quinta-feira, 7 de abril de 2022

Godofredo Viana : Prefeitura intensifica ações de combate à dengue


A Prefeitura de Godofredo Viana, por meio da Secretaria Municipal da Saúde através do setor de Endemias, vem intensificando as ações para combater o mosquito aedes aegypti, transmissor de algumas doenças, como a dengue, zika e chikungunya.

Com a chegada do inverno, aumenta os focos do mosquito que utiliza águas paradas para sua proliferação. Os índices de ocorrência ainda estão zerados mais as ações estão sendo realizadas diariamente para localizar pontos com criadouros e, além disso, está sendo feito a conscientização da população.

Segundo informou o Supervisor do Núcleo Epidemiológico Domingos A. Silva, a parceria com a população é fundamental para o combate do mosquito aedes aegypti.

“Nós do Setor de endemias estamos fazendo nossa parte, más é crucial que a população faça também o seu dever de casa, mantendo seus quintais limpos e eliminando locais que possam armazenar água parada, juntos vamos vencer mais essa batalha.” Destacou Gal.

A secretária Municipal de saúde Normélia Miranda, enfatizou que mesmo com as atenções voltadas para a pandemia da covid-19, a prefeitura continua com os serviços de campo, agentes de endemias continuam as visitas nas residências e comércios em toda a cidade.


“Temos que redobrar os cuidados para combater o aedes aegypti transmissor da dengue, por isso contamos com a colaboração e a compreensão da nossa população pedindo que mantenham seus quintais limpos e eliminem possíveis criadouros, assim caminhando juntos vamos manter nossos índices de ocorrência da dengue zerados. Pontuou Normélia.

Orientações

A Secretaria de Saúde reforça que os moradores precisam se conscientizar e fazer a sua parte, realizando vistoria semanal em seus quintais, guardando ou eliminando objetos que possam acumular água, principalmente após as chuvas, pois os principais criadouros foram encontrados nos quintais das casas. Também fazer uso contínuo de repelentes, uma das principais armas individuais de combate à doença.

Entre os objetos encontrados com acúmulo de água estão pote de plástico, pneu, vaso de planta, lona, balde, sucata e bebedouro animal, bem como em caixas d’água abertas e sem telagem, ralos externos e calhas sujas.

Seguem alguns cuidados que devemos tomar para evitar a proliferação do Aedes aegypti:

• Evite o acúmulo de água;

• Mantenha garrafas vazias ou baldes virados para baixo;

• Não deixe entulho no quintal ou nas ruas;

• Mantenha a lata de lixo devidamente tampada e guarde pneus em locais cobertos, longe da chuva;

• Cubra as caixas d'água, poços ou piscinas e mantenha as calhas de água limpas;

• Mantenha tampados tonéis e barris de água;

• Lave semanalmente com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;

• Coloque terra ou areia nos pratos dos vasos de planta até a borda;

• Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água;

• Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;

• Não deixe água acumulada sobre a laje.

0 comentários:

Postar um comentário

Curta a Página do Blog do Neto Weba


NAVEGUE COM A MELHOR INTERNET

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO