quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Suplentes se beneficiam com a eleição de deputados


Betel Gomes, Fábio Braga e Socorro Waquim devem ser efetivados na Assembleia Legislativa em janeiro.



O resultado da eleição deste ano em alguns municípios do Maranhão trará algumas mudanças na composição de bancadas partidária na Assembleia Legislativa a partir de janeiro de 2021.

O motivo das mudanças é que três deputados estaduais atualmente no exercício dos mandatos lograram êxito na disputa eleitoral.

Em Santa Inês, o deputado Felipe dos Pneus (Republicanos) elegeu-se prefeito numa disputa contra Valdevino Cabral (PL). O republicano obteve 21.759 votos (ou 50,48%), contra 18.766 (43,54%) do seu principal adversários.

Estavam na disputa, ainda, Padre Nelcino (PSDB), que terminou com 1,75% dos votos; Ribamar Alves (MDB), que ficou com 1,52%; Creusa (PSL), terminou com 1,26%; Joe Rodrigues (DC), 0,86%; e Lindenberg Braga (PSD), 0,85%.

Com a saída do deputado, que assumirá o comando da prefeitura no dia 1º de janeiro, assume uma vaga na Assembleia a primeiro suplente, Betel Gomes, que concorreu em 2018 pelo PRTB, mesmo partido de Felipe dos Pneus na ocasião.

Na região central do Maranhão elegeram-se os outros dois prefeitos que abrirão vagas na Casa. Em Tuntum, venceu o pleito o deputado Fernando Pessoa, do Solidariedade. Ele obteve 55,14% dos votos num embate direto contra Dida do Tio Luís (PSB), que ficou com44,86%. Nesse caso, assuma uma cadeira na Assembleia o suplente Fábio Bragda (Solidariedade).

Já em Barra do Corda a eleição foi vencida pelo deputado Rigo Teles (PL), que obteve 24.034 votos (56,20%). O segundo colocado na disputa foi Gil Lopes, do PCdoB, com 41,86%. E Adão Nunes (PSL) obteve apenas 1,94%.

A suplente de Rigo que ganha a vaga na Assembleia é Socorro Waquim, do MDB, que já está no exercício do mandato em virtude de uma licença do deputado Roberto Costa (MDB). Assim, ela deixa o mandato por alguns meses, até a posse do novo prefeito de Barra do Corda, e reassume no ano que vem.

De saída – Além de Waquim, quem também está de saída do mandato temporário é a suplente Valéria Macedo, do PDT.

Ela havia assumido na vaga de Neto Evangelista (DEM), que tirou licença para se dedicar à campanha eleitoral na capital. O democrata, contudo, terminou o pleito na terceira colocação, fora do 2º turno, e retomará a s atividades legislativas.

Outra mudança ocorre, ainda, na mesma coligação da qual fazem parte Rigo Teles e Socorro Waquim. Com a assunção da emedebista ao posto de deputada, o primeiro suplente seria Léo Cunha, atualmente no PL. Mas este também se elegeu prefeito, na cidade de estreito. Portanto a primeira suplência acabou nas mãos da ex-deputada Andrea Murad, hoje filiada ao PSDB. (Com informações de De O Estado)

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura executa novas obras de pavimentação em Godofredo Viana