luiza Coutinho (Feira Nova), Adailson Machado (Paulo Ramos), Zezildo Almeida (Santa Helena), Eduardo Braide (São Luís) e o vice-prefeito de São José de Ribamar, Júnior Lago.

0 comentários:

Postar um comentário

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

Internet de Qualidade