quarta-feira, 15 de novembro de 2017

MARACAÇUMÉ - Campanha Maranhão na Prevenção às Drogas é lançada no município

 

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) lançou na sexta-feira, 10, no município de Maracaçumé, a campanha “Maranhão na Prevenção às Drogas”.

A campanha foi apresentada simultaneamente nos termos judiciários de Maracaçumé, Boa Vista do Gurupi, Amapá do Maranhão, Centro Novo do Maranhão e Junco do Maranhão.

O MPMA desenvolve também, em escolas públicas das redes municipal e estadual de ensino, a campanha institucional “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”. Iniciada em 2013, a campanha é desenvolvida na capital e no interior do estado e tem, como objetivo principal, prevenir o uso de drogas por meio de palestras e atividades artísticas, como os concursos de poesia e desenho.

A campanha “Maranhão na Prevenção às Drogas” é realizada em parceria com as instituições que compõem o Comitê Estadual de Prevenção às Drogas, composto pelo Ministério Público do Maranhão, Poder Judiciário Estadual, Poder Legislativo e Polícia Rodoviária Federal, com o apoio do Governo do Maranhão e da Federação dos Municípios.

O evento foi realizado no auditório do Fórum de Justiça de Maracaçumé e contou com a presença de estudantes das cidades participantes da campanha. Os prefeitos dos municípios de Maracaçumé, Francisco Gonçalves (Chico Velho); de Centro Novo, Maria Teixeira Silva Da Silva; de Amapá do Maranhão, Tate do Ademar; de Junco do Maranhão, Antônio Rodrigues do Nascimento também estiveram presentes. Pelo MPMA, participaram o promotor de justiça André Charles Martins Oliveira, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Maracaçumé; e o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Tarcísio José Sousa Bonfim.

O promotor de justiça da 1ª Promotoria de Justiça de Maracaçumé, Saulo Jerônimo Leite Barbosa de Almeida, coordenou o evento e proferiu a palestra de abertura “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”. O membro do MPMA orientou sobre prevenção e reforçou a importância de todos se envolverem nessa luta. “É preciso que os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário assumam a responsabilidade de criar mecanismos efetivos para combater o consumo desenfreado das drogas, que vem destruindo inúmeras famílias”.

Em seguida, a educadora Sandra Maria Silva, apresentou um painel com os avanços da campanha “Maranhão na Prevenção às Drogas”, que está em pleno andamento e já chegou a mais de 70 municípios maranhenses.

Ao final, as prefeituras de Amapá do Maranhão e Junco do Maranhão, assinaram um Termo de Compromisso para elaboração e aprovação das leis que criam o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, Conselho Escolar sobre Drogas e o Fundo Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas.


NÚMEROS

De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizada com estudantes concludentes do 9° ano em escolas públicas e privadas de todo o país, o percentual de jovens que usaram drogas ilícitas subiu de 7,3% para 9% entre 2012 e 2015. Já a taxa dos que consumiram álcool subiu de 50,3% para 55,5% no mesmo período.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE