quarta-feira, 9 de maio de 2018

Governo visita municípios e vistoria execução do PAA Leite



O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), tem realizado visitas a diversos municípios a fim de monitorar e avaliar a execução do plano que integra o Programa de Aquisição de Alimentos na Modalidade Leite (PAA Leite) no Maranhão. Desta vez, os municípios de Coroatá, Timbiras e Alto Alegre foram os escolhidos para esta etapa de vistoria das ações. Nesses três municípios, 22 entidades recebem uma doação mensal de 36.700 litros de leite.

Atualmente, o PAA Leite está sendo executado em sete municípios da região dos Cocais, entre eles estão Codó, São Mateus, Santo Antônio dos Lopes e Peritoró, além dos outros três supracitados. Com o programa, são beneficiadas aproximadamente 9.940 famílias e 56 entidades da rede socioassitencias, entre escolas, creches, associações comunitárias e casas de amparo a idosos.

De acordo com o coordenador estadual do PAA Leite, João Batista Fernandes, as visitas aos municípios onde há execução do programa têm como principal objetivo verificar o desenvolvimento da ação, além de prestar assessoramento técnico à entidade/órgão municipal responsável pela distribuição e pelo recadastramento dos beneficiários.

“Precisamos ter a certeza de que as famílias estão recebendo o produto e, principalmente, se as centrais de distribuição continuam dentro dos padrões de higiene necessários. Vamos continuar realizando vistorias e garantir um produto de qualidade às famílias que realmente precisam. Para a próxima etapa, estão as cidades de Codó, São Mateus, Peritoró e Santo Antônio dos Lopes”, disse João Batista.

Sobre o Programa

O PAA Leite foi implantado pelo Governo Federal com o objetivo de atender famílias registradas no Cadastro Único e que se encontram em situação de vulnerabilidade social e alimentar. Entram no quadro de beneficiários: gestantes, a partir da constatação da gestação pelas Unidades Básicas de Saúde e que façam exame pré-natal; crianças de dois a sete anos de idade, que possuam certidão de nascimento e estejam com o controle de vacinas em dia; mães até seis meses após o parto e que amamentem, no mínimo, até o sexto mês de vida da criança e pessoas com 70 anos ou mais.

Como funciona

O PAA Leite consiste na aquisição de leite de vaca e de cabra, oriundos da produção independente de agricultores familiares, que atendam aos requisitos de controle de qualidade dispostos nas normas vigentes.

Os estados que fazem parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS), para execução do PAA Leite, contratam organizações da agricultura familiar e/ou laticínios que são responsáveis por recepcionar, coletar, pasteurizar, embalar e transportar o leite para os pontos de distribuição em locais pré-definidos ou diretamente às unidades recebedoras.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE