terça-feira, 15 de outubro de 2019

CÍRIO GODOFREDO VIANA: Coordenação revela detalhes da grande procissão



Faltam 06 dias para a 43ª edição da festa da fé em Godofredo Viana, o Círio de Nazaré 2019, que neste ano leva o tema “Batizados e enviados com Maria em Missão” e promete reunir milhares fiéis na grande procissão do terceiro domingo do mês, dia 20. O Blog do Neto Weba em contato com o chefe da Pastoral da Comunicação -PASCOM, Gledson dos Santos Ferreira criador do cartaz 2018 e 2019 do Círio, contou detalhes da programação nos dias 19 e 20.

Há mais de uma semana a organização do Círio 2019 já realiza as peregrinações nas comunidades godofredenses, mas os grandes momentos serão no terceiro final de semana do mês de outubro. Na quinta feira,dia 17, a programação começa ás 7:30 com O CÍRIO DAS CRIANÇAS, com saída da Escola Fúlvia Simão Maia, ás 19:30 acontece a Missa do Novenário na Igreja Matriz.

Imagem Círio 2018 - Foto Neto Weba
Na sexta feira,dia 18,acontece a Romaria Automotiva,a partir das 16 horas com saída da Capela Nossa Senhora das Dores. No sábado, 19, a programação começa com a celebração do Batismo as 16 horas. As 19:30 missa na Igreja Matriz,logo após as 20:30 acontece a Transladação da Imagem da Igreja Matriz até a Capela de Santo Antônio na Aviação.

Grande Procissão


Este ano a Procissão terá alterações no percurso.Neste ano a procissão sairá da Capela de Santo Antônio no Bairro da Aviação e seguirá pelas principais ruas e avenidas da cidade. Uma outra mudança no trajeto será na avenida João Jorge Filho,onde os fiéis percorreram o trajeto passando pela rua Antonio Dino saindo enfrente o Centro de Saúde Aprígio seguindo então até a Praça da Matriz.

As 11 horas no Salão Paroquial acontece o Tradicional Leilão com Bingo e venda de comidas.

Círio de Nazaré 2019. Venha,participe conosco.

Histórico Círio de Godofredo Viana

Em setembro de 1975, Padre Franco Ausânia, vigário paroquial, participou do Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Luís Domingues para copiar o modelo para poder realizar o primeiro Círio em Godofredo Viana. No ano seguinte, formou-se uma Diretoria composta por: Alcina Farias, Albertina, Francilino, Jamilia, José Ribeiro, Manoel Mandú, Santa Cirino, Sinhá e o próprio Pe. Franco Ausânia, e foram criados grupos para animar as coreografias tradicionais da procissão. 

Na época foram formadas duas caravanas, sendo uma de Belém e outra de São Luís, vinham com o intuito de participar da parte religiosa da festa, pois a maioria eram pessoas filhas da cidade ou que possuíam parentes e amigos na mesma, por isso aproveitavam o momento para também fazer um reencontro com os parentes e amigos. 

De certa forma o Círio de Nossa Senhora de Nazaré é hoje um grande momento festivo na vida do povo de Godofredo Viana, que se consagrou uma das maiores festa religiosa da região que é realizada no último final de semana de outubro onde leva milhares de fiéis nas ruas da cidade, é entendida, como uma das manifestações mais significativas das expressões de festa religiosa e pela qual se propõe fazer uma leitura da sociedade e da cultura. O Círio é uma festa que reúne dois grandes aspectos do sistema ritual brasileiro. Por ser um evento religioso que festeja uma santa padroeira, relaciona-se ao sagrado, às comemorações da ordem e da hierarquia sacralizada e a mesma permite uma intensa gama de informalidade festiva, de confraternização, solidariedade e paz para o povo do lugar e os romeiros vindos de várias cidades do Maranhão e do Pará.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE