sábado, 6 de abril de 2019


O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), acompanhado do prefeito de Santa Helena, Zezildo Almeida, e do presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Malhadeira, reuniu-se, nesta quinta-feira (4), com o secretário de Estado de Comunicação Social e Assuntos Políticos, Rodrigo Lago. Na pauta, a cheia do rio Turiaçu, que transbordou por conta das fortes chuvas, causando inundação no município da Baixada Maranhense, que já decretou estado de emergência.

Santa Helena possui em torno de 45 mil habitantes e, após a cheia do rio Turiaçu, pelo menos três mil famílias ficaram desabrigadas. Othelino Neto destacou que o prefeito Zezildo Almeida está fazendo o possível para socorrer essas pessoas, que tiveram que sair das suas casas. O parlamentar também disse que tem sido informado, permanentemente, da situação do município, dando uma atenção especial e acompanhando de perto as soluções encaminhadas para solucionar esse grave problema.

“O prefeito Zezildo tem me mantido informado da situação e tem feito o que pode para socorrer essas pessoas, que tiveram que sair das suas casas. Já são mais ou menos três mil famílias provisoriamente desabrigadas, por conta dessa enchente que não estava programada. O governador Flávio Dino já autorizou o envio de cestas básicas, o Corpo de Bombeiros já está na cidade, além da Força Estadual de Saúde, com seus profissionais e medicamentos. Enfim, nosso objetivo é fazer com que diminua, o mais rápido possível, o sofrimento da população até que elas possam voltar para as suas casas”, ressaltou o presidente da Alema.

O prefeito Zezildo Almeida agradeceu o apoio do deputado Othelino Neto para garantir ajuda à cidade de Santa Helena. Ele pontuou, ainda, que a Prefeitura tem trabalhado, em todos os sentidos, para viabilizar recursos e parcerias que possam agilizar o atendimento à população desabrigada.

“A situação de Santa Helena é crítica e as chuvas estão muito fortes. A gente tem mais 45 dias de chuvas e a nossa preocupação é grande. Hoje, o país passa por uma grande dificuldade financeira tanto a nível federal, quanto estadual e municipal. Então, o município de Santa Helena não tem condições de arcar com essas despesas, por isso buscamos essa parceria junto ao Governo do Estado. O deputado Othelino e o secretário nos informaram que já falaram com o governador Flávio Dino, que garantiu que vai nos ajudar. Estamos acreditando e torcendo para que tudo dê certo”, disse.

“Santa Helena passa por uma dificuldade, que não se via há mais de dez anos. A gente agradece tanto ao secretário Rodrigo Lago, como ao deputado Othelino Neto, que está nos dando esse apoio. O Governo do Estado está estendendo as mãos à nossa população carente, que está desabrigada”, completou o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Malhadeira.

O secretário Rodrigo Lago afirmou que o Governo do Estado já iniciou um plano emergencial para auxiliar a população de Santa Helena, garantindo insumos e apoio técnico. Ele destacou que, ainda no início da gestão do governador Flávio Dino, foi montado um comitê permanente de acompanhamento de desastres naturais, que tem atuado, principalmente, no período chuvoso.

“A Prefeitura de Santa Helena tem dado essa assistência imediata e o Governo do Estado também está ajudando. Acionamos, no início da semana, o Corpo de Bombeiros, que já encaminhou equipe ao local para prestar assistência à população e apoio técnico para a Prefeitura, no sentido de decretar o estado de emergência em razão do desastre natural. Essa assistência chegará à população de forma que, imediatamente, a gente consiga dar uma resposta para quem está precisando, enquanto o Governo Federal é acionado e pode mandar, também, apoio para a população”, garantiu.

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook

Rádio do seu Coração