quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Em menos de 15 dias, Governo do Maranhão entrega 16 espaços de leitura totalmente revitalizados

 


Levar crianças, adolescentes e jovens a despertar o gosto pela literatura, a viajar por mundos imaginários ou reais e, assim, por meio do conhecimento, ajudar a transformar vidas pelos quatro cantos do Maranhão. Foi com este sentimento que nesta quarta-feira (8) o Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Cultura (Secma), entregou simultaneamente cinco Faróis do Saber totalmente revitalizados e três ‘Girotecas’.

Os equipamentos de cultura e leitura foram entregues para comunidades dos municípios de Itapecuru-Mirim, Vargem Grande, Mata Roma, Aldeias Altas, Matões, Bequimão, Primeira Cruz e Santa Luzia do Paruá. Com estes, já são 16 espaços de leitura entregues em menos de 15 dias pelo Governo.

Juntas, as obras entregues nesta quarta-feira receberam investimentos na ordem de mais de R$ 1,5 milhão, que garantiram a requalificação da infraestrutura dos prédios, compra de mobília e ampliação do acervo bibliográfico, além da aquisição e instalação das três Girotecas em escolas quilombolas. A ação vai beneficiar milhares de estudantes e a população em geral nos oito municípios.

“O Governo Flávio Dino acredita na construção de uma sociedade mais livre, justa e igualitária. E o acesso aos livros é um dos caminhos para essa construção. Por isso, temos investido na melhoria da estrutura das bibliotecas, criando espaços mais acolhedores e estimuladores. Cada espaço de leitura entregue hoje é fruto de um trabalho coletivo para tornar o Maranhão um estado mais leitor”, pontuou Felipe Camarão.

Faróis revitalizados

Farol do Saber professor Almir Rodrigues e Silva, em Primeira Cruz

Em Primeira Cruz, na região dos Lençóis Maranhenses, o secretário Felipe Camarão entregou o Farol do Saber Professor Almir Rodrigues e Silva totalmente revitalizado, mobiliado e com acervo renovado. Alegria e gratidão foram os sentimentos expressados pela comunidade ao receber o novo espaço para o conhecimento.

“É sentimento de expectativa, de que a partir de agora eu vou contribuir para que o hábito da leitura perdure. O Farol do Saber é para toda comunidade e eu até faço um apelo para que os pais incentivem para que seus filhos venham aqui buscar informações. Que a comunidade venha, porque aqui tem um verdadeiro tesouro que eu quero partilhar com meu povo”, disse a gestora do Farol, Marinete Brandão.


Farol Gonçalves Dias, em Aldeias Altas

Em Aldeias Altas, na região dos Cocais, a comunidade se reuniu para celebrar a entrega da obra de reforma e revitalização do Farol do Saber Gonçalves Dias, uma homenagem ao professor, poeta, jornalista, teatrólogo e o filho mais ilustre da terra, em todos os tempos.

“Um espaço desse é muito importante para a nossa comunidade, principalmente para nosso alunado, porque estamos muito necessitados de livros, de leitura, de incentivo à cultura. E aqui a gente pode ver que tem vários livros pode perceber que tem uma diversidade de livros que podem contribuir para a formação dos nossos educandos”, disse Francisca Lucilene, professora de Língua Portuguesa.

Ainda no leste do estado, na cidade de Matões, o secretário adjunto da Seduc, André Bello, representou o Governo do Maranhão na entrega do Farol do Saber Luciano Tenório que, agora, é motivo de orgulho para os matonenses. A comunidade ganhou um espaço digno e acolhedor para fortalecer a busca pelo conhecimento.

“Um símbolo muito importante para a Educa aqui da cidade e mais uma vez a educação está vencendo, o governo vem investindo e como resultado é o nosso Farol sendo reinaugurado. Para nós, é uma grande satisfação ter mais esse espaço para auxiliar os estudantes para fortalecer a educação”, pontuou Maurício Santos, gestor geral do IEMA de Matões.

Em Santa Luzia do Paruá, entrega do Farol do Saber João Batista Oliveira

Já em Santa Luzia do Paruá, a comunidade se reuniu para demonstrar gratidão e felicidade pela nova estrutura do Farol do Saber João Batista Oliveira. O prédio que antes estava deteriorado, agora é um espaço totalmente revitalizado. O secretário adjunto Vitor Pfluge foi o representante do governo durante a entrega.

“O Farol estava totalmente deteriorado, o ambiente não estava adequado para o estudo. Junto com a gestão municipal fizemos ofício ao Governo do Estado. E foi um presente que recebemos aqui, em Santa Luzia do Paruá”, disse Maria da Conceição, coordenadora do Farol do Saber João Batista Oliveira.

Na região da Baixada Maranhense, o secretário Felipe Camarão entregou a obra de revitalização do Farol do Saber Marise de Fátima L. Martins, em Bequimão, há muito tempo esperada pela comunidade. Foi uma solenidade festiva para celebrar a conquista.

“Aqui terá um grande impacto, a respeito de que todos terão acesso à leitura, porque a juventude irá se desligar um pouco do mundo virtual e tecnológico […] e no momento que não tiver o que fazer, vai ler um livro, viajar um pouco no mundo da leitura e assim adquirirá conhecimento”, disse o estudante Mikael Melo Lopes.

Governo assina Ordem de Serviço para reforma do Centro de Ensino Aniceto Cantanhede

Em Bequimão, além da entrega do farol revitalizado, o secretário Felipe Camarão assinou Ordens de Serviço para a revitalização do Colégio Militar e reforma do Centro de Ensino Aniceto Cantanhede, que será transformado em Colégio Militar.

Girotecas

Além dos Faróis do Saber, o governo entregou três Girotecas – bibliotecas móveis que reúnem, em uma só unidade, livros, estação de informática, mapoteca, tablets e outros itens voltados para o apoio didático, pesquisa e incentivo à leitura. Pela sua praticidade e riqueza bibliográfica, as Girotecas se constituem como importantes equipamentos que visam promover a inclusão social, cultural, tecnológica e educacional.

As Girotecas entregues pelo Governo do Maranhão trazem 40 tabletes, acervo de literatura infantil, juvenil, clássicos brasileiros e literatura maranhense, além de uma mesa tecnológica com quatro notebooks, quatro computadores, impressora e TV. As três Girotecas entregues hoje pelo Governo do Maranhão beneficiarão cerca de 300 estudantes de escolas quilombolas, além da comunidade em geral.

Entrega de Giroteca no Quilombo Piqui da Rampa, em Vargem Grande

No tradicional Quilombo Piqui da Rampa, em Vargem Grande, os estudantes do Centro de Ensino Quilombola Antônio Atanázio Fernandes agora têm uma biblioteca cheia de livros e de oportunidades para viajarem pelo mundo da literatura em busca de mais conhecimento.

“Eu estudei nessa escola e a educação sempre foi a pauta principal dessa comunidade. O Governo Flávio Dino teve um olhar especial para a educação quilombola e está incansavelmente trabalhando para que melhore”, destacou Vanderléia Fernandes, gestora da escola.

“A escolha das comunidades escolares para receber as Girotecas levou em consideração as escolas que tinham bom desempenho, mas, também, incentivar as que precisam melhorar o desempenho”, apontou Nádya Dutra, secretária adjunta da Seduc, que fez a entrega da Giroteca em Pequi da Rampa.

O incentivo à leitura também chegou para os estudantes do Centro de Ensino Quilombola Professor Newton Neves – Magnificat, no povoado Barriguda, em Itapecuru-mirim. O secretário adjunto Delmar Matias fez a entrega em nome do Governo do Maranhão.

“Nós estávamos carentes aqui na escola de um acervo bibliográfico, um material para os nossos alunos. Foi muito importante para nós. É uma nova era para a nossa escola”, destacou o gestor Rogério Mendonça.

O Quilombo Bom Sucesso, em Mata Roma, também tem Giroteca novinha

E no Quilombo Bom Sucesso, em Mata Roma, o secretário adjunto da Seduc, Thiago Durans, entregou uma Giroteca novinha para os estudantes do Centro de Ensino Quilombola Elói Ferreira dos Reis, que além de livros terão equipamento para estimular a pesquisa e a leitura. “A gente se sente muito feliz em está recebendo uma estrutura dessa em nosso povoado, não só para a nossa comunidade, mas para os 36 povoados, que somam cerca de 4.500 pessoas. Vai ser muito importante para nós esse benefício que chegou”, disse Raimundo Ferreira dos Santos, presidente da Associação de Moradores do povoado Bom Sucesso.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE