quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Suspeito de “sextorsão” é preso em São Luís



A Polícia Civil do Maranhão, por meio do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT) da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), prendeu, na manhã desta quarta-feira (7), em São Luís, um indivíduo suspeito de praticar sextorsão.

O crime consiste em usar imagens íntimas das vítimas para extorqui-las.

A ação é exemplo da intensificação dos esforços empenhados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública para combater crimes contra mulheres pela condição de gênero.

O indivíduo foi preso após várias vítimas procurarem o DCCT relatando que haviam iniciado um relacionamento via rede social e que, em determinado momento, após a troca de conteúdo íntimo, passaram a ser chantageadas. O suspeito passou a exigir mais conteúdo e dinheiro, sob pena de divulgar o material que já possuía a amigos, familiares e à sociedade.

Com isso, as vítimas perceberam que não estavam se relacionando com a pessoa cuja imagem e informações apareciam no perfil da rede social.

Além disso, pessoas com perfis de redes sociais abertos também foram vítimas, tendo suas imagens e informações pessoais utilizadas pelo suspeito para atrair outros alvos da “sextorsão”.

As investigações realizadas pelo DCCT foram capazes de reunir elementos de prova suficientes para solicitar prisão preventiva, a qual foi deferida pelo Poder Judiciário e cumprida no bairro do Bequimão, onde o indivíduo residia. Até o momento, surgiram 10 vítimas relacionadas ao caso.

O chefe do DCCT, delegado Guilherme Campelo, alerta para a prática e recomenda cautela com interações íntimas por meio das redes sociais.

“Imagens e dados de perfis em redes sociais podem não condizer com a realidade, por isso, recomendamos cautela nas interações por esses meios, sendo igualmente importante preservar a intimidade até a completa verificação da autenticidade do perfil”, pontua.

Os procedimentos de investigação continuam para verificar a existência de outras vítimas e coletar mais provas relacionadas aos delitos já identificados. O indivíduo foi levado à Seic, de onde será encaminhado ao sistema penitenciário para ficar à disposição da Justiça.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura executa novas obras de pavimentação em Godofredo Viana