quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Embarcação que naufragou nos Lençóis Maranhenses é localizada pelo CTA

G1 MA

Buscas continuam para localizar três pessoas que estavam na embarcação. Duas foram resgatadas com vida horas depois do naufrágio.


Uma equipe do Centro Tático Aéreo (CTA) localizou, na tarde dessa terça-feira (8), a embarcação "O Marinheiro 66", que naufragou na manhã do mesmo dia, na foz do Rio Preguiças em Atins, no município de Barreirinhas, distante 252 km de São Luís. Os mergulhadores, contudo, não conseguiram desembarcar para tentar localizar as três pessoas desaparecidas. Duas já foram resgatadas com vida.

Além da CTA, participam também da operação de salvamento a Marinha, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Um helicóptero da Marinha saiu de Belém-PA para reforçar os trabalhos. A Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA) cogita a possibilidade de uma onda forte ter sido a causa do naufrágio. A investigação, no entanto está no início.


As buscas pelas três pessoas desaparecidas reiniciaram na manhã desta quarta-feria (9). Duas foram resgatadas com vida por outra embarcação que passava pela região, segundo a Capitania dos Portos.

O Marinheiro 66 tem seis metros e uma estrutura de aço. A dificuldade é grande na região e o apoio de navegadores experientes naquele trecho foi solicitado pela Marinha para tentar localizar os desaparecidos.

"O grande problema ali é o mar revolto ainda mais neste período do ano, então fica mais difícil esse acesso para as buscas, mas temos certeza que vamos encontrar os desparecidos", declarou o capitão Paulo, subcomandante da Capitania dos Portos do Maranhão.

Causa do naufrágio

As informações que a Capitania apurou até o momento dão conta de que eram cinco pessoas estavam a bordo de "O Marinheiro 66", que saiu de São Luís com destino à Barreirinhas. Chegando na região dos Lençóis Maranhenses, tentaram entrar no Rio Preguiças e uma onda teria sido tão forte a ponto de virar a embarcação, segundo investiga a Capitania dos Portos.


"Realmente não há nenhum registro anterior naquela região. Então já iniciamos um processo para apurar as causas do acidente, mas acreditamos que foi algo do tempo que contribuiu para esta situação. É uma embarcação devidamente inscrita aqui na Capitania, portanto ela está habilitada para navegar. Nossa apuração agora é quanto à tripulação. Essas informações ainda nós não temos", disse o capitão.

Embarcação com cinco pessoas naufragou na foz do Rio Preguiças, em Barreirinhas (MA) — Foto: Divulgação/Capitania dos Portos do Maranhão

No dia do naufrágio, a Marinha emitiu nota:

"A Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), informa que uma embarcação naufragou na manhã desta terça-feira (08), na foz do Rio Preguiças-MA. Trata-se de uma embarcação de transporte de passageiros e carga, chamada “O Marinheiro 66”, de 14 metros de comprimento e casco de aço. Cinco pessoas estavam a bordo; duas foram resgatadas com vida por tripulantes de outra embarcação e três estão desaparecidas.

Militares da Marinha, no Farol da Preguiça, em Barreirinhas-MA, foram acionados por um dos tripulantes que conseguiram resgate. Após ser informada, a CPMA iniciou os procedimentos para operacionalização do Serviço de Busca e Salvamento (SAR). A embarcação “Mearim” se deslocou de Barreirinhas-MA para a área do acidente, para auxiliar as buscas.

Foi emitido um alerta para embarcações que navegam na região para que fiquem atentas e que se desloquem para o ponto onde as pessoas estão desaparecidas, para apoiar as buscas. Foi instaurado um inquérito administrativo para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades pelo acidente da navegação."

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE