segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Evento voltado à bioeconomia no Cerrado maranhense integra Mobiliza SLZ 2025


Empreendedores do Inova Cerrado vão realizar exposições e oferecer oficinas, workshops, painel, palestra e laboratório (Foto: Divulgação/Mobiliza SLZ)

Negócios que utilizam recursos da biodiversidade do Cerrado maranhense de forma sustentável vão compartilhar conhecimento e divulgar seus produtos e serviços durante o "Inova Ilha".

Nesta quinta-feira (11), a agenda do Mobiliza SLZ 2025 vai contar com evento dedicado à bioeconomia no Cerrado maranhense: o "Inova Ilha". A ação vai apresentar boas práticas, experiências, produtos e serviços de empreendedores atuantes no segmento, que são atendidos pelo programa Inova Cerrado, do Sebrae. Promovido pelo Sebrae Maranhão, Fapema, Tropos Lab e Agência Marandu, o evento acontecerá o dia todo, a partir das 9h, na Agência Marandu, no Centro. Pela manhã, haverá programação fechada para as startups participantes do programa, mas durante a tarde e início da noite serão oferecidas atividades gratuitas e abertas ao público.

Agenda aberta ao público — Das 14h às 15h, estão previstas quatro ações simultâneas: a "Exposição científica da matéria-prima ao produto", que vai mostrar, de forma interativa, a jornada de um material até a sua transformação em produto final; o painel "O impacto da indústria da beleza no meio ambiente", com quiz sobre o assunto e premiação para o primeiro colocado; o "Laboratório de Compliance", que oferecerá consultorias individualizadas nas áreas de Propriedade Intelectual, LGPD e Proteção de Dados, Contratos Empresariais e Direito Societário; e a oficina "Do resíduo à solução funcional".

Das 15h às 16h, será a vez da "Oficina de Perfumaria Ancestral", que propõe um encontro sensorial e sagrado por meio dos aromas; o "Workshop de laço de fibra de buriti"; a oficina "Banho de Floresta", que vai unir ciência e sensorialidade para integrar corpo e natureza; e a palestra "Saneamento Rural: Desafios e Soluções Sustentáveis", abordando a importância do saneamento básico no meio rural e os impactos da falta de infraestrutura na saúde pública, no meio ambiente e na qualidade de vida das comunidades.

Das 16h às 17h, serão realizados o workshop "Inovação Sustentável na Agropecuária: Resíduos como Recursos", com palestras e exposição de banners para apresentar soluções de startups que transformam resíduos agroindustriais em matérias-primas valiosas; a exposição "Empório Colaborativo de Produtos Naturais", onde o público experimentará produtos inovadores, apresentados de forma colaborativa por pequenos produtores e marcas criativas; a "Oficina de pintura intuitiva"; e a oficina "Acessibilidade agora: como usar recursos acessíveis em sistemas e sites em produção".

Das 17h às 19h30, na área externa, ocorrerá um happy hour com mostra e exposição de produtos, serviços e soluções da bioeconomia do Cerrado, apresentação cultural e coquetel, além de momento de intercâmbio cultural com o vencedor da Expo Favela Innovation Paris, o empreendedor Oury Barry, fundador da empresa francesa MédiLiv. O intercâmbio é fruto de uma parceria com a Central Única das Favelas (CUFA).

Sustentabilidade — "O que deixamos fala por nós" é a mensagem que o Mobiliza SLZ deseja reverberar nesta quinta edição. A proposta é gerar reflexões sobre o impacto dos resíduos produzidos pelo ser humano e mostrar como, com criatividade, é possível encontrar soluções que reduzam efeitos danosos ao meio ambiente e às pessoas, a fim de deixar um legado positivo para as próximas gerações. Isso será feito não somente por meio dos programas oferecidos ao público, mas também pela conscientização dos produtores das atividades acerca da importância de escolhas mais sustentáveis dentro e fora do movimento.

Além do Inova Ilha, o movimento contará com outras ações com foco na sustentabilidade, a exemplo da oficina de sacolas recicladas, uma das agendas do evento "Trilhas para a Prosperidade", que será realizada nesta sexta-feira (12), às 9h30, na região do Itaqui-Bacanga; da tradicional feira criativa "Encontro de Brechós", sexta (12) e sábado (13), das 16h às 20h, na Praça do Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão (REFFSA), Centro; e da "ECOWOD – Corrida Consciente 2025", sábado (13), com início às 8h, na Avenida Litorânea.

A programação completa do Mobiliza SLZ 2025 pode ser consultada diretamente no site oficial do movimento, em mobilizaslz.com.br, ou no Instagram @mobilizasaoluis.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE