quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Cresce o número de golpes através do aplicativo WhatsApp

Cresce o número de golpes através do aplicativo WhatsApp

Muitos hackers estão utilizando diversas táticas para “infectar” usuários do aplicativo WhatsApp. O vírus chegam como mensagens, através de um contato já infectado ao usuário.

“Saiba quem visitou o seu perfil“, foi através dessa mensagem que Alice* quase teve seus dados roubados. Ao clicar no link, o usuário é direcionado ao site que supostamente oferece o recurso depois de compartilhar a mensagem com 10 contatos ou três grupos.

“Eu cliquei por curiosidade, o aplicativo dizia que eu poderia saber quem estava visualizando minha foto de perfil. Então cliquei, no primeiro passo pedia para eu colocar o aplicativo em um grupo. Depois de compartilhar, um amigo avisou que se tratava de um vírus”.


Os criminosos também podem invadir a lista de amigos da vítima e se passar por conhecidos para pedir uma transferência em dinheiro. Foi assim, que o Júlio Cesar* quase perdeu R$5 mil. Ele recebeu uma mensagem via Whatsssp de um amigo, que pedia a transferência do dinheiro com a promessa de devolver o montante horas depois. Por sorte, ele ligou para o conhecido e evitou o golpe.

“Se eu não tivesse conhecimento do golpe, eu seria mais uma vítima e esse grupo de amigos também se tornariam os próximos”.

A vítima estranhou o comportamento do amigo e resolveu ligar.



Para o presidente da Comissão de Direito Digial da OAB- MA, Dyego Moraes, os usuários devem tomar cuidado com a ação de estelionatários e hackers no WhatsApp, Facebook e Instagram. “O hacker se aproveita da ingenuidade para poder invadir e roubar dados através da instalação de aplicativos ou envio de informações”, alerta o presidente.


Os golpistas podem responder judicialmente pelos crimes. Aprovada pela Câmara dos Deputados em novembro de 2012 e sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a nova lei também criminaliza a invasão de sites com interrupção de serviços fornecidos via internet. As penas previstas variam de 3 meses a 1 ano de detenção.

*Os nomes foram alterados para a segurança das vítimas.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE