quinta-feira, 29 de julho de 2021

Seduc debate com representantes estudantis e CAOP sobre retorno às aulas na Rede Pública Estadual

Seduc debate com representantes estudantis e CAOP sobre retorno às aulas na Rede Pública Estadual

Com data definida para a retomada das aulas presencias em escolas da Rede Pública Estadual, no dia 2 de agosto, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem realizando encontros com órgão e entidades para divulgar o processo que norteará esse retorno. E em nova rodada de conversas, equipes da Seduc realizaram nessa semana diálogos com representantes estudantis das 19 Unidades Regionais de Ensino (UREs) no estado e do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Direito à Educação do Ministério Público do Maranhão (CAOP/MPMA).

Na quarta-feira (28), o superintendente de Participação Social da Seduc, Ismael Cardoso, reuniu – de forma híbrida (presencial e on-line) com cerca de 200 representantes estudantis, gestores escolares e técnicos das 19 UREs, para dialogar sobre o atual cenário pandêmico no estado, protocolos sanitários e pedagógicos e estratégias de ações de promoção e prevenção da saúde mental nas escolas da Rede Pública Estadual. O encontro aconteceu no Auditório da Unidade Plena do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Centro, em São Luís.

“Tivemos aqui um diálogo aberto e participativo com lideranças estudantis das escolas públicas estaduais, onde pudemos apresentar – para esse público – os protocolos sanitários e as diretrizes pedagógicas que serão adotadas pela Seduc para a essa retomada em todo o estado. Um momento de ampla participação da nossa comunidade estudantil e, principalmente, de esclarecimento de dúvidas para que a volta seja a mais segura e acolhedora possível”, declarou Ismael Cardoso.

Estiveram presente ainda: a vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas no Maranhão, Alexssia Reis; a presidente do Grêmio Estudantil do IEMA – UP Centro, Ana Theresa Vieira; o representante da Central Estudantil e estudante do IEMA – UP Bacanga, Thalyson Victor Nunes Rodrigues; a secretária adjunta de Ensino da Seduc, Márcia Thaís; a chefe do Departamento de Monitoramento e Avaliação em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (DEMAS/SES), Mayra Nina; além da psicóloga e membro do Programa Emaranhando Vidas da Seduc, Josimary Lima.

“Nós estamos voltando aos espaços escolares depois de quase dois anos fora desse meio, então propomos – os movimentos estudantis junto com a Seduc – fazer esse momento inicial de conversar com os estudantes e trazer as lideranças estudantis para explicar como se dará o retorno, entregar os protocolos e tirar as possíveis dúvidas que os estudantes possam ter sobre essa retomada”, disse Alexssia Reis.

“Esse momento foi muito importante para que a gente pudesse alinhar e compor esse momento histórico que vai ser a volta às aulas, para que a gente volte com segurança. E esse momento é importante por isso, uma abertura para que todos sejam ouvidos – principalmente os estudantes e professores que comporão firmemente esse cenário de retomada”, afirmou o líder estudantil da 3ª série do Ensino Médio do IEMA – UP Centro, Thyago Hakã.

Cabe destacar que, para que o retorno às escolas da Rede Pública Estadual aconteça da forma mais segura e acolhedora possível a Seduc tem buscado a parceria de outros órgãos representativos para o auxílio na preparação dos protocolos de biossegurança. Instituições como a SES têm contribuído no esclarecimento de dúvidas sobre a temática.

“É de fundamental importância a união das Secretarias, para o devido esclarecimento das dúvidas e garantia dessa retomada com segurança. Vimos aqui que o cenário pandêmico em nosso estado está amenizando, conforme os dados vêm sinalizando. Então, a vigilância em saúde do nosso estado, com base em dados epidemiológicos, constata que já nos é permitido esse retorno com a devida segurança e seguindo todas as normas e diretrizes bem explanadas hoje aqui”, destacou a chefe do Demas, Mayra Nina.

Atendimento psicológico às comunidades escolares

Durante o encontro, a Seduc apresentou, ainda, mais uma novidade para o retorno às atividades presenciais: o apoio psicológico às comunidades escolares públicas maranhenses. Uma iniciativa da Seduc, em parceria com instituições de ensino privadas, que tem como objetivo contribuir para prevenção e melhoria da saúde mental nas escolas da Rede Pública Estadual.

“Teremos uma equipe de 30 psicólogos que estarão disponíveis para as comunidades escolares – estudantes e professores – para auxiliar nesse momento de retomada. Em um primeiro momento o estudante/professor deve procurar a sua gestão escolar para o preenchimento de uma ficha solicitando esse atendimento/acompanhamento psicológico e essa solicitação será encaminhada a essa equipe de profissionais que entrará em contato para os procedimentos necessários. Uma ação que está sendo possível por meio de parceria da Seduc com Instituições de Ensino Superior privadas. Essa é mais uma novidade para essa retomada segura às nossas escolas”, relatou Ismael Cardoso.

“Percebemos que com o advento da pandemia da Covid-19 houve uma exacerbação de transtornos de saúde mental, dos mais variados: ansiedade, depressão. E agora, com esse atendimento, teremos mais um braço de apoio às nossas comunidades escolares. Faremos atendimentos presencial e telepresencial para facilitar esse acesso e auxiliar nossos estudantes, professores e docentes”, destacou a psicóloga Josimary Lima.

Diálogo com o CAOP/MPMA

Já na terça-feira (27), o encontro foi com representantes do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Direito à Educação do Ministério Público do Maranhão (CAOP/MPMA). Na ocasião, a secretária adjunta de Gestão da Rede do Ensino e da Aprendizagem da Seduc, Nádya Dutra, pontuou que considera de suma importância esse compartilhamento das diretrizes pedagógicas para o retorno às aulas nas escolas da rede estadual de ensino do Maranhão e que, para ela essa ação cumpre mais uma etapa de diálogo com atores que compõem a sociedade e são interessados na temática sobre Educação.

0 comentários:

Postar um comentário

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

Internet de Qualidade