domingo, 31 de janeiro de 2021

Artigo: Novos itinerários para a Educação Integral



Desde que foi instituída na rede pública estadual de ensino do Maranhão, pelo governador Flávio Dino, a educação em tempo integral se consolidou no Estado, como um modelo educacional de êxito, ao formar jovens estudantes como agentes de mudança e protagonistas, em todas as esferas da sociedade, sobretudo porque proporciona todas as condições, para que possam escolher e iniciar seus projetos de vida.

Orgulha-nos contemplar os resultados dessas escolas, que já passaram de 70, em todas as regiões do Maranhão, entre Centros Educa Mais e unidades do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), lembrando que mais de seis IEMAs iniciarão suas atividades, neste ano letivo de 2021.

O IEMA, por exemplo, foi primeiro a ofertar, no Brasil, os cursos subsequentes de Vulcanização e Informática Biomédica, aprovados com Resoluções pelo Conselho Estadual de Educação do Maranhão, em conformidade com os arranjos produtivos locais e com a inovação, o empreendedorismo, o trabalho, a pesquisa, a ciência e a tecnologia. Cabe ressaltar que esses cursos já constam como Cursos Experimentais, na mais recente edição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

Agora, será o primeiro a implementar, já neste ano letivo, a reforma curricular do Novo Ensino Médio, em observância à Lei 13. 415 de 2017, que altera a LDBEN nº 9.394/96 e de acordo com as resoluções que definem diretrizes curriculares para o Ensino Médio (Res nº 03/2018) e para a Educação Profissional (Res. nº 01/2021). As 23 Unidades Plenas do IEMA seguirão o modelo curricular do Novo Ensino Médio, com foco no V Itinerário formativo (formação técnica e profissional), ao ofertar educação profissional e tecnológica integrada ao Ensino Médio, em Tempo Integral, com 44 cursos técnicos diferentes, organizados em 11 eixos tecnológicos. Trata-se de uma ação que, além de ampliar as possibilidades de aprendizagem, abre novos caminhos para o desenvolvimento de habilidades e competências, inclusive para a inserção no mundo do trabalho.

Nos Centros Educa Mais, o Novo Ensino Médio chegará, neste ano, a 12 escolas localizadas em São Luís, que servirão como piloto para implantação posterior, nos demais centros das diferentes regionais maranhenses. Na última semana, em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), de Pernambucano, que esteve conosco desde o início da implantação do Ensino Médio Integral no Estado, o Governo do Maranhão promoveu formação para os gestores escolares e professores, com ênfase na Formação Diversificada do currículo e inovações do Novo Ensino Médio, à luz do Modelo da Escola da Escolha, que é aplicado nos Educa Mais. O intuito é engrandecer, ainda mais, a formação dos jovens, como protagonistas, com novos itinerários formativos, disciplinas eletivas e as habilidades socioemocionais, que podem ser trabalhadas, processos criativos e o reconhecimento de potencialidades e valores de mobilização e participação dos estudantes.

Seguiremos, assim, ampliando oportunidades com educação pública de qualidade, com investimentos na formação integral, essencialmente, para aqueles que mais precisam.

Tenham a certeza de que, mesmo em meio a um cenário de pandemia e seus impactos desafiadores, o governo Flávio Dino não baixará a guarda para o combate às desigualdades educacionais, promoção da dignidade humana e garantia de direitos à aprendizagem do povo maranhense, sempre com o mesmo espírito combativo de Paulo Freire, que afirmou: “Enquanto eu luto, sou movido pela esperança; e se eu lutar com esperança, posso esperar”.

Felipe Costa Camarão
Professor
Secretário de Estado da Educação e Reitor IEMA
Membro Titular do Fórum Nacional de Educação – FNE
Membro da Academia Ludovicense de Letras e Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão

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