quarta-feira, 24 de setembro de 2025
Flávio Dino é eleito presidente da Primeira Turma do STF
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleito para a presidência da Primeira Turma do tribunal. Dino vai suceder o atual presidente, ministro Cristiano Zanin.
O magistrado estará à frente do colegiado no julgamento das demais ações da trama golpista. Dino ocupará a presidência por um ano.
Julgamento da trama golpista
A Primeira Turma ainda precisa analisar os processos contra 23 réus em processos que investigam a trama golpista, que estão divididos em três núcleos. Estes processos estão na reta final de tramitação e podem ser pautados nos próximos meses. O colegiado vai analisar os seguintes casos:
Núcleo 2 – segundo a PGR, são os responsáveis pelo “gerenciamento das ações” da organização criminosa. São seis réus, entre eles, o ex-diretor-geral da PRF Silvinei Vasques.
Núcleo 3 – com a maioria de militares, o grupo foi responsável por “ações coercitivas”, segundo a PGR. O núcleo conta com os chamados “kids pretos” – militares da ativa ou da reserva do Exército, especialistas em operações especiais. Inicialmente, tinha 12 pessoas.
Núcleo 4 – para a PGR, este é o grupo responsável por “operações estratégicas de desinformação”. É composto por sete pessoas, a maioria são militares.
Uma quinta ação penal – contra o influenciador Paulo Figueiredo – também deverá ter a admissibilidade da denúncia sob julgamento do colegiado, em data ainda a ser marcada.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário