sábado, 31 de julho de 2021

Felipe Camarão fala sobre as diretrizes e orientações preparadas pela Seduc para o retorno seguro às aulas presenciais, híbridas, na rede estadual

A divulgação, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), dos protocolos sanitários e Diretrizes Pedagógicas que orientarão as comunidades escolares na retomada às aulas presenciais nas escolas da rede pública estadual de ensino, segue sendo pauta em agendas que envolvam educadores e dirigentes educacionais em todo o Maranhão. Na quinta-feira (29), o secretário estadual de Educação, Felipe Camarão, palestrou na abertura do XVIII Fórum Estadual Ordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MA).

No evento, que reuniu cerca de 300 agentes de educação – entre secretários e técnicos das Secretarias Municipais de Educação – dos 217 municípios do Maranhão, Felipe Camarão apresentou palestra intitulada: “Desafios e oportunidades do Regime de Colaboração nas Políticas Educacionais em Tempos de Pandemia”, além de falar sobre como andam as programações para a retomada segura às atividades presenciais, em formato híbrido, nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino.

“Desde o anúncio da retomada das aulas nas escolas da rede pública estadual, feito pelo governador Flávio Dino, temos mantido diálogos com todos as entidades e órgãos educacionais para que esse retorno seja o mais seguro e exitoso possível. E não podia ser diferente agora. Estamos aqui, desta vez, dialogando com nossos queridos e queridas secretários municipais de Educação. E tenho fé que essa abertura e esclarecimento, com o empenho e essa parceria que teremos de todos, é um bom sinal para que retomemos da melhor forma para nossas comunidades escolares maranhenses”, disse Camarão.

Em sua apresentação o titular da Seduc, falou aos dirigentes municipais sobre: os principais desafios das políticas educacionais em tempos de pandemia, as recomendações para a retomada do ano letivo no contexto da Covid-19, sugestão de Calendário de Retorno, e, principalmente, as ações de apoio às redes municipais.

“Falamos aqui sobre a realização de diagnóstico da infraestrutura física e de conectividade das escolas, estabelecimento de medidas de biossegurança, reabertura segura das escolas no ensino híbrido e apoio às atividades não presenciais, adequação do calendário escolar considerando eventuais déficits de 2020, realização de avaliações diagnósticas e formativas. E ainda disponibilizamos nossos sistemas como o Seama e a Avaliação de Fluência, para auxiliar esses dirigentes municipais nesse retorno”, complementou Felipe Camarão.

Sobre o XVIII Fórum da Undime-MA

A Undime é constituída por Dirigentes Municipais de Educação (DMEs) em exercício, isto é, aqueles que exercem a função de secretário(a) municipal de Educação, membros natos, os membros efetivos são aqueles inscritos na seccional da Undime em seu estado. Há, também, os membros solidários (ex-dirigentes municipais de Educação); e os membros honorários (pessoas que tenham, reconhecidamente, colaborados para o aprimoramento da educação pública municipal).

Nesta edição, o Fórum Estadual tem como intuito destacar a importância da instituição na Gestão das Políticas Educacionais, ensino de qualidade, além de orientar dirigentes municipais de educação e equipes para a elaboração de planos de ação, programas e projetos que promovam e defendam a escola pública de qualidade e a cidadania.

O evento começou nesta quinta-feira e segue até sexta-feira (30), com o tema: “A Importância da UNDIME na Gestão das Políticas Educacionais”.

A abertura do Fórum contou ainda com a presença do presidente da Undime-MA e secretário municipal de Educação de Poção de Pedras, Marcony Pinheiro; do prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa – representando o presidente da Famem/MA; do presidente Undime Nacional, Luiz Garcia; do presidente da Undime – Região Nordeste, Alessio Costa Lima; do coordenador estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação Seccional/MA – (UNCME/MA), Emerson Silva; do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MA, Raimundo Coelho; além da coordenadora do Unicef/MA, Ofélia Silva.

0 comentários:

Postar um comentário

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

Internet de Qualidade