segunda-feira, 25 de abril de 2022

Governo do Estado beneficiou a agricultura familiar de 14 municípios neste domingo



As ações de fortalecimento da agricultura familiar, executadas pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), foram destaque na caravana do Governo do Estado, liderada pelo governador Carlos Brandão, neste domingo (24), nos municípios de Presidente Sarney, Bacuri e São Bento. Durante a solenidade, associações de 14 municípios da região assinaram contratos do Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf), na ordem de R$ 715.000,00 mil.

Com a assinatura, foram beneficiadas associações de agricultores familiares, quilombolas, quebradeiras de coco babaçu e de Escolas Família Agrícola (EFA). A ação contemplou produtores dos municípios de Presidente Sarney, Bacuri, São Bento, Bacurituba, Guimarães, Bequimão, Carutapera, Boa Vista do Gurupi, Junco do Maranhão, Vitória do Mearim, Mirinzal, Turilândia, Turiaçu e Serrano.

Na passagem pelos municípios, o governador Carlos Brandão também inaugurou escolas, entregou motores de rabeta para canoas de pesca artesanal, pescados, anunciou o programa Mais Asfalto e muitas outras ações. “Hoje é um domingo de muito trabalho, mas acima de tudo é um dia em que estamos levando benefícios para a população, com muitas entregas nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e de incentivo a agricultura familiar”, disse.

A Associação Comunitária Quilombola de Macajubal, do município de Guimarães, foi uma das beneficiadas com contrato para venda da produção. “Este é o terceiro Procaf que estamos participando e para nós, que somos produtores rurais, é uma satisfação muito grande, porque está valorizando a nossa agricultura dentro da nossa própria comunidade”, afirmou Josenilce Alves, presidente da organização.

Para a superintendente de Comercialização da SAF, Viviane Anchieta, que na ocasião representou o secretário Diego Rolim, a assinatura dos contratos do Procaf é uma iniciativa que contribui fortemente para a qualidade de vida dos agricultores e agricultoras familiares. “Com a assinatura dos contratos, os agricultores iniciam a comercialização de suas produções, garantindo comida na mesa e segurança alimentar para a população que mais precisa, e renda para as famílias rurais”.

Para este ano de 2022, foram lançados cinco editais do Procaf: quilombola, indígena, geral, babaçu e o edital para o Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância (Ceffas). Todas as propostas totalizam um montante de R$ 8.571.896,97 milhões, beneficiando 306 organizações e 73 indígenas individuais.

Participaram da agenda a coordenadora do Procaf na SAF, Anailde Everton, os prefeitos dos municípios contemplados, além de deputados, secretários estaduais, lideranças locais e a população.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE