quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Lula quer resolver entrave de chapa no MA após o Carnaval



Lula quer resolver o entrave político entre o governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o vice, Felipe Camarão, na disputa do governo do estado. O presidente trabalha para que, após o Carnaval, os dois cheguem a um acordo para a composição de uma chapa que reúna seus campos políticos.

Brandão esperava resolver a situação da formação da chapa ainda neste mês de janeiro. Na conversa que teve com o presidente Lula no final de outubro do ano passado, o Presidente chegou a sugerir um nome de consenso que unisse brandonisras e dinistas na disputa do governo. Lula também pediu que Brandão fosse candidato ao Senado. “Ele quer uma chapa com senadores amigos”, disse Brandão em conversa com o blog do John Cutrim.

O vice-governador Felipe Camarão esteve na semana passada em Salvador para acompanhar a solenidade dos movimentos sociais ligados a reforma agrária e foi recebido pelo presidente Lula durante a solenidade. De acordo com informações, Lula teria dito a Camarão que irá chamar ele e o governador Carlos Brandão para resolver a situação eleitoral do Maranhão.

A disputa se dá porque Brandão já disse que fica até o final do governo e quer lançar seu sobrinho Orleans Brandão, enquanto Camarão, do PT, trabalha por uma candidatura própria. O petista tem defendido que o sobrinho de Brandão seja seu vice. O governador quer que Orleans seja o cabeça da chapa.

Ambos pleiteiam o apoio de Lula, que, por sua vez, não quer perder o eleitorado e a articulação política do governador nem desagradar o pré-candidato do PT.

Brandão era do PSB, mas está sem partido desde outubro de 2025. Ele vem se aproximando de siglas como União Brasil, PP e Republicanos.

Caso haja uma composição, Lula apoiaria para o Senado o nome de Carlos Brandão, que sairia do governo em abril e daria lugar a Felipe Camarão.

O PT acredita que uma chapa que alie Brandão e Camarão conseguirá uma coligação política ampla no estado, com partidos do centro e da esquerda.

Os outros candidatos ao governo do Maranhão postos até agora são Eduardo Braide, do PSD, que aparece liderando as pesquisas, e Lahesio Bonfim, do Novo.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura executa novas obras de pavimentação em Godofredo Viana