domingo, 25 de abril de 2021

Covid-19: Projeto de Yglésio garante prioridade na vacinação de gestantes no MA




Com o Brasil no topo do ranking dos países em que mais morrem gestantes e puérperas (fase do pós-parto em que a placenta é expulsa do útero), por causa da covid-19, políticas públicas de imunização precisam ser aplicadas para resolver este problema – e rápido. Por conta disso, já tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei, de autoria do deputado estadual Yglésio Moyses (PROS), que garante exatamente a resolução do problema citado: a vacinação prioritária desse grupo.

A proposta do parlamentar se sustenta em um estudo realizado no mundo todo pelo International Journal of Gynecology and Obstetrics. Segundo o estudo, a mortalidade de gestantes e puérperas equivalem a 77% de todas as mortes no mundo, considerando o somatório dos países. Além desse dado, o estudo também destaca que as taxas de mortalidade pela COVID-19 foram 13 vezes maiores em grávidas do que em indivíduos de mesma idade.

Esse cenário também abrange o Brasil. Aqui, 252 gestantes morreram por consequência da COVID-19 no período entre fevereiro de 2020 a janeiro de 2021, informação que expõe a necessidade de incluir o grupo citado àqueles prioritários quando o assunto for vacinação contra a covid-19.

Como dito, o projeto do deputado ainda tramita na Casa do Povo, mas já existem projetos semelhantes já avançados tramitando em nível federal com o mesmo objetivo.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE