sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Comarca de Turiaçu passa por correição até 17 de fevereiro


O Poder Judiciário da Comarca de Vara Única de Turiaçu iniciou na quinta-feira, 1º de fevereiro, as atividades de Correição Geral Ordinária, relativas ao ano de 2022, com finalização prevista para o dia 17 de fevereiro. Em Portaria, o juiz titular Azarias Cavalcante de Alencar considerou o disposto no artigo 7 da Resolução n.º 24/2009, bem como o artigo 18 e seguintes da Código de Normas da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão e, ainda o prazo exíguo para encerramento do trabalho correicional e a necessidade de engajamento de todos os serventuários da Justiça no trabalho correicional.

Daí, resolveu: “Designar o dia 1º de fevereiro de 2023, às 9 horas, na sala de audiências deste Juízo, localizada na Av. Santos Dumont, s/n, Canário, em Turiaçu, para instalação em ato público, da Correição Geral Ordinária desta comarca relativa ao ano de 2022, ficando a solenidade de encerramento designada para o dia 17 de fevereiro do mesmo ano, às 15 horas, no mesmo local (…) Entretanto, findo este prazo, sem o término dos trabalhos, serão eles prorrogados pelo prazo de 5 dias, mediante autorização da Corregedora-Geral da Justiça”.

Para que os trabalhos tivessem início, o juiz determinou que todos os processos da comarca, ressalvados os que se encontram em instância superior, em grau de recurso, fossem devolvidos à secretaria judicial com 24 horas de antecedência ao início dos trabalhos de correição. Determinou, ainda, a redução do número de audiências ordinárias durante o período da correição, sem prejuízo, em qualquer hipótese dos atos de urgência. “Convidar o público em geral, através de Edital, a trazer suas sugestões e reclamações as quais deverão ser apresentadas durante a correição, devendo, para que não se alegue desconhecimento, afixar o referido edital no átrio do fórum, bem como divulgá-lo na imprensa oficial”, destacou, frisando que a Corregedoria e o Tribunal de Justiça foram devidamente comunicados da correição.

A correição ordinária que é realizada pelo juiz de direito da comarca, vara ou juizado, tem por objetivo analisar a regularidade na tramitação dos feitos judiciais, medir o tempo de cumprimento pela secretaria das determinações exaradas, constatar a regularidade na remessa das informações mensais ao Conselho Nacional de Justiça e à Corregedoria Geral da Justiça, verificar as condições prediais e patrimoniais do fórum, verificar as condições de armazenamento dos processos em curso e, ainda, verificar o cumprimento, por parte do secretário judicial, da exigência de lançar diretamente nos autos os atos meramente ordinatórios.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura executa novas obras de pavimentação em Godofredo Viana