sexta-feira, 8 de abril de 2022

Vereador maranhense é preso suspeito de envolvimento em fraudes bancárias



Um vereador do município de Davinópolis, identificado como Edson Júnior Leal, e conhecido como Buguila, foi preso nessa quinta-feira (07), em um desdobramento de uma operação da Polícia Civil chamada “Testa de Ferro”, que investiga uma quadrilha que cometia fraudes em contas bancárias.

De acordo com a polícia, o vereador é suspeito de ter ligação com um casal preso em Goiânia no final do mês passado. O político seria um dos responsáveis por indicar pessoas dispostas a cederem suas contas bancárias para o depósito e saque dos valores obtidos por meio da fraude.

A prisão do vereador foi realizada por agentes da Delegacia Especial de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) da Polícia Civil do DF (PCDF) com apoio da Polícia Civil do Maranhão, através da 10ª DRPC, por intermédio do Grupo de Pronto Emprego (GPE).

Ainda segundo a polícia, o grupo criminoso atua há mais de uma década, principalmente no Centro Oeste e no Pará. Uma das vítimas, proprietária de uma empresa de calçados, chegou a perder mais de R$ 1,4 milhões. A polícia acredita que as fraudes praticadas pela quadrilha podem ser equivalentes a mais de R$ 300 milhões, e muitas vítimas ainda devem ser identificadas.

As investigações começaram em 2019, quando a polícia realizou a prisão de suspeitos que faziam saques, transferências e conversão de moeda nacional em dólar em uma agência bancária. As investigações apontaram que essas pessoas eram à base da pirâmide da organização e que emprestavam suas contas para serem beneficiadas com o dinheiro do furto. Em um segundo patamar, havia os recrutadores de conta bancária e, acima deles, os gerentes de operações.

O dinheiro dos furtos era transferido para contas dos beneficiários. Assim que os valores ingressavam nessas contas, os gerentes de operações transportavam os beneficiários até caixas eletrônicos e lá determinavam quais operações bancárias seriam realizadas. Por vezes, essas pessoas possuíam máquinas de cartões de crédito fantasmas para realizar compras simuladas nos cartões desses beneficiários.

0 comentários:

Postar um comentário

Curta a Página do Blog do Neto Weba


NAVEGUE COM A MELHOR INTERNET

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO