quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Cresce o número de golpes através do aplicativo WhatsApp

Cresce o número de golpes através do aplicativo WhatsApp

Muitos hackers estão utilizando diversas táticas para “infectar” usuários do aplicativo WhatsApp. O vírus chegam como mensagens, através de um contato já infectado ao usuário.

“Saiba quem visitou o seu perfil“, foi através dessa mensagem que Alice* quase teve seus dados roubados. Ao clicar no link, o usuário é direcionado ao site que supostamente oferece o recurso depois de compartilhar a mensagem com 10 contatos ou três grupos.

“Eu cliquei por curiosidade, o aplicativo dizia que eu poderia saber quem estava visualizando minha foto de perfil. Então cliquei, no primeiro passo pedia para eu colocar o aplicativo em um grupo. Depois de compartilhar, um amigo avisou que se tratava de um vírus”.


Os criminosos também podem invadir a lista de amigos da vítima e se passar por conhecidos para pedir uma transferência em dinheiro. Foi assim, que o Júlio Cesar* quase perdeu R$5 mil. Ele recebeu uma mensagem via Whatsssp de um amigo, que pedia a transferência do dinheiro com a promessa de devolver o montante horas depois. Por sorte, ele ligou para o conhecido e evitou o golpe.

“Se eu não tivesse conhecimento do golpe, eu seria mais uma vítima e esse grupo de amigos também se tornariam os próximos”.

A vítima estranhou o comportamento do amigo e resolveu ligar.



Para o presidente da Comissão de Direito Digial da OAB- MA, Dyego Moraes, os usuários devem tomar cuidado com a ação de estelionatários e hackers no WhatsApp, Facebook e Instagram. “O hacker se aproveita da ingenuidade para poder invadir e roubar dados através da instalação de aplicativos ou envio de informações”, alerta o presidente.


Os golpistas podem responder judicialmente pelos crimes. Aprovada pela Câmara dos Deputados em novembro de 2012 e sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a nova lei também criminaliza a invasão de sites com interrupção de serviços fornecidos via internet. As penas previstas variam de 3 meses a 1 ano de detenção.

*Os nomes foram alterados para a segurança das vítimas.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura executa novas obras de pavimentação em Godofredo Viana