domingo, 11 de março de 2018

Governo do Maranhão leva projetos de Regionalização e Mais Qualificação e Turismo ao Polo Lençóis Maranhenses




Mais uma etapa dos programas de Regionalização e Mais Qualificação e Turismo foi realizada no polo Lençóis Maranhenses, pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). A visita aos quatro municípios que compõem o polo, que começou segunda-feira (05) e foi encerrada nesta sexta-feira (09), cumpriu uma agenda com reuniões técnicas, palestras, cursos de qualificação, ações esclarecedoras voltadas para o novo sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas do Turismo (Cadastur) e Combate à Exploração Sexual Infantil no Turismo. 

A equipe da Secretaria Adjunta de Turismo da Sectur percorreu os municípios de Barreirinhas, Santo Amaro, Humberto de Campos. No município de Primeira a ação aconteceu no balneário de Cassó.

Com o objetivo de levar capacitação profissional a todos os polos turísticos do Maranhão, o Projeto Mais Qualificação e Turismo, capacitou 230 pessoas no polo Lençóis, com cursos de Informações Turísticas, Qualidade em Atendimento em Bares e Restaurantes, Recepcionista de Meios de Hospedagem, Organização de Eventos, Mídias Sociais e o de Manipulação de Alimentos. Servidores públicos da área de turismo participaram do curso Gestão Pública para o Turismo e Projetos Técnicos.

Para a estudante Kedma Nascimento de 17 anos, os cursos foram uma excelente oportunidade para seu aperfeiçoamento profissional. “Assim que eu soube que esses cursos seriam ministrados, aqui em Humberto de Campos, eu já quis participar porque vai me ajudar a conseguir um trabalho e crescer profissionalmente”. 

A coordenadora do Programa Mais Qualificação e Turismo, Andréa Sanches, avalia os resultados como satisfatórios e motivadores para agenda dos próximos polos. “Tivemos grande adesão e receptividade da comunidade. Isso nos faz perceber que estamos no caminho certo. 
Andréa Sanches disse que a experiência adquirida nos Lençóis será levada para os outros polos, onde o projeto, também, será colocado em pratica. “Esperamos obter, também, bons resultados nas etapas dos polos Guajajara, Floresta dos Guarás, Amazônia Maranhense, Delta, Chapada das Mesas, Lagos e Campos Floridos, Cocais e Munin”, afirma Andréa Sanches”. 

Cadastur 

Por meio de um processo mais rápido e moderno, a Sectur pretende ampliar a formalização no Cadastur das empresas que prestam serviços turísticos no Estado. Nos Lençóis a equipe da secretária esclareceu dúvidas dos empresários ligados ao turismo na região e esse mesmo procedimento será colocado em prática nos outros polos de turismo do Maranhão. 
A coordenadora do programa Cadastur, Diva Lacerda disse que a regularização das empresas está mais fácil com o novo sistema do Cadastur. “Mesmo assim, existem muitas dúvidas sobre o processo de cadastramento. Para que eles não fiquem de fora dos benefícios do programa, nós estamos fazendo um trabalho de corpo a corpo com os municípios”.

Combate à Exploração Sexual

Gestores, trade turístico e diversos adolescentes dos municípios receberam orientação e sensibilização na prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio do Programa Turismo Sustentável e Infância.

Os técnicos da Sectur explicam que a ação foi realizada porque os profissionais de turismo são agentes importantes na identificação, prevenção e denúncia de casos suspeitos ou evidentes. Eles alertam que, há riscos dessas situações ocorrem em ambientes diretamente relacionados a atividade turística, como hotéis, bares e restaurantes. 

Regionalização 

O Polo Lençóis, também, foi contemplado com as ações do Programa Regionalização. O programa reúne ações de maneira associada e articulada de incentivo à estruturação dos 10 Polos Turísticos. 

Reuniões técnicas com gestores e secretários municipais de Turismo e curso de Gestão Pública para o Turismo e Projetos Técnicos foram realizadas em todos os municípios que compõem o polo. 

“No decorrer deste primeiro semestre, visitaremos todos os polos com o objetivo de fomentar e fortalecer a gestão descentralizada, além de formatar o Mapa da Regionalização do Estado 2019. Esse trabalho é fundamental para que os municípios consigam se desenvolver por meio de ações voltadas para a atividade turística”, explica a superintendente e interlocutora de Regionalização, Glória Pinto.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE