quarta-feira, 9 de março de 2022

Morre aos 91 anos Padre Risso, ícone da filantropia de Pinheiro



Faleceu na manhã desta quarta-feira dia (09), na cidade de Pinheiro, o missionário Padre Luís Risso, aos 91 anos de idade. Padre Luis Risso era um Italiano que dedicou sua vida ao Maranhão trabalhando incansavelmente pelos mais humildes e necessitados, sua chegada em Pinheiro se confundi com a história da cidade e seu empenho e perseverança em viver a misericórdia do amor de Jesus fez do Padre uma referência na Saúde, Assistência e principalmente na Educação.

O padre filantropo dedicou-se por 60 anos a serviço da população de Pinheiro, Padre Risso partiu para glória e nos deixa um legado importantíssimo de verdadeiro servo do povo, principalmente, das nossas crianças.

Ele construiu escolas, estradas, hospital e muitos outros serviços em prol da qualidade de vida dos pinheirenses. E o mais importante, cumpriu o chamado de proclamar o evangelho. Meus sentimentos aos amigos e fiéis do nosso querido Padre Risso.

O missionário do sagrado coração, chegou a ganhar um busto em sua homenagem, que foi implantado na Praça de São José no bairro do fomento em Pinheiro.

Histórico

O Pe Risso, natural de Roma, Italia, filho de dona de casa e seu pai, militar da força aérea, tendo como irmãos o Sr. Gian Carlos (falecido em dezembro de 2010), a Sra. Beatriz (também falecida) e sr. Paolo. Aos 9 anos Luigi Risso, já deveria decidir entre ser militar ou padre, segundo ele os desígnios de Deus o quiseram para esta missão e mais desafiadora ainda por ser longe de sua terra natal, não sabia o que iria encontrar, porém este era o seu destino.

Em 1960, finalmente chegou o Pe Risso, que está conosco a mais de 50 anos. Ao chegar aqui em Pinheiro, encontrou uma cidade pequena, muito trabalho deveria ser feito, e assim deu início a suas atividades de Evangelização, na época estava com 30 anos, forte e decidido, foi à luta.

Seu espírito “construtor” foi realmente despertado após um acidente que vitimou uma criança no bairro do Fomento, o telhado da igreja desabou, decidiu então: “vou destruir a velha igreja e reconstruí-la” e assim foi feito.

Amparado pela Providência Divina, daí em diante não parou mais, atividades de evangelização e de cunho educacional, além de obras da construção civil, foram surgindo, sempre buscando o apoio de benfeitores, amigos, comerciantes e governos locais. Por ser um homem visionário, de fé e acima de tudo honesto, sempre foi atendido em suas solicitações. Hoje, o Pe mantém várias escolas pois acredita que uma criança que receba educação e alimentação, tem por tendência a ser uma criança saudável e posteriormente um adulto comprometido para com sua família e sua comunidade.

Muitos, hoje políticos, empresários e outros de formação diversa, já passaram pelas escolas mantidas pelos Missionários. Muito foi feito pelo Pe Risso, e hoje apesar de já apresentar sinais de cansaço, não deixa de preocupar-se por suas crianças, e continua, mesmo com dificuldades financeiras, esta missão que para nós Pinheirenses é motivo de orgulho. Obrigado por existir entre nós Pe Risso e esperamos que esta Grandiosa Obra, não seja esquecida pelos Poderes Constituídos e por todos os Benfeitores e Amigos, que tem nos acompanhado durante todo este tempo.

0 comentários:

Postar um comentário

Curta a Página do Blog do Neto Weba


NAVEGUE COM A MELHOR INTERNET

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO