domingo, 8 de dezembro de 2024

Prefeito Eduardo Braide entrega Complexo do Elevado da Cidade, novo cartão-postal de São Luís



São Luís ganhou, neste sábado, 7, mais um marco na mobilidade urbana com a entrega do Complexo do Elevado da Cidade, localizado no bairro Tirirical, região do Aeroporto Marechal Cunha Machado. Além de melhorar o trânsito de uma das regiões mais movimentadas da capital, a obra se destaca como o mais novo cartão-postal da cidade, embelezando e valorizando a entrada de São Luís. As obras foram lideradas pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), com apoio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) e da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT).

A entrega do Complexo do Elevado da Cidade marca uma nova etapa no desenvolvimento urbano de São Luís. A obra não apenas resolve gargalos históricos no trânsito, mas também promove inclusão e modernização, ao oferecer soluções bem planejadas.

Embora o tráfego no elevado estivesse totalmente liberado desde 8 de setembro, em tempo recorde — apenas cinco meses após a assinatura da Ordem de Serviço que autorizou o início das obras —, a entrega completa do equipamento, que inclui paisagismo, drenagem profunda do entorno e um moderno Terminal Multimodal, foi oficializada neste sábado, marcando a conclusão integral do complexo. Ao todo, foram sete meses nas duas etapas.

Durante a inauguração, ao lado da primeira-dama Graziela Braide, da vice-prefeita Esmênia Miranda e do seu secretariado, o prefeito Eduardo Braide destacou a importância do projeto para a cidade.


“São Luís é a décima quinta maior cidade do país e merecia um espaço como esse, para que todo mundo tenha orgulho de dizer que mora na cidade. Uma obra feita 100% com recursos da Prefeitura. O dinheiro dos impostos da população está sendo bem investido. Além disso, esta obra não é apenas uma infraestrutura viária, é uma transformação urbana que reflete o compromisso da nossa gestão com a melhoria da mobilidade e a qualidade de vida dos moradores da nossa cidade. São Luís agora conta com um espaço funcional, seguro e que também representa nossa capital como um cartão-postal para quem chega”, disse o prefeito, anunciando em seguida, a construção do Elevado da Forquilha que já está com o projeto sendo desenhado.

Intervenções – Com uma área total de 4.872,36 m² e investimento de mais de R$ 30 milhões, o elevado traz soluções inteligentes para o trânsito da região, facilitando o tráfego entre as avenidas Guajajaras e dos Franceses, além de agilizar o acesso à BR-135, eliminando cruzamentos que antes provocavam congestionamentos, principalmente nas proximidades do Aeroporto.

Além da construção do elevado, diversas intervenções foram realizadas na área para melhorar ainda mais o trânsito e acomodar os diferentes modais de transporte.

Entre as principais modificações geométricas, destacam-se a ampliação de faixas de três para cinco na pista ao lado do muro da Aeronáutica; readequação no acesso ao aeroporto com criação de uma alça de acesso com curva livre à esquerda; drenagem profunda para evitar alagamentos; terminal para vans com instalação de quatro baias exclusivas para embarque e desembarque de passageiros; baias para ônibus e criação de espaços dedicados ao transporte coletivo, com abrigos e áreas para embarque e desembarque; terminal multimodal com estrutura moderna que integra transporte urbano e de turismo, além de espaços específicos para táxis, mototáxis e bicicletários.


Trabalho integrado – À frente da execução técnica e da logística da obra, o secretário de Obras e Serviços Públicos David Col Debella enfrentou desafios para concluir o elevado dentro do prazo e com padrões altos de qualidade.

“Concluir uma obra desse porte em meses foi um grande desafio. No entanto, com uma equipe preparada e comprometida, conseguimos entregar um elevado de qualidade invejável, dentro do prazo e com padrões que atendem às expectativas da população. Essa conquista reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento e a eficiência nas ações de infraestrutura da cidade”, disse.

Responsável pela gestão do trânsito na cidade, o secretário de Trânsito e Transportes Diego Rodrigues, desempenhou um papel fundamental para garantir que o fluxo de veículos fosse organizado durante as obras e após a liberação do elevado. Sua equipe foi essencial na execução de estratégias que minimizaram os impactos no trânsito e asseguraram a segurança dos condutores e pedestres.

“A entrega desse elevado trouxe um impacto direto na mobilidade da região, desafogando o trânsito em um ponto que antes era crítico para os motoristas. Quero destacar o trabalho incansável da nossa equipe de agentes de trânsito, que atuou com excelência durante o período das obras e na organização do tráfego após a liberação. Essa dedicação foi essencial para que a população pudesse usufruir dessa melhoria”, afirmou.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura executa novas obras de pavimentação em Godofredo Viana