sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Idoso de 71 anos, morre por falta de atendimento em hospital de São Luís



Um idoso identificado como João Espíndola, de 71 anos, morreu na noite de terça-feira (22), na porta do Hospital Municipal Djalma Marques, conhecido como Socorrão 1, em São Luís. Vídeos gravados por acompanhantes de outros pacientes mostram o desespero da filha da vítima, Franciane de Jesus Espíndola, buscando por atendimento médico para o pai.

João Espíndola estava internado no Hospital Santa Casa de Misericórdia do Maranhão, em uma ala com cerca de 90 leitos para a qual são transferidos os pacientes do Socorrão 1 com doenças crônicas.

Por falta de atendimento médico e sem ajuda dos profissionais para encaminhar o pai para outro hospital, Franciane conduziu o pai na maca ao longo de um percurso de cerca de 500 metros até o Socorrão 1. Uma acompanhante que preferiu não ser identificada acompanhou o caso do idoso ainda na Santa Casa e explicou como tudo começou.

“A filha dele havia saído para comprar um ventilador. Quando ela chegou, o homem já tinha passado mal, tinha sentido uma dor muito forte no peito, acho que ele estava tendo começo de um infarto. Ele tinha passado o dia bem, comido bem, mas depois de algumas horas ele começou a se sentir mal e a filha foi lá no clínico. Não fica nenhum médico experiente para socorrer. Quando ela foi pedir socorro, quem saiu de lá um estagiário”, contou a acompanhante.

“A gente pediu para ela pegar o nome do médico, mas ela estava muito transtornada, porque o pai estava morrendo. Ela começou a gritar no corredor, e todo mundo começou a ficar espantado. Nós tentamos acalmá-la, e ela começou a me pedir ajuda. Ela corria para um lado e para o outro. Na porta [do hospital], tinha duas ambulâncias, maqueiro e equipe de enfermeiros, uns tentando ajudar, outros, não. Até tentaram aplicar adrenalina, mas não tinha nada, não tinha um material daqueles para ativar o coração de novo. Não tinha nada mesmo.”

Segundo Franciane Espíndola, ao chegar no Socorrão 1, houve dificuldade para entrar no local porque os funcionários demoraram para liberar a porta de acesso. Ela diz que foi até a entrada da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, quando os médicos iniciaram os primeiros procedimentos, João Espíndola já estava morto.

O velório e enterro foram realizados no município de Urbano Santos, a 265 km de São Luís.

Funcionários da Santa Casa de Misericórdia não quiseram se pronunciar sobre o caso, mas afirmaram que o idoso fazia parte de um anexo pertencente ao Socorrão 1.

Já os funcionários do Socorrão 1 confirmaram que a mulher levou o paciente até lá, mas ele já estava morto ao chegar à unidade.

Em nota, a Associação dos Médicos dos Socorrões 1 e 2 classifica como irresponsável e leviana a acusação de que o paciente não recebeu atendimento médico no anexo do Socorrão 1, que funciona na Santa Casa de Misericórdia.

A nota assinada pela presidente da associação, Janaína Bentivi, informa que o paciente foi devidamente assistido pelo médico de plantão e pela equipe de enfermagem e que morreu ainda na Santa Casa.

Fonte: G1MA

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE