segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Desembargador pede sessão extraordinária para analisar pedido de intervenção estadual em Turilândia


Desembargador Gervásio Protásio

O desembargador Gervásio Protásio dos Santos Júnior, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), solicitou a designação de uma sessão extraordinária da Seção de Direito Público para apreciação colegiada do pedido de intervenção estadual no município de Turilândia. O despacho foi publicado nesta segunda-feira, 19, e divulgado com exclusividade pelo site Direito e Ordem.


A solicitação ocorre no âmbito de uma representação apresentada pelo Ministério Público do Maranhão, que pede a intervenção do Estado no município com o objetivo de restabelecer a normalidade constitucional. No processo, o MP também requer a concessão de medida liminar para que o governador do Maranhão edite imediatamente decreto de intervenção, alcançando os atos de gestão do Poder Executivo municipal, diante da necessidade de garantir serviços públicos essenciais e o cumprimento de decisões judiciais pendentes .

No despacho, o relator destaca que o Regimento Interno do TJMA não prevê regras específicas para a análise de pedidos liminares em representações interventivas, o que o levou a aplicar, por analogia, a legislação federal que rege esse tipo de procedimento no Supremo Tribunal Federal. Segundo o desembargador, a gravidade institucional do pedido exige decisão colegiada e quórum qualificado, em respeito ao princípio democrático .

Diante disso, Gervásio Protásio pediu ao presidente da Seção de Direito Público que seja marcada uma sessão extraordinária para análise do pedido liminar ou, caso não seja possível, que seja informada a data da próxima sessão ordinária para inclusão do processo na pauta. O despacho também determina a convocação de desembargadores substitutos, em razão de suspeições já declaradas, e a intimação das partes para eventual sustentação oral .

O processo tramita sem segredo de justiça e envolve pedido de intervenção estadual em Turilândia, com valor da causa estimado em mais de R$ 56 milhões.

Confira a íntegra do documento: Despacho – Intervenção

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE