quarta-feira, 25 de maio de 2022

Criança tem complicações após tomar injeção de dipirona em Cedral no Maranhão

Hematoma surgiu no corpo da menina, após ela ter sido medicada com dipirona (Foto: DIvulgação)

Uma criança de oito meses teve infecção na pele, e a suspeita da mãe é que o problema tenha sido causado por aplicação incorreta de medicamento, em um posto de saúde, no município de Cedral, distante 222 km de São Luís.

A mãe da criança, Veridiana de Sousa da Cruz, informou que sua filha, Sarah Rebeca de Sousa Barros, teve febre e sintomas gripais no dia 9 de abril, e foi levada à Unidade Básica de Saúde, de Cedral. Lá, teria sido encaminhada para a enfermaria, onde não havia pediatras para atendê-la.

Ainda segundo a mãe, Sarah teria sido atendida por um médico clínico geral, e foi receitado injetar dipirona intramuscular na bebê. Com o passar dos dias, no local onde foi aplicado o medicamento, surgiu um hematoma na última camada de pele. A lesão teria ficado com aspectos graves, uma bolha com secreção cresceu e criança não parava de chorar.

Veridiana passou a ir ao hospital de Cedral com frequência, sempre levando Sarah, para que algo fosse feito, mas a mãe da paciente informou que apenas pomadas eram prescritas para a infecção.

No dia 20 deste mês, Sarah foi submetida a um procedimento cirúrgico para a retirada da secreção. A cirurgia foi realizada no Hospital Santa Casa, em Cururupu. Atualmente, a paciente está em recuperação e tomando antibióticos.

Nessa terça-feira (24), Veridiana retornou à Santa Casa de Cururupu, quando foi buscar o laudo médico referente à situação de sua filha.

“Fui buscar o laudo, mas somente vão me passar dia 11 de junho. Porém, a médica adiantou que a injeção com dipirona foi aplicada numa região do corpo errada. Também, a médica informou que Sarah pegou uma bactéria na unidade médica de Cedral”, declarou Veridiana.

DENÚNCIA NO MP

Veridiana de Sousa da Cruz contou que, no dia 18 deste mês, procurou a Promotoria de Justiça, em Cedral, e denunciou a situação ocorrida com a pequena Sarah.

“Dois dias antes de minha filha ser operada, eu fui à Promotoria e registrei o caso. Hoje (ontem) eu voltei lá (à Promotoria), só que estava fechada”, disse Veridiana.

A família de Sarah teria entrado em desespero com o estado de saúde da bebê. Há relatos de que a chefe de equipe de enfermeiros técnicos da unidade de saúde de Cedral teria simulado não saber do caso, não dando a devida atenção, nas diversas vezes que Veridiana foi ao local.

A família da paciente também teria alegado a falta de preocupação por parte da Secretaria de Saúde de Cedral, no sentido de averiguar os acontecimentos.

Há relatos que em Cedral há ausência de atendimento pediátrico, e quando são disponibilizadas consultas, elas seriam limitadas a cerca de duas por mês, não sendo capaz de oferecer os serviços a todas as crianças que precisam.

A reportagem do Jornal Pequeno tentou contato, mas não conseguiu respostas, via ligações telefônicas e mensagens de WhatsApp, para o número com terminação 2444, que pertence à secretária municipal de Saúde de Cedral, Tatiana Lisboa Santana.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura executa novas obras de pavimentação em Godofredo Viana