segunda-feira, 22 de março de 2021

Prefeitura realiza ações do Março Lilás em Godofredo Viana



A prefeitura de Godofredo Viana por meio da secretaria de saúde realizou na última semana, uma manhã de ações com foco na Campanha Março Lilás, mês de prevenção ao câncer de colo do útero, uma das doenças que mais mata mulheres por câncer no mundo. O evento aconteceu na Unidade de Saúde do Distrito de Aurizona, onde foram realizados atendimentos voltados a saúde da mulher principalmente com orientações a respeito da prevenção e coletas de preventivo.

Segundo o enfermeiro e coordenador da atenção básica de saúde, Oni, o exame preventivo é muito importante. “Os exames podem detectar o câncer do colo de útero, o Papanicolau é o mais conhecido, se a paciente for diagnosticada precocemente o câncer é curável na quase totalidade dos casos.” Ressaltou.


Outra importante informação repassada foi sobre fatores o que levam ao desenvolvimento da doença, que transmitida pelo vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), infecta a pele e mucosas por meio de relações sexuais sem segurança.  Na ocasião, as participantes tiveram acesso a vacinação de dt e hepatite B, testes glicêmicos, aferição da pressão, atendimento de fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e de educadores físicos.

Outras informações:

No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de útero é o terceiro tipo de câncer mais comum, depois do câncer de mama e de colorretal. Atinge, em sua maioria, mulheres entre 45 e 49 anos de idade. 

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE